Rede Social ClubHouse: funcionalidades e aplicações para o segmento de segurança

Por Elizangela Caron

A cada dia as redes sociais mudam a forma de comunicação e relacionamento entre as pessoas, principalmente, com o acesso facilitado à internet. Estar conectado é uma questão de existência da sua marca e utilizar as redes sociais para se relacionar com o seu consumidor é essencial.

Recentemente fomos impactados com uma nova rede social, o “ClubHouse”, uma plataforma de voz desenvolvida pelos empresários do Vale do Silício Paul Davison e Rohan Seth.

O ClubHouse entrega aos seus usuários uma experiência diferenciada das redes sociais habituais, nela a interação é por meio de áudio ao vivo, possibilitando a criação de grupos e conexão com temas variados, como tecnologia, marketing, comportamento, vendas, cultura, dentre outros.

Mas afinal, estar presente nesse novo meio de comunicação é importante para o segmento de segurança?

O que é o ClubHouse e como funciona?

O ClubHouse é uma rede social que permite a interação exclusivamente via áudio, por meio de grupos com temas variados. Por enquanto, a plataforma tem disponibilidade apenas para IOS (Iphone) e para entrar é necessário receber o convite de um contato que já utiliza a rede social, sendo que cada usuário tem direito a dois convites.

Leia também: Inbound Marketing: vantagens para o segmento de segurança

Nos grupos de conversa cabem até 5 mil pessoas, sendo organizado por um moderador que permite a liberação da participação na sala, os speakers (pessoas que estão na sala falando) e os ouvintes que podem ser convidados para falar ou solicitar a liberação do anfitrião para participar da discussão ao vivo.

A plataforma permite a criação de salas abertas (onde qualquer usuário pode acessar), salas com as pessoas que você segue ou abrir um grupo privado com usuários selecionados.

Oportunidades do ClubHouse

A plataforma é focada em conversas por áudio e recentemente ganhou muita popularidade. De acordo com o site InfoMoney, “entre os dias 1 e 9 de fevereiro as buscas pelo aplicativo saltaram 4.900% na comparação com todo o mês de janeiro”.

O impacto gerou algumas oportunidades, que podem ser aplicadas para o segmento de segurança, como: gerar salas com conteúdos personalizados ou acompanhar mentoria para aprimoramento de técnicas de vendas e relacionamento com o cliente, dentre outras.

Segundo o palestrante internacional Marcos Sousa, a plataforma veio para somar e ensinar às pessoas a escutar e aguardar a vez para falar. Uma rede social que dá voz para quem tem autoridade e para quem deseja opinar sobre os assuntos abordados em cada sala, além de levar originalidade e espontaneidade, diferente das redes sociais tradicionais que permitem a edição e filtro das imagens e vídeos.

A estratégia de convite gerou curiosidade, exclusividade e pertencimento para os usuários da plataforma, além de consumir menos dados de internet do que as redes sociais de transmissão ao vivo por meio de vídeo, ressalta Marcos Sousa.

Das oportunidades da rede social podemos destacar:

• Proporcionar salas com conteúdos ricos e mentoria de profissionais renomados em cada segmento;

• Oportunidade de aumentar conhecimento, por meio de salas com temas variados;

• Gerar conteúdos de forma simplificada;

• Criar salas privativas para entregar conteúdo personalizado;

• Promover relevância para a sua marca, por meio de participações em salas significativas do segmento;

• Estabelecer encontros programados com temas relacionados ao segmento de segurança;

• Seguir pessoas influentes do segmento.

Guia com as principais funções da rede social

Acessar o app: para entrar na rede social é necessário receber um convite de algum usuário que já tem acesso;

Registrar seu @nome: se ainda não recebeu o convite, é possível baixar o app e registar seu @nomedasuaempresa, dessa forma, o nome fica reservado para o seu número;

Siga: ao entrar, siga pessoas e grupos importantes para o seu segmento. Clique na lupa do app;

Perfil de usuário: entre em seu perfil e configure seus interesses, biografia, conexão com demais redes sociais e foto (Importante: na biografia deixe claro o que sua empresa faz e como pode ajudar o usuário);

Convites: clique no ícone do envelope para convidar novos usuários para a rede social;

Feed: clique no ícone sino para ver notificações sobre contatos que acabaram de entrar na rede social e demais informações;

Eventos programados: é possível filtrar eventos e programar novos;

Entrar em salas: para entrar em salas ao vivo, primeiro analise o tema e em seguida clique para entrar. Nas salas é possível ficar ouvindo ou solicitando liberação para falar;

Interação nas salas ao vivo: para interagir nas salas ao vivo clique no ícone “mãozinha”;

Sair da sala: para sair, clique em “Leave quietly”;

Abrir uma sala: botão verde “Start a Room”.

Em resumo, a nova rede social pode potencializar a forma de se relacionar com o seu consumidor e até mesmo ampliar o conhecimento sobre assuntos variados.

Já acessou a nova rede social? Para receber mais dicas de marketing para o segmento de segurança assine a newsletter.

Elizangela Caron – Consultora de Marketing Digital e Planejamento de Marketing (LinkedIn).

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Quando cai a energia: é melhor utilizar geradores ou nobreaks?

Os apagões que vêm ocorrendo no Brasil, especialmente em São Paulo durante todo o ano acenderam o alerta para a…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…