Inteligência artificial traz mais segurança e eficiência para a frota de caminhões da Ademir Transportes

Tecnologias da Intelbras como câmeras, gravadores veiculares e solução de identificação de fadiga estão em uso em cerca de 300 caminhões da frota da transportadora

A frota de caminhões da empresa paulista Ademir Transportes ficou mais segura e eficiente graças ao uso da inteligência artificial e tecnologias da Intelbras, empresa brasileira com 45 anos de história. Produtos como DVRs veiculares e câmeras de segurança e uma solução que identifica fadiga e distração de motoristas já estão sendo utilizados em cerca de 300 caminhões da frota da transportadora. As tecnologias já proporcionaram resultados muito positivos: ficou mais fácil analisar recursos de multas, o número de acidentes com veículos da frota foi reduzido, houve economia de combustível, motoristas melhoraram a conduta no tráfego, além do que situações de risco à saúde dos motoristas puderam ser identificadas com mais facilidade.

“Atender às exigências do setor de transporte de combustíveis e oferecer serviços com qualidade superior atualizados com as técnicas mais modernas de gerenciamento de transportes são atitudes fundamentais na Ademir Transportes. Logo, aliar as soluções tecnológicas de última geração da Intelbras aos nossos serviços faz todo o sentido; ela foi a única empresa que nos ofereceu uma proposta unificada que atende as nossas necessidades”, explica Ademir Silva, CEO da Ademir Transportes.

A Ademir Transportes tem sede em Araçatuba (SP) e filiais nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo. A parceria com a Intelbras iniciou em agosto de 2019 num projeto-piloto com DVRs veiculares instalados em 22 caminhões. Os resultados foram tão positivos que os produtos já estão sendo usados em cerca de 300 caminhões da frota.  “Com os recursos disponíveis na solução DVR aumentamos o nível de segurança dos trabalhadores e o da frota”, afirmaLeandro Santos, coordenador de tecnologia embarcada da Ademir Transportes.

“As soluções veiculares da Intelbras foram desenvolvidas para garantir uma gestão inteligente das frotas, algo muito importante para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Ficamos muito satisfeitos em comprovar que nossas soluções estão otimizando e tornando o serviço prestado pela Ademir Transportes mais seguro”, complementa Rafael Duarte, gerente do segmento de Gerenciamento de Imagens da Intelbras.

A tecnologia

Câmera com inteligência artificial embarcada, própria para detecção de comportamentos do motorista, que compõe a solução iFleet Smart G2

A Ademir Transportes está utilizando em sua frota tecnologias de 294 DVRs veiculares e aproximadamente 1170 câmeras de segurança, além das 294 soluções iFleet Smart G2, que, com recursos de inteligência artificial como os sensores inteligentes, detectam sinais de fadiga, troca de faixa sem que o condutor acione a seta, ausência de motorista, riscos iminentes de acidente e até mesmo comportamentos inadequados na direção, como falta de atenção, uso de celular ou de cigarro e cinto de segurança solto. Todas as informações são enviadas em tempo real a um servidor que, em caso de anormalidades, emite alertas à central de monitoramento e ao motorista.

“As soluções que foram instaladas em cerca de 300 veículos da frota têm inteligência artificial, e o cliente tem acesso a relatórios personalizados em tempo real, bem como a análises importantes que ajudam a cuidar do motorista, detectando, por exemplo, fadiga ou cochilo momentâneo, troca de pista e direção em alta velocidade, e emitem um alerta para a central e para o motorista sempre que esses eventos ocorrem. Com essas informações relevantes, o cliente tem um panorama completo do risco operacional e pode agir imediatamente”, explica Bruno Valerim, analista de produtos da Intelbras.

A iFleet Smart G2 também auxiliou os executivos da Ademir Transportes a identificarem situações relacionadas à saúde e ao bem-estar de seus motoristas. “A solução de fadiga detectou, por exemplo, que um de nossos motoristas estava piscando e fechando muito os olhos durante suas viagens. Quando conversamos a respeito, ele se surpreendeu, pois não havia percebido o ocorrido. O colaborador passou por uma bateria de exames e foi diagnosticado um problema de coração. Graças à solução, pudemos contornar a situação de forma rápida e eficiente; nosso motorista já está realizando o tratamento adequado”, explica Santos. Além disso, o equipamento também já reconheceu casos de apneia e de outras doenças em motoristas da empresa.

DVR veicular MVD 5204 GW utilizado em caminhões da Ademir Transportes

O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real a situação em que se encontram veículos, passageiros (se houver) e motoristas, desde a saída de um local até o retorno a ele. Por isso, o produto tem sido uma saída utilizada por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos, acidentes de trânsito, bem como para acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista quando está dirigindo a trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e das estradas que estão em sua rota.

“Nós tivemos uma surpresa muito boa, pois, com a solução de DVR, conseguimos aprimorar até mesmo a conduta de nossos motoristas na direção. Outro benefício foi poder acompanhar imagens externas dos veículos e ter a certeza das causas de determinados eventos, o que, sem as câmeras, não seria possível. Isso auxiliou inclusive o departamento jurídico na produção de provas”, comenta o coordenador de tecnologia embarcada da Ademir Transportes.

Com o uso das tecnologias, a gestão da empresa fica mais inteligente. Os veículos estão sempre conectados com a transportadora e trocam informações entre si sobre localização, andamento da viagem e das rotas planejadas, comportamento dos motoristas e passageiros, condições da carga e até do combustível.

Sala de monitoramento

Toda a visualização e o armazenamento de imagens, eventos de alarmes e informações provenientes dos DVRs e da iFleet Smart ocorrem através da nuvemde forma segura e eficiente, eliminando a necessidade de ter um servidor local – o que na maioria das vezes é muito oneroso –, bem como a de gastos com manutenção.

“Para nós foi fundamental ter uma solução que não demandasse investir em um servidor local. Isso gerou muita economia para a empresa, além da certeza de trabalhar com uma tecnologia sempre atualizada. Com a economia, pudemos criar uma central de monitoramento e gerir o risco da operação em tempo real”, explica Santos.

A sala de monitoramento da Ademir Transportes fica na sede da empresa, em Araçatuba (SP), e conta com colaboradores que acompanham, em horário comercial, os eventos que ocorreram durante a jornada dos motoristas e, também, a realização de gestão da operação em tempo real.

Locação de soluções

A Ademir Transportes, em vez de adquirir as soluções, optou pela locação de todo o parque instalado na modalidade hardware as a service e pela contratação de serviços, como os de visualização e armazenamento em nuvem. “A locação de equipamentos e serviços tem vários benefícios, como a renovação do produto, que proporciona um parque tecnológico sempre moderno e atualizado, linha de crédito intacta, já que não prejudica os limites de crédito das empresas perante os bancos, e economia no custo do inventário. Além disso, é passível de dedução de IR, já que as mensalidades entram como despesa e há possibilidade de se estender o contrato com parcelas reduzidas”, explica Valerim.

A locação de soluções está se tornando uma prática cada vez mais comum no mercado de transporte de cargas e logística brasileiro. Outro benefício dessa modalidade é ter garantia que cobre mau uso.

Próximos passos

Com a satisfação trazida pela solução de monitoramento veicular, a Ademir Transportes tem planos para incluir melhorias e mais recursos no sistema, como identificação do uso de cinto de segurança por parte dos motoristas da frota.

“A Ademir sempre colocou a segurança de seu time em primeiro lugar, e a tecnologia da Intelbras nos ajudou a aperfeiçoar nosso departamento de segurança e a nos tornar uma das transportadoras mais seguras do país. Temos certeza de que a parceria entre as empresas vai continuar por muitos anos”, finaliza Silva. O videocase da Ademir transportes está disponível no link:

Notícias Relacionadas

Destaque

Amanhã não perca a LIVE de lançamento oficial do ULTRA by SoftGuard

Ficou curioso e quer saber mais? Vem comigo, que no caminho eu te conto! Com ULTRA você será capaz de…

Destaque

LGPD começa a gerar multas: veja como os condomínios estão se adaptando às novas regras de privacidade

Residenciais que usam tecnologias como biometria e leitura facial precisam ter regras claras e consentimento dos proprietários dos dados, dizem…

Segurança Eletrônica

Resistência ao mau tempo, visão noturna inteligente e cobertura de todos os ângulos; conheça as novas câmeras homologadas ao D-Guard

Time do D-Guard quer homologar o maior número possível de analíticos dos dispositivos integrados ao sistema Na primeira quinzena deste…