Projeto cidade inteligente com mil câmeras

A Hikvision participou com seus equipamentos e soluções do projeto para o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), localizado em São Jose dos Campos (SP), um sistema de monitoramento inteligente que capta imagens de toda a cidade 24 horas por dia.

O CSI iniciou suas operações no dia 06 de abril de 2021, e conta com 1.000 novas câmeras inteligentes da Hikvision, com reconhecimento facial, que foram implementadas em toda a cidade com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida à população. O projeto também teve a participação da empresa Americanet, agregadora de operadoras móveis virtuais, que apoiou com internet de alta velocidade.

Segundo Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão de São José dos Campos, com a mudança do sistema, o número de câmeras aumentou de 493 para 1.000 equipamentos. “São José dos Campos sempre teve em seu DNA a tecnologia e a inovação. O CSI e as mil novas câmeras de segurança têm contribuído para garantir mais segurança e qualidade de vida aos moradores da cidade e visitantes. Desde 2019, a cidade registra os menores índices de criminalidade dos últimos 20 anos. Com esta nova ferramenta de segurança e tecnologia, a tendência é de que as taxas de violência sejam ainda mais reduzidas”, comentou.

Profissionais da área de segurança pública fazem o monitoramento das imagens capturadas pelas câmeras que ficam centralizadas no CSI e funcionam 24 horas por dia. As câmeras são totalmente analíticas para leitura de placa, identificação de atitude suspeita, pichação, monitoramento de cruzamento ilegal, ou seja, o veículo atravessou ou fez uma invasão de perímetro etc.

“Ficou muito simples fazer toda a gestão da cidade. É possível descobrir em fração de segundos, por exemplo, se aconteceu um atropelamento e o carro envolvido não parou para ajudar a vítima. As câmeras conseguem identificar perfeitamente a placa do veículo e assim acionar um policial para ir até esse fugitivo”. A Hikvision foi capaz de desenvolver uma solução completa, de baixo custo e totalmente funcional para as prefeituras, comenta Lucas Stange, Gerente de Pré-Vendas Nacional da Hikvision Brasil.

No CSI, as equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretária de Mobilidade Urbana e Secretária de Apoio Social ao Cidadão atuam em trabalho integrado por meio do programa São José Unida, que reúne as forças de segurança com o objetivo de evitar a violência e reduzir os índices de criminalidade.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…