Saiba como a tecnologia pode auxiliar na segurança das escolas

A segurança eletrônica tem apresentado soluções de alta tecnologia para diversos setores da sociedade, inclusive o ambiente escolar. As instituições escolares têm demandado muitas soluções tecnológicas com a finalidade de garantir segurança em todo o ambiente escolar.

“Atualmente, as soluções existentes no mercado podem sim, contribuir para que as instituições escolares tenham mais segurança. A segurança eletrônica contém soluções que podem auxiliar numa maior proteção a estabelecimentos como, por exemplo, os sistemas de segurança e controle de acesso”, observa Claudio Gaspari, CEO da Veolink, uma das principais empresas de gestão e soluções em segurança eletrônica do Brasil.

Sistemas de segurança e controle de acesso estão, a cada dia, tornando-se essenciais para todo tipo de empreendimento. E neste novo momento, as instituições de ensino precisam adotar medidas inovadoras com o intuito de preservar a qualidade do ensino e, claro, a segurança para todas as pessoas envolvidas no processo educativo: alunos, professores, pais e colaboradores.

Soluções tecnológicas como sensores, equipamentos de videomonitoramento e controle de acesso são essenciais para evitar ou mitigar situações de risco. Aliadas aos sensores, as câmeras de segurança (CFTV) auxiliam no monitoramento de tudo o que acontece dentro e nos arredores da escola. Com a inteligência perimetral, é possível diferenciar acontecimentos cotidianos de comportamentos suspeitos e potenciais ameaças, por meio do recurso de cercas virtuais.

“A segurança eletrônica permite o acompanhamento do tráfego de pessoas. Ao utilizar equipamentos eletrônicos de segurança é possível fazer o acompanhamento do tráfego de pessoas ( frase repetida) . Controlar quem acessa o estabelecimento, seja uma escola ou empresa, é uma das principais ações para aumentar a segurança dos ambientes”.

“Alem da vigilância em tempo real do que acontece , vale a pena ressaltar que as imagens permitem a gravação, o que facilita no caso de necessidade de pesquisas posteriores e identificação de suspeitos . Sabe-se também que ambientes vigiados sofrem menos tentativas de roubos e delitos . Assim, recomendamos que esses sistemas sejam instalados de forma notadamente aparente, pois sabemos que eles, por si só, já representam um fator de repressão. Os delinquentes, de uma forma geral, sempre pesquisam os lugares onde praticaram os delitos e, por consequência, evitam locais onde possam ter sua imagem gravada”, afirma Claudio Gaspari.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…