Lançamento Mundial: solução com óculos de realidade aumentada

Com possibilidade de aplicação em diversas verticais, solução está disponível no Brasil

A busca constante por novas soluções e tecnologias inovadoras tem sido o desafio para a Indústria 4.0. A pandemia mundial forçou o estabelecimento de novos padrões de convívio profissional; aliada ao fator econômico, as empresas começaram a desenvolver soluções tecnológicas de ponta. Pensando exatamente assim, o Grupo Techboard, da Itália, criou a Ind-Vision, empresa que desenvolveu aplicações para assistência remota com óculos inteligentes integrados à solução Team XR.

Nesta entrevista abordamos a plataforma Team XR com óculos de realidade aumentada e convidamos José Roberto Dias, CCO da Techboard LATAM, para falar sobre este lançamento.

Revista Segurança Eletrônica: Com a nova solução Team XR, desenvolvida pelo Grupo Techboard, é possível realizar assistência remota com diversas possibilidades de aplicação. Como isso funciona?

José Roberto Dias: Digamos que o gerente geral de produção ou o gerente de manutenção das plantas da empresa, por exemplo, esteja em home office ou na matriz, se deslocando o mínimo. Com um óculos inteligente integrados à plataforma Team XR é possível se conectar com um operador remoto e ver, em tempo real, exatamente o que ele vê, enviar documentos ou desenhar diagramas em um quadro branco virtual, tudo exibido no campo de visão do operador que está no local.

O técnico em campo deve usar o óculos inteligente e contar com uma conexão Wi-Fi disponível a partir de um roteador localizado na empresa ou do hotspot de um telefone celular. Uma vez conectado à internet, os óculos serão visualizados pelo operador que está home office ou outro site da companhia, o qual poderá fazer uma chamada de áudio/vídeo para os óculos por meio da plataforma Team XR.

Revista Segurança Eletrônica: É possível o operador compartilhar documentações com o usuário em campo?

José Roberto Dias: Sim, pois a plataforma Team XR oferece a possibilidade de compartilhar arquivos em PDF, imagens, vídeos e arquivos 3D com o usuário que estiver usando os óculos inteligentes salvando os arquivos diretamente na nuvem da ferramenta.

Revista Segurança Eletrônica: E quanto ao acompanhamento da operação em campo, como funciona a plataforma? Tem a possibilidade de áudio?

José Roberto Dias: A plataforma envolve o uso de óculos de realidade aumentada com câmera de vídeo embarcada. Você pode enviar documentos ou desenhar diagramas em um quadro branco virtual. As imagens são exibidas no campo de visão do operador em campo. Os óculos funcionam como um smartphone, dessa forma, tem a possibilidade de comunicação, ver, falar e ouvir em tempo real.

Revista Segurança Eletrônica: Então a plataforma é a mesma dos telefones que usamos?

José Roberto Dias: Os óculos utilizam o sistema operacional Android, semelhante ao encontrado em telefones celulares e podem ser controlados por meio de um touchpad que funciona como um mouse virtual.

Revista Segurança Eletrônica: É preciso realizar algum tipo de procedimento com o departamento de TI para a instalação da Team XR nos notebooks ou PC da empresa? Quais são os dispositivos e sistemas operacionais compatíveis?

José Roberto Dias: A solução é totalmente em nuvem com um conjunto de serviços e aplicativos web executados em servidores. A Team XR não requer qualquer instalação, você só precisa se registrar na plataforma usando o seu navegador em qualquer sistema operacional: PC, Mac, Linux ou ChromeOS. Não é nem mesmo necessário abrir quaisquer portas em firewalls corporativos, nossa tecnologia faz com que a experiência do usuário seja realmente inteligente.

Revista Segurança Eletrônica: Os dados são criptografados? Qual o nível de segurança e de proteção de dados?

José Roberto Dias: Todo o conteúdo de áudio/vídeo é criptografado end-to-end e nenhum dado fica acessível por meios externos. O acesso à plataforma é feito por meio de permissões do usuário e os servidores estão hospedados em data centers testados e seguros com backups regulares.

Revista Segurança Eletrônica: Como a plataforma é atualizada?

José Roberto Dias: Como a plataforma Team XR funciona inteiramente na nuvem, todas as correções de falhas e atualizações são liberadas automaticamente na próxima atualização do software para os usuários.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os óculos inteligentes compatíveis?

José Roberto Dias: Atualmente, o único modelo de óculos compatível é o Moverio BT-300, da Epson. E nos nossos laboratórios estamos trabalhando para tornar nossa solução compatível com outros modelos de óculos inteligentes.

Revista Segurança Eletrônica: Quantos óculos um único especialista remoto pode controlar?

José Roberto Dias: Um único especialista remoto pode controlar um número infinito de óculos com os técnicos em campo, mas sempre um de cada vez.

Revista Segurança Eletrônica: Como será comercializada a plataforma Team XR e os óculos?

José Roberto Dias: A Techboard LATAM é a filial do grupo responsável pelo atendimento para a América Latina e EUA. A plataforma será licenciada para uso na nuvem e a operação é totalmente de serviços, com a locação dos óculos integrados.

Importante destacar que embora os óculos sejam Epson e vendidos em diversos sites, eles recebem o aplicativo da plataforma na própria Ind-Vision na Itália e já chegam prontos para uso. Portanto, os óculos para uso na plataforma Team XR devem ser adquiridos também na Techboard LATAM junto com o acesso ao sistema.

A locação e licença serão para o prazo de 60 meses, com toda a garantia e atendimento padrão Techboard.

Revista Segurança Eletrônica: Quais as verticais podem adotar a plataforma Team XR?

José Roberto Dias: As primeiras aplicações na Europa foram em manutenção de máquinas industriais. Os segmentos da aviação, fabricação de máquinas e manutenção de veículos tem sido contemplados também. Empresas tem enviado o óculos junto com máquinas para reduzir o custo das viagens e mão de obra especializada em campo.

As grandes máquinas injetoras ou de metal mecânica tem a instalação acompanhada, bem como a manutenção preventiva ou corretiva.

Na aviação uma grande empresa já está acertando os detalhes de envio de aeronaves novas ao comprador com óculos acompanhando – no destino técnicos são treinados ou orientados para os primeiros contatos com a nova aeronave, por exemplo.

Concessionárias de veículos podem fazer seu acompanhamento de garantia ou de treinamento com as montadoras.

Outras indústrias aplicam a plataforma Team XR em auditorias das plantas de fábricas, seja da operação industrial ou de segurança, como na administrativa.

No segmento de segurança eletrônica integradores que tem característica de atuação nacional pensam nas auditorias das instalações dos sistemas, facilitando e reduzindo a operação presencial. Os próprios treinamentos técnicos podem ser realizados à distância.

Isso tudo significa redução de custos de operação: despesas com deslocamentos, viagens, hospedagens e de remuneração. A plataforma também facilita a valorização da mão de obra com treinamentos à distância que antes só eram possíveis presencialmente.

A plataforma Team XR está a serviço da indústria 4.0, pois é disruptiva, de forma que todos os segmentos podem reduzir ou eliminar suas dores e seus custos.

Com nossos sistemas de assistência por realidade aumentada, ampliamos sua percepção de realidade. O desafio das múltiplas aplicações está lançado: em qual operação sua empresa pode lançar mão da plataforma Team XR?

Revista Segurança Eletrônica: Como contatar a Techboard LATAM?

José Roberto Dias: Estamos á disposição na nossa nova sede própria, em São Paulo, no telefone: +55 (11) 5103-2449 e no e-mail comercial.latam@techboard.ind.br. Também estou à disposição pelo WhatsApp +55 (11) 9 9975-3102 ou e-mail j.dias@techboard.ind.br.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…

Destaque

Dahua Technology potencializa suas capacidades verdes de P&D

Iniciativa contribui com redução de embalagens plásticas e utilização de material renovável no processo de produção A Dahua Technology destaca…

Em Foco

CEO da Pumatronix fala sobre as estratégias de crescimento e inovação no mercado de segurança

Com forte atuação no setor de monitoramento de trânsito, a empresa brasileira planeja expansão e investimentos em P&D para ampliar…