Segurança é aspecto fundamental no conceito de Smart City e mercado deve faturar USD 2,1 tri até 2024
No Brasil, o empreendimento MARAEY promete ser um divisor de águas para o turismo sustentável do país, e tem a SegurPro como a parceira oficial de todo o sistema de segurança nos mais de 800 hectares de área construída e preservada do projeto
As Smart Cities têm crescido cada vez mais no Brasil. Em 2022, o Ranking Connected Smart Cities mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes a fim de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país. No estado do Rio de Janeiro, Niterói é a cidade mais bem posicionada nacionalmente, hoje na 8ª posição, tendo avançado uma casa na comparação com 2021.
Segundo a Technavio, estima-se que o mercado de Smart Cities fature US$ 2,1 trilhões até 2024. E MARAEY, principal destino turístico-residencial sustentável do país, que teve suas obras iniciadas em abril de 2023 na Costa do Sol, em Maricá, no Rio de Janeiro, promete ser um divisor de águas para o turismo sustentável do Brasil, além de ser um empreendimento disruptivo dentro do segmento de Smart Cities. Para tanto, escolheu a SegurPro, uma empresa do Grupo Prosegur referência em segurança privada no mundo, como a parceira oficial para a implantação e execução de todo o sistema de segurança nos mais de 800 hectares de área construída e preservada do projeto.
A aplicação de modernas tecnologias busca melhores serviços que envolvam inteligência, conexão e sustentabilidade para oferecer qualidade de vida e segurança à população, sobretudo, se observarmos o dado do Global Peace Index 2022 no qual o Brasil ocupa o 130° lugar de 163 posições no indicador de países seguros. “Não dá para pensar em cidade inteligente sem tecnologia de ponta na segurança devidamente conectada a um grande Centro de Controle com profissionais capacitados a operá-los, especialmente no Brasil, que demanda soluções específicas dada a sua dimensão continental”, comenta Sergio Souza, diretor geral da SegurPro.
A SegurPro é responsável pela segurança de todo o projeto, operando com equipe especializada em toda a área para realizar a vigilância, coibir invasões e captar informação de possíveis incidentes no local. A expectativa é que, à medida que as obras avancem, a SegurPro implemente outras três fases do projeto desenvolvido exclusivamente para MARAEY. “Adotamos neste empreendimento o conceito de Segurança Híbrida da companhia, ou seja, especialistas altamente capacitados conectados por meio de tecnologias que são capazes de gerar dados realmente importantes no processo preventivo de contratempos que possam envolver nossa intervenção física e digital”, esclarece Sergio.
Tecnologia SegurPro
A SegurPro também conta com drones para a vigilância perimetral, sistemas autônomos de monitoramento com tecnologia de leitura de placa e de reconhecimento facial, além de analíticos de vídeos que detectam invasões e alertas ao Centro Operacional de Segurança – (iSOC), o maior da América Latina, onde a companhia consegue monitorar, ininterruptamente o empreendimento, inclusive controlando de forma remota os sistemas eletrônicos de segurança que envolvam imagens, controle de acesso, detecção de intrusões, prevenção de incêndios e a manutenção de todo aparato tecnológico.
Antes mesmo da primeira fase do projeto, a equipe de Consultores da SegurPro realizou um levantamento de campo com relação às variáveis de segurança, social e de uso comum do ambiente. Com as informações coletadas, a companhia elaborou um plano de gerenciamento de riscos por etapas, devidamente alinhada ao histograma de obras do empreendimento, onde as fases de implantação suportarão as ações preventivas necessárias as variáveis de insegurança.
“Estar em parceria com MARAEY desde o início nos possibilita participar de discussões sobre a arquitetura de segurança. Considerando que o empreendimento é uma obra dinâmica, nós iremos acompanhar e opinar nas necessidades de segurança o tempo todo e não só na fase conceitual do planejamento inicial de segurança”, finaliza Sergio.
O desenvolvimento de todo o esquema de segurança de Maraey está alinhado ao conceito de sustentabilidade das Smart Cities. Neste sentido, a SegurPro irá utilizar sistemas autônomos de energia solar nas fases iniciais do projeto para o funcionamento dos sistemas de segurança, além de veículos elétricos com câmeras que darão apoio aos vigilantes, após a pavimentação do terreno.
“MARAEY é um projeto único, inovador, que será um exemplo mundial de sustentabilidade ambiental, social e econômica. Localizado em um lugar que tem um patrimônio natural belíssimo, com uma rara combinação de Mata Atlântica, restinga, lagoas e praias, e com um enorme potencial de desenvolvimento turístico e residencial ainda não explorado. Ter a SegurPro como parceira responsável pela segurança do nosso empreendimento nos proporciona a tranquilidade que queremos oferecer a todos os nossos visitantes e moradores”, afirma Emilio Izquierdo Merlo, CEO de MARAEY.
Notícias Relacionadas
Outsourcing de mobilidade expande no mercado de segurança
Solução conta com aparelhos de fabricação própria e sistema de gestão e controle de smartphones corporativos Por Fernanda Ferreira A…
Clube da Segurança proporciona uma imersão na cultura e experiência da Disney
Evento exclusivo contou com a palestra de um colaborador que atua há 7 anos na área de segurança de um…
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…