Inpex começa a operar como distribuidora no Brasil

Com capacidade para atender projetos de ponta a ponta, a empresa conta com um ambicioso plano de expansão de portfólio e atuação, com benefícios e assessoria completa aos integradores parceiros

Por Fernanda Ferreira

A Inpex, que chegou ao Brasil há quase 15 anos como fabricante de body cam, agora passa a atuar também como distribuidora no país, com uma linha completa de produtos para projetos de segurança por vídeo, com o diferencial de proporcionar vendas com mais assessoria e geração de valor no negócio, visando ser um parceiro ativo para os integradores pequenos, médios e grandes. Para falar desse novo tempo da empresa, conversamos com Higor Barreiros, Diretor Comercial da Inpex.

Revista Segurança Eletrônica: Como surgiu a Inpex?
Higor Barreiros: A Inpex surgiu em 2007, atuando inicialmente na área de importação, nos mercados da China, Europa, Israel e Estados Unidos, muito focada em equipamentos e componentes voltados para projetos de segurança, saúde e utilities. A empresa foi pioneira no mercado de body cam, tendo sido a primeira empresa a introduzir este produto no Brasil. Muito por conta disso, o body cam passou a ser o carro chefe das importações, tanto que hoje se você procurar no Google, os principais resultados serão sempre da Inpex.

Revista Segurança Eletrônica: E por que a empresa decidiu iniciar no mercado de distribuição?
Higor Barreiros:
Na medida que a empresa foi crescendo, aumentou muito a demanda dos clientes da Inpex por ampliar as categorias de produtos no portfólio. A companhia já tinha acumulado um grande background de importações, uma malha logística estabelecida para atender o mercado nacional com muita agilidade e uma frota própria, que consegue entregar equipamentos em qualquer lugar rapidamente e com um custo de entrega extremamente competitivo, enfim, já tinha toda uma estrutura pronta e estava se deparando com uma lacuna de mercado trazida pelos próprios clientes.

E a empresa constatou que, de fato, havia uma lacuna no mercado por distribuidores especializados em segurança, por empresas que aportassem inteligência nos projetos dos clientes, que proporcionassem uma venda mais consultiva e mais envolvida em gerar valor para o negócio do cliente, em ser um parceiro ativo na prospecção de novos negócios.

A gestão da Inpex detectou esse “gap” no relacionamento com seus clientes e entendeu que era o momento de aproveitar toda a experiência e estrutura, a expertise adquirido com importações ao longo desses anos iniciais, e tomou então a decisão estratégica de diversificar o seu portfólio e se posicionar como uma distribuidora para toda a cadeia de suprimentos de segurança.

Tomada essa decisão estratégica, a Inpex me procurou, por eu ser oriundo tanto da distribuição quanto de fabricantes e ter conhecimento e relacionamento com os principais integradores do mercado.

Revista Segurança Eletrônica: Qual foi a sua motivação em assumir uma marca nova e desbravar um mercado que já tem competidores bem estabelecidos?
Higor Barreiros:
Desde as primeiras conversas, na medida em que eu conheci a fundo o background que a Inpex já tem, como a capacidade de atender as demandas tanto dos projetos de alta complexidade quanto dos integradores menores; o propósito estabelecido pela gestão da Inpex de ser uma distribuidora diferenciada, focada em relacionamento e em promover o crescimento dos seus clientes; além do portfólio de marcas com que a empresa está em negociação para trazer para o mercado nacional, eu já vislumbrei um desafio muito tentador. O que me fez decidir pela troca, no entanto, foi a possibilidade de ter total autonomia para dirigir a companhia e imprimir a minha marca. Sabendo que o mercado de distribuição regional está em ascensão no mercado nacional, podendo aliar o meu conhecimento do mercado nacional à expertise que a Inpex já tem em logística e importação, para criar uma operação nova e que já nasce extremamente competitiva para o mercado de integração de sistemas, foi de fato o que me fez encerrar um período gratificante que tive na Hikvision, a qual sou muito grato e que, por sinal, será uma das principais marcas distribuídas pela Inpex.

Revista Segurança Eletrônica: Essa expansão do portfólio vai abranger quais soluções?
Higor Barreiros:
Vamos montar um portfólio voltado para CFTV, que terá câmeras, cabeamento, networking, servidores, softwares de gestão, tudo o que for preciso do front-end até chegar no back-end, na parte de servidores, que também é uma linha que a Inpex atua forte, nós temos alguns parceiros fora do país, principalmente na América do Norte, e fazemos a importação desses itens também.

Além de todas essas soluções, a Inpex também irá comercializar uma linha completa de iluminação LED, com produtos tanto para projetos de iluminação pública, quanto para iluminação predial. São produtos com fabricação 100% nacional e com um preço sem competidores no mercado.

Revista Segurança Eletrônica: Quem são os parceiros que estão com a Inpex na ampliação do portfólio?
Higor Barreiros:
Hoje estamos principalmente com a Hikvision, e apostando bastante nessa parceria, podemos trazer toda a linha de produtos deles, desde câmeras até raio X para aeroportos, que é uma linha que a Hikvision não divulgou muito no Brasil e que queremos trazer para o país. Também contamos com a Condutti para cabeamento, ControliD em controle de acesso, Zyxel como parceiro de networking; a Womer com racks, gabinetes e armários; e a Ragtech com nobreaks.

Revista Segurança Eletrônica: Vocês estão abertos a agregar outras empresas do mercado no portfólio da Inpex?
Higor Barreiros:
Com certeza, estamos de portas abertas. Estamos estudando mais parceiros, principalmente para a parte de network, softwares e periféricos, como fontes, caixa de proteção, iluminadores, alarmes, etc.

Estamos em negociação com mais 25 marcas que estão em processo de entrada no portfólio, como uma grande fabricante chinesa do segmento de servers e workstations, que terceiriza a produção para os maiores players do segmento de computadores e servidores, de quem seremos distribuidores deles no Brasil, além de grandes fabricantes de controle de acesso, alarmes, entre outros.

Revista Segurança Eletrônica: Como é a estrutura da Inpex no Brasil?
Higor Barreiros:
Temos a nossa matriz no Espírito Santo, é o ponto de entrada de todas as nossas importações e trata-se de uma localização estratégica para facilitar a nossa logística. O nosso centro de distribuição irá abastecer e atender as demandas dos grandes projetos.

Também estamos fazendo um showroom em São Paulo, que deve estar pronto dentro de um mês, onde teremos 1.000m² de espaço de demonstração e salas de reunião, possibilitando que os nossos clientes levem os seus clientes para fazer reuniões em um espaço moderno e tecnológico, onde pode ser possível testar e experimentar os produtos e as tecnologias.

Nesse showroom teremos equipamentos para pronta entrega, para atender a projetos menores e demandas pontuais.

Além disso estamos selecionando uma equipe de vendas que está sendo montada com profissionais que são expoentes do mercado de segurança. Um time de engenharia de pré-vendas diferenciado, altamente capacitado para assessorar os integradores no desenvolvimento de seus projetos e na identificação das melhores tecnologias.

Revista Segurança Eletrônica: O que a Inpex vem trazer de novo para o mercado de segurança eletrônica como distribuidora? Por que os integradores devem considerar essa nova alternativa de fornecedor?
Higor Barreiros:
Primeiro a nossa expertise em importação, estamos constantemente identificando novos fabricantes e marcas que aliam qualidade; temos tecnologia e preço, além de conhecimento extenso nos mercados Chinês, Europeu, Americano e de Israel, que estão tomando a liderança no desenvolvimento de novas tecnologias de segurança e defesa. Como citei acima, temos nosso centro de distribuição no Espírito Santo, que nos proporciona diversas vantagens fiscais, nosso showroom em São Paulo e também teremos lojas físicas, com o intuito de ter capilaridade no território nacional e atender as demandas locais, para ter presença desde o menor parceiro até o grande.

Também estamos fazendo um programa de canais diferente: além do parceiro fazer parte de um programa que proporcione benefício com relação a desconto, conforme ele for crescendo dentro do nosso programa de canais, nós também vamos fazer uma geração de leads, usando conhecimento de mercado para fomentar e trazer clientes em potencial para os parceiros. Além disso, vamos proporcionar aos parceiros treinamentos e certificações por meio dos fabricantes e assessoria jurídica. Como temos um time jurídico bem formado, iremos prestar assessoria para o parceiro que queira participar de uma licitação, de uma concorrência pública na sua região.

Revista Segurança Eletrônica: Após o lançamento da Inpex como distribuidora, o que vem pela frente? Quais são os projetos da Inpex para os próximos meses?
Higor Barreiros:
Principalmente uma capilaridade com as nossas lojas físicas nas principais capitais do Brasil, o amadurecimento do programa de canais, disponibilizar a nossa equipe de pré-vendas para que possam auxiliar os nossos integradores parceiros e colocar em prática a nossa assessoria jurídica.

Em breve também abriremos uma loja e um showroom na cidade de Sorocaba, em São Paulo, e um e-commerce para compras online. Nesse ano, também queremos implantar premiações para nossos canais – tanto uma premiação mensal para o maior volume de vendas no mês, como uma premiação anual para o maior vendedor por vertical – Building, Banking, Varejo, Indústria, Transportes, Utilities e Setor Público.

A partir do segundo semestre também esperamos já distribuir o rebate para os parceiros inscritos no Inpex VIP, nosso programa próprio de canais. E aqui, vale um adendo, a Inpex vai trabalhar com o seu próprio programa de canais, o que permite ao integrador vantagens duplas, na medida em que ele pode participar tanto do nosso programa quanto dos programas dos fabricantes, o que não é usual nos distribuidores.

E, por fim, em breve teremos uma novidade em conjunto com o CT Segurança, mas isso eu vou deixar no ar, para não estragar a surpresa.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology anuncia Regional Sales Manager para fortalecer a região Sudeste

Multinacional contrata executivo de alto escalão com mais de 20 anos de experiência em TI a fim de alcançar novas…

Destaque

Intelbras lança novos rádios profissionais de alta performance

Ampliação do portfólio visa atender as mais variadas necessidades de cenários que vão desde rádios para veículos e frotas até…

Destaque

Segurança e eficiência operacional melhorada: o sucesso da Orsegups na emissão de identificações com a tecnologia FARGO da HID

Ao longo dos últimos 51 anos, a Orsegups consolidou-se como uma empresa líder no campo da segurança eletrônica no Brasil….