Novo drone militar movido a energia solar consegue voar por meses

A energia solar é uma alternativa para diferentes tipos de veículos, até mesmo no ramo militar. A AeroVironment anunciou esta semana o Horus A, um drone modificado desenvolvido inicialmente para uso civil testado com sucesso pelo Exército dos EUA.

Lançado em 2019, o modelo original foi lançado pela empresa de defesa americana especializada em veículos aéreos não tripulados como um drone capaz de voar muito alto — cerca de 20 km de altura.

Drone coberto por painéis solares leva quase 70 kg de carga

• O drone possui envergadura de 78 metros;

• Toda a superfície é coberta por painéis solares;

• Segundo o fabricante, o drone pode permanecer no ar por meses sem precisar aterrisar;

• A velocidade de cruzeiro é de 110 km/h;

Não foi revelado em qual estágio de desenvolvimento está o Horus A. O que sabemos é que o drone passou com sucesso por um teste de voo. A versão para uso militar tem 1,5 kW de potência, mais autonomia (cuja estimativa não foi divulgada) e sistemas redundantes para continuar operando mesmo em caso de problemas no ar.

O modelo foi desenhado para levar até 68 kg de carga útil, incluindo um Radar de Abertura Sintética (SAR) e um rádio de rede mesh de nível tático.

Durante o voo de teste, que ocorreu em horário e local não revelado, o drone não apenas provou que poderia transportar tal equipamento, mas também foi usado para transmitir dados em tempo real, operando simultaneamente os dois sistemas.

O voo também foi usado para validar tecnologias redundantes incluídas no projeto, a interoperabilidade da carga útil e melhorias de desempenho. O Horus A também provou que pode funcionar sem ser afetado por condições climáticas adversas.

A AeroVironment trabalha para fornecer aos militares americanos uma nova ferramenta que pode ser usada para comunicações e extensão de rede, navegação e inteligência, vigilância e reconhecimento. O Horus A pode permitir a implantação de enxames de drones de combate, por exemplo.

Ainda não foi confirmado quando a novidade estará pronta para serviço. Oficialmente descrito como um “pseudo satélite de alta altitude” (ou HAPS na sigla em inglês), o drone original foi criado também para distribuir conexão de internet via satélite, como mostra o vídeo abaixo:

Notícias Relacionadas

Destaque

Hong Kong instalará milhares de câmeras de vigilância, gerando preocupações

Hong Kong avança na vigilância com milhares de câmeras, incluindo IA e reconhecimento facial, levantando temores de repressão política semelhante…

Destaque

Drones passam a ser usados com frequência por criminosos no Rio; autoridades buscam estratégias de combate

As notícias sobre o uso de drones por facções criminosas do Rio se tornaram mais comuns este ano, mas, segundo…

Destaque

Alfa Sense eleva o padrão de segurança perimetral no SegSummit 2024

Deep tech apresenta tecnologia que ganhou quatro prêmios de inovação em soluções que são aplicadas no setor de segurança brasileiro…