Hospital moderniza o seu sistema de controle de acesso

Utilizando uma plataforma de software aberto, hospital conseguiu aproveitar o parque já existente no local

Por Fernanda Ferreira

O Grupo Santa Joana, considerado o maior grupo de maternidades da América Latina, é composto por três maternidades e centros de medicina para mãe e bebê: Pro Matre Paulista (SP), Hospital e Maternidade Santa Joana (SP) e Hospital e Maternidade Santa Maria (SP). Em média, 40 mil nascimentos são realizados por ano em todos os hospitais do Grupo.

Com uma filosofia de sempre buscar tendências de inovação e tecnologia, o Grupo Santa Joana precisava de uma plataforma para gerenciar o acesso de todas as unidades da empresa, partindo de uma integração com o sistema de controle de acesso já existente no local.

A empresa escolhida para realizar essa modernização foi a Invenzi, que implementou a sua plataforma aberta para controle de acesso, Invenzi W-Access. “Fizemos alterações significativas no sistema relacionadas aos modos de exibição de informações, cadastro de visitante e performance”, explicou André Silva, CEO da Invenzi. “Integramos o nosso software Invenzi W-Access com o software já existente, dessa forma o investimento em hardware poderá acontecer a longo prazo e como a nossa plataforma é aberta, eles não precisam manter um único fabricante de hardware”, falou André.

O hospital também instalou leitores biométricos Sigma Lite, da IDEMIA, na entrada da nova recepção do Pro Matre Paulista.

Centralização das Informações

Uma das premissas do projeto eram as integrações com os sistemas de ERP do Hospital Santa Joana e a centralização de todas as informações. Para realizar essa etapa, o Invenzi W-Access integrou os sistemas de gestão de médico (CSOD), gestão de funcionários (Datamace) e gestão de pacientes (MV Soul) em uma única plataforma.

“As informações de cadastro (definidas pelo hospital) necessárias para a operação dos sistemas são enviados para um barramento ESB – arquitetura que permite que as aplicações conversem entre si, independente de seus formatos. O barramento tem como função inserir os dados recebidos por meio da API do Invenzi W-Access que centraliza os dados e transmite para o antigo sistema de controle de acesso, para comunicar com o hardware”, detalhou Monique Lobo, Pré-vendas Invenzi.

Cadastro dos Agregados

Com a modernização do sistema, o Invenzi W-Access passou a ser o front-end da operação das recepções para cadastro de visitantes e acompanhantes.

Por se tratar de uma maternidade, frequentemente chegam muitas pessoas para visitar o mesmo quarto e por isso havia a necessidade de otimizar o tempo que o segurança levava para cadastrar e liberar todos os visitantes.

“A facilidade na utilização do nosso sistema é preencher todos esses campos em uma única tela e ao clicar em salvar, de forma automática, o sistema cria todos os outros usuários, libera o acesso nas catracas da recepção e associa todo mundo ao mesmo paciente, de forma que um relatório possa ser extraído posteriormente”, disse Monique.

Administração do Uso dos Armários

O Invenzi W-Access possui uma tela de cadastro específica para controle dos armários dispostos nos vestiários dos três hospitais, devidamente integrado ao Datamace. Ao associar um armário a um funcionário, o status muda automaticamente para ocupado e aparece no grid de busca, para otimizar a busca de armários livres.

“O Invenzi W-Access no Santa Joana está em operação há cerca de um ano e, desde então, todo acesso é controlado de maneira centralizada e otimizada atendendo às expectativas do cliente e as nossas”, finalizou André.

Notícias Relacionadas

Destaque

23ª edição da EXPOSEC é adiada para 2022

Maior feira de segurança na América Latina, antes programada para junho deste ano, foi transferida para o período de 7…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…

Cibersegurança

Cyber Security Summit Brasil 2021 abre inscrições para a quinta edição

A mais importante conferência internacional de cibersegurança, a Cyber Security Summit Brasil (CSSB), abriu as inscrições para a sua quinta…