Seal Telecom apresenta tecnologias para manter a segurança na retomada às atividades econômicas

Alguns meses após o início da quarentena, governos de Estados e Municípios já identificaram a possibilidade de flexibilizar o isolamento social e retornar, aos poucos, às atividades econômicas, com a reabertura de estabelecimentos. Para auxiliar as empresas neste processo de retomada, a Seal Telecom, multinacional brasileira de tecnologia e engenharia de projetos, vem utilizando sua inteligência com tecnologias para adaptar soluções que possam auxiliar na retomada das atividades, mantendo a segurança das pessoas, além de evitar a proliferação do vírus da Covid-19.

O diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom, Cristiano Felicissimo, pontua que há muitos questionamentos por parte da população, frente aos planos de reabertura. “As pessoas, normalmente, não se sentem seguras para ir a hospitais, shoppings e comércios em geral, como, também, para retornar aos seus locais de trabalho, mesmo com a questão da necessidade financeira. Nesse momento, é essencial que estabelecimentos públicos e privados ofereçam segurança de forma assertiva a funcionários, clientes, pacientes, parceiros, visitantes e moradores”, comenta o executivo.

Diante deste cenário e destas preocupações, a Seal Telecom aponta as principais soluções e possibilidades tecnológicas que podem ser utilizadas por estabelecimentos de qualquer tipo ou porte, com a chegada do novo normal. “A forma como as empresas vão lidar com esse momento, certamente, vai impactar suas relações de confiança com públicos internos e externos, o que pode refletir, inclusive, no resultado de seus negócios. Vale lembrar dentre as tecnologias disponíveis, muitas eliminam o contato pessoal, tornando-as essenciais para a proteção da saúde das pessoas”, salienta o diretor. “Além disso, a crise trouxe, junto com ela, um olhar mais criteriosos dos consumidores com relação às ações e cuidados das marcas com seus públicos”, destaca Felicissimo.

A Seal Telecom listou algumas soluções que podem ser utilizadas com foco na diminuição da proliferação do vírus e, também, na preservação da segurança e informação para o ‘novo’ dia a dia que se desenha.

Totem de Aferição de Temperatura com Digital Signage

A solução, que contém uma câmera para medição de temperatura corporal com um monitor que pode ser usado para comunicação visual na parte frontal, identifica possíveis infectados na entrada de estabelecimentos como hospitais, hotéis, escritórios, prédios residenciais e comerciais, restaurantes e shoppings centers, entre outros. Para garantir a eficácia da tecnologia, um monitor secundário reproduz a imagem da medição de temperatura para a visualização da equipe de segurança local.

Controle de Acesso sem Toque

Essa tecnologia permite que portas e catracas sejam abertas sem a necessidade de qualquer tipo de toque por parte das pessoas, trazendo maior confiança e segurança, tanto para quem já está dentro do ambiente, quanto para quem está entrando. O controle de acesso sem toque permite realizar a medição de temperatura e detecção do uso de máscara e, caso identifique situações inadequadas, gera um alarme sonoro e visual.

Solução de Controle de Ocupação

No novo normal, supermercados, shoppings e outros comércios, têm a necessidade de contabilizar a entrada de pessoas, por uma questão de segurança e saúde para funcionários, clientes e público no geral. Essa atividade de controle e supervisão de acesso costuma ser realizada por funcionários posicionados nas entradas dos estabelecimentos. A solução para controle de ocupação automatiza o processo de maneira mais assertiva e minimiza os riscos de exposição dos funcionários. Essa tecnologia oferece sensores com câmeras de profundidade 3D e inteligência artificial, que possibilita a contagem bidirecional, ou seja, controla a entrada e saída de uma pessoa por meio de algoritmos e inteligência, sendo capaz de identificar carrinhos de supermercado, crianças e mochilas. A solução pode ser integrada a um sistema de controle de acesso para fechar uma porta conforme a lotação do local seja atingida, por exemplo.

A solução de ocupação, possibilita, ainda, o armazenamento dos dados de fluxo de pessoas do local, que podem ser utilizados, inclusive, para análises, pesquisas e estratégias de marketing das empresas.

Dispenser de Álcool com Digital Signage

O dispenser de álcool com digital signage, além de proteger o público, permite a divulgação de informações e alertas por meio do monitor. A tecnologia pode ser facilmente instalada e contém câmera com inteligência artificial que identifica gênero, idade e até mesmo emoção, dados que podem ser utilizados para análises, pesquisas e estratégias de marketing das empresas.

Controle do Distanciamento entre mesas, sem e com sensores

Em empresas e instituições de ensino, o controle de distanciamento entre as pessoas pode se tornar uma tarefa complicada. A tecnologia que oferece inteligência para controle de distanciamento físico funciona como uma gestão virtual, incluindo ou não sensores, que mantém o distanciamento necessário entre mesas e cadeiras, com check-in e check-out para a utilização desses locais, e, também, traçando a melhor rota para os caminhos até a chegada a estas áreas. A solução também oferece a comunicação com a equipe de higienização, enviando mensagens no momento do check-out, para que a limpeza possa ser realizada. Com os relatórios oferecidos pela plataforma, o gestor consegue entender quando e por quanto tempo uma pessoa permaneceu em uma mesa, dessa forma é possível identificar se ela teve alguma interação com outra pessoa identificada com Coronavírus.

Plataforma de Monitoramento, Mitigação e Controle

As soluções de monitoramento e controle visam a redução, gradativa e controlada, da quarentena, de forma segura e assertiva, por meio de uma plataforma única de dados, na qual todos os usuários conseguem acessar informações, em tempo real. Uma plataforma, disponibilizada por meio de um aplicativo, permite o controle por geoposicionamento dos usuários. Além do rastreamento em tempo real, a ferramenta possibilita o envio de questionários personalizados, com isso, órgãos de saúde conseguem traçar um panorama sobre a atual situação e tomar as devidas providências.

Mapeamento Preventivo de Interação

A solução usa a função Bluetooth para capturar contatos entre pessoas que têm o aplicativo ativado, como se fosse um “aperto de mão” remoto e automatizado entre dispositivos.

O aplicativo classifica interações em quatro níveis. O nível um é um contato de menos de 30 segundos a uma distância de seis metros e o nível quatro é um contato de dois metros por 15 minutos. Se uma pessoa for diagnosticada com coronavírus, o médico da empresa instruirá os colegas registrados no nível quatro a ficarem em casa monitorando seus sintomas.

Notícias Relacionadas

Destaque

Pesquisadores de segurança enganam sistema de reconhecimento facial

Um time de pesquisadores da empresa de cibersegurança McAfee conseguiu enganar um sistema moderno de reconhecimento facial. Os especialistas divulgaram uma…

Destaque

HID Global apresenta tecnologia para automatizar o distanciamento social nos locais de trabalho

Conforme as organizações que fecharam no Brasil retomam suas operações, novos requisitos para criação de ambientes de trabalho seguros para…

Artigos

Transformação do sistema de videovigilância do setor bancário com tecnologia IP

Por Luis Miguel Dávila, Gerente de Vendas e Engenharia da Hanwha Techwin para a América Central A capacidade dos sistemas…