Segurança Perimetral 3D para o agronegócio: solução integrada protege grandes áreas por terra, céu e mar

Para fechar a nossa série sobre a segurança física e perimetral de propriedades do segmento do Agronegócio – como fazendas, usinas, silos e depósitos – , iremos apresentar o conceito desenvolvido e utilizado pela empresa Ôguen em seus projetos de segurança no Brasil: a Segurança Perimetral 3D.

Trata-se de uma tecnologia de alta performance que integra as principais e mais robustas soluções de proteção perimetral que existem atualmente no mercado: drones, radares e minas eletrônicas.

A Segurança Perimetral 3D foi desenvolvida especialmente para projetos de segurança de grandes áreas, que necessitam de uma cobertura ampla, sem falhas, capaz de antecipar riscos e prevenir contra invasões e roubos.

“Uma das maiores dores do agronegócio é encontrar uma solução capaz de monitorar em tempo real milhares de quilômetros de propriedade e que ao mesmo tempo proporcione um custo-benefício atrativo, que compense o investimento. Isso porque até hoje muitas empresas de segurança oferecem um sistema de vigilância tradicional, que necessita de milhares de câmeras para monitorar o perímetro, fora os custos com infraestrutura e manutenção.  Sistemas como esses estão sujeitos a uma série de falhas, intempéries e alarmes falsos, o que acaba prejudicando a confiança dos operadores e abrindo brechas para invasões. O que propomos é um conceito que protege a propriedade por terra, céu e mar com o menor custo por metro quadrado”, explicou Hen Harel, CEO da Ôguen.

Na Segurança Perimetral 3D  são utilizadas três tecnologias israelenses inovadoras: os Radares Magos, Drones Autônomos Easy Aerial e Minas Eletrônicas SensoGuard.

• Radares: cada radar implantado é capaz de monitorar até 600 mil m², reduzindo drasticamente a necessidade de outros equipamentos, como câmeras e sensores. Além de identificar alvos, a solução também o classifica os alvos como ser humano, veículo, animal, embarcação, etc, dessa maneira o operador consegue saber com até 1.000 metros de antecedência o que está tentando entrar no perímetro, sendo possível, por exemplo, descartar animais, caso não seja relevante para o projeto, e reconhecer um “alvo amigo”, como um funcionário que está trabalhando na área, o que diminui as chances de disparos de eventos irrelevantes e falsos alarmes.

•Drones: ideal para monitoramento aéreo, ronda perimetral, pronta resposta e inspeções, o drone disponível pela Ôguen pode permanecer no ar por 24 horas, ao estar conectado a um cabo, ou realizar voos livres para missões estratégicas de até 55 minutos. O equipamento tem uma ampla capacidade de cobertura e pode ser embarcado com outros recursos, como câmera térmica, alto-falante e sirene, sendo uma ferramenta inteligente para afugentar invasores. 

• Minas Eletrônicas: esses sensores são aplicados de forma subterrânea na propriedade, como regiões perimetrais e áreas críticas, com locais de mata fechada e vegetação densa. A solução fica invisível e indetectável e avisa de forma silenciosa a central de operação sobre qualquer movimentação atípica, seja de seres humanos, veículos ou tentativas de escavação.

Todas as soluções atuam em conjunto criando uma barreira de segurança e consegue performar mesmo em condições adversas de luz e clima, como completa escuridão, chuva e neblina. Além disso, os equipamentos possuem baixa necessidade de manutenção e infraestrutura, o que contribui para um melhor retorno do investimento.

“Sempre pensando em formas de viabilizar cada vez mais projetos avançados de segurança perimetral, disponibilizamos os nossos equipamentos na modalidade de locação. Assim, além  dos  gestores não precisarem investir na compra dos radares, drones e minas, há ainda uma série de vantagens contratuais, como garantia de reserva técnica, manutenção e atualizações gratuitas. Outro fator que impacta na receita da empresa é que a modalidade de locação traz benefícios fiscais”, falou o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da  Ôguen.

Para saber mais sobre como funciona a Segurança Perimetral 3D, acesse: www.oguen.com ou entre em contato pelo número 11 93389-8133.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…