Ôguen participa da UTCAL Summit 2022 no Rio de Janeiro

As principais empresas do setor de telecomunicação e energia marcaram presença no evento; palestras de especialistas mostraram a importância da segurança física e cibernética nas infraestruturas críticas

Marcando a retomada dos eventos presenciais do setor elétrico, a UTCAL (Utilities Telecom & Technology Council América Latina) realizou o seu encontro anual no Centro de Convenções do Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro.

O UTCAL Summit aconteceu dos dias 29 de março a 01 de abril e teve como propósito debater sobre os principais problemas enfrentados pelos profissionais das concessionárias de serviços públicos e como solucionar essas dores com estratégia, telecomunicação e tecnologia inteligente.

Foram abordados diversos temas, como: os novos desafios da Segurança Física e Cibernética; o impacto do Big Data nas redes de telecomunicações; Redes Inteligentes; Transformação Digital, 5G, Tecnologias Wireless, dificuldades no compartilhamento de infraestrutura; regulamentação, políticas públicas e defesa das utilities, entre outros.

A Ôguen, em parceria com a NortelData, participou do evento apresentando suas soluções israelenses inovadoras para a área de segurança perimetral. “Foram quatro dias de muito networking, aprendizado e convergência, uma oportunidade única de mostrar para os decisores da indústria a importância de ter uma segurança preventiva e inteligente, que protege ativamente toda a instalação, eliminando os riscos de invasão, depredação, roubos, etc”, explicou o engenheiro Kleber Reis, CCO da Ôguen.

Diversos painéis dinâmicos e workshops aconteceram durante o UTCAL Summit, com palestras de importantes empresas do setor, como Anatel, ANEEL, Huawei, Copel, ENERGISA e CISCO. Também foram apresentados diversos cases, como o Projeto Itaipu e CEEE Geração e Transporte, com soluções de videomonitoramento e controle de acesso.

Paulo Zerbati, diretor de UHV da State Grid Brazil Holding, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro e anfitriã do evento, falou do impacto das novas tecnologias no setor de energia e das demandas já existentes e que estão por vir.

“Temos uma série de adequações nas nossas redes para atender às novas tecnologias, tanto relacionadas à segurança quanto aos novos caminhos que podemos seguir, como a internet das coisas e tantos novos dispositivos que podem aparecer no sistema e que ainda não temos certeza até que ponto podem afetar tanto eletricamente quanto em telecom. Essas questões têm o seu tempo, mas com a regulamentação prévia, tudo fica mais fácil”, afirmou Paulo.

Segurança Perimetral para Infraestruturas Críticas

Setores de energia, petróleo, gás e água fornecem serviços essenciais para o funcionamento da sociedade e da economia, e qualquer incidente que ocorra nessas instalações podem impactar seriamente na vida de milhões de cidadãos.

Por isso essas infraestruturas devem contar com um sistema de segurança robusto, capaz de identificar previamente qualquer risco para o site, e a primeira etapa desta proteção ocorre na área perimetral, é por lá que criminosos tentam invadir para acessar toda a instalação.

“Toda a área perimetral de uma empresa deve ser monitorada 24 por dia e de maneira inteligente. Isso significa ter um sistema de vigilância ativo, que detecta automaticamente uma anormalidade na planta e que avisa em tempo real a central de controle sobre a ocorrência, desde um carro suspeito parado no entorno da instalação até uma tentativa de escavação na área”, explicou o eng. Kleber Reis. “Nós contamos com três soluções inovadoras para vigilância de perímetros: mina terrestre eletrônica, radar e drone, que juntas formam o que chamamos de Segurança Perimetral 3D, proporcionando um monitoramento por terra, céu e mar, que não permite passar nada despercebido. Se o indivíduo tiver a intenção de invadir, será detectado antes mesmo de chegar perto das barreiras físicas”, completou Reis.

A Ôguen é a representante oficial no Brasil de diversas fabricantes israelenses que desenvolvem soluções inovadoras para um monitoramento perimetral preventivo e eficiente. Para saber mais sobre a empresa, acesse: www.oguen.com e siga a Ôguen nas redes sociais: Instagram e Linkedin.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras lança central de alarme de incêndio endereçável com possibilidade de configuração via Wi-Fi

O produto produzido no Brasil oferece maior facilidade de uso, custo-benefício e segurança A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias…

Cases

Avantia, WeSafer e Farah Service entregam modelo de videomonitoramento inteligente para a Ciclovia Franco Montoro, na capital paulista

A Avantia e a WeSafer, unidade digital independente especializada em inteligência artificial, fecham parceria com a Farah Service – concessionária…

Destaque

Após um ano de uso de câmeras em uniformes, mortes por policiais caem 80%

As mortes cometidas por policiais militares despencaram em 19 dos 131 batalhões do estado de São Paulo um ano depois…