Para muitos brasileiros, o crime mora ao lado

Perigo na vizinhança. Conviver todos os dias com facções criminosas ou milicianos no próprio bairro é uma realidade para cerca de 23 milhões de brasileiros.

Ou seja, a cada 100 pessoas no nosso país, 14 delas moram em áreas controladas pelo crime — inclusive no fornecimento de internet e TV.

Só no RJ, o controle de territórios por grupos armados aumentou mais de 100% nos últimos 16 anos. No país inteiro, são pelo menos 88 facções criminosas em atuação.

O problema é mais grave nas periferias, já que em bairros mais ricos, é comum a contratação de segurança privada. É o que acontece em quase 29 milhões de lares brasileiros.

No fim do dia, mesmo com mais de 1.500 instituições de segurança pública, o Brasil falhou em conter as gangues — que chegam a movimentar o equivalente a 3% do PIB do Brasil com o tráfico de drogas.

Estamos falando de uma pauta nacional 🇧🇷

Mesmo quem não mora nas regiões com presença direta de bandidos no dia a dia tem grandes chances de não se sentir seguro no Brasil.

Isso porque, entre o mundo todo, o nosso país é o mais insatisfeito com a segurança pessoal. Enquanto a média global de sensação de proteção é de 73%, por aqui ela é de 53%.

Não à toa, o crime e a violência são as maiores preocupações de toda a população brasileira. É justamente para elas que a maioria dos brasileiros vai olhar na hora de decidir seu voto nas eleições municipais.

Fonte: The News

Notícias Relacionadas

Destaque

06 de Novembro: Arena Segurança em Foz do Iguaçu

Acontece no dia 06 de novembro a Arena Segurança Eletrônica em Foz do Iguaçu. A inscrição é gratuita e pode…

Destaque

IA em vídeo revoluciona a modernização dos centros de distribuição

Para revolucionar a gestão em docas e pátios, WeSafer lança Smart Docks que promete otimizar as operações, reduzir custos e…

Destaque

Hong Kong instalará milhares de câmeras de vigilância, gerando preocupações

Hong Kong avança na vigilância com milhares de câmeras, incluindo IA e reconhecimento facial, levantando temores de repressão política semelhante…