A Hytera Communications Corporation Limited (SHE: 002583) apresentou uma declaração de culpa por crime e assinou um Acordo de Admissão de Culpa para responder ao processo criminal do Departamento de Justiça dos EUA contra a Hytera por apropriação indébita e roubo de segredos comerciais confidenciais e informações de propriedade da Motorola Solutions (NYSE: MSI).
Ao se declarar culpada das acusações de conspiração criminosa, a Hytera admitiu que concordou conscientemente em obter, sem autorização, documentos e código-fonte da Motorola Solutions relacionados à tecnologia DMR (rádio móvel digital), e que usou essas informações para desenvolver produtos DMR da Hytera.
“A admissão de culpa da Hytera no tribunal federal valida as extensas evidências de sua atuação negativa e criminosa, e permanecemos determinados a responsabilizar a Hytera por sua conduta ilegal flagrante”, diz Greg Brown, presidente e CEO da Motorola Solutions. “Agradeço ao Departamento de Justiça por sua diligência na condução deste assunto. Continuaremos a defender vigorosamente nossa valiosa propriedade intelectual e segredos comerciais em benefício da nossa empresa, clientes e acionistas.”
Em 2021, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou acusações criminais contra a Hytera e sete de seus funcionários, incluindo o ex-executivo Gee Siong (G.S.) Kok. A acusação do grande júri federal incluiu 21 acusações de violações federais de segredos comerciais criminais, incluindo o envolvimento em uma conspiração criminosa ao longo de uma década para roubar e usar segredos comerciais e informações de propriedade da Motorola Solutions. O Sr. Kok se declarou culpado em 2023 e aguarda sentença; os outros seis funcionários da Hytera estão foragidos.
Sob os termos do Acordo de Admissão de Culpa, a Hytera deverá ser sentenciada em novembro de 2025, quando se espera que o Tribunal Distrital dos EUA ordene que a Hytera pague restituição à Motorola Solutions e uma multa criminal ao Governo dos EUA.
A declaração de culpa da Hytera não resolve o litígio civil em andamento da Motorola Solutions contra a Hytera. A Motorola Solutions continua em busca da cobrança da sentença de mais de US$ 471 milhões já concedida a ela em seu litígio de violação de segredo comercial e direitos autorais contra a Hytera nos Estados Unidos, bem como medidas cautelares e outras medidas para lidar com a má conduta da Hytera.

