HDs são os aliados essenciais para o crescimento no armazenamento de dados de vigilância por vídeo inteligente

Por João Almeida, country manager da Western Digital do Brasil

Até 2027, o mercado global de câmeras de vigilância por vídeo deverá crescer para mais de US$ 62 bilhões1. No Brasil, o setor de segurança eletrônica faturou aproximadamente R$ 11 bilhões em 2022, com crescimento de 18% no período, segundo estudo brasileiro2. E a expectativa ainda é de crescimento, com outro aumento de 25% em 20232. Com o avanço desses setores, é cada vez mais necessário novos investimentos em diferentes tipos de câmeras, assim como sistemas, armazenamento e componentes de suporte para apoiar este crescimento.

O papel da tecnologia de armazenamento na videovigilância

Os sistemas de vídeo inteligentes devem, em primeiro lugar, ser confiáveis, robustos e resilientes, superando gargalos na capacidade de armazenamento e no desempenho para lidar com vários fluxos de dados de vídeo. Pensando nisso, é importante que os consumidores optem por uma solução específica de armazenamento de sistema de segurança por vídeo com base em suas necessidades individuais, tendo em mente fatores como privacidade de dados, segurança, roubo, velocidade, capacidade, durabilidade e portabilidade.

O armazenamento tem evoluído também para atender os desafios de velocidades de transferência de dados de alto desempenho e velocidade de gravação de dados, garantindo assim a captura de vídeo em alta qualidade. As unidades de discos rígidos são uma opção de armazenamento extremamente confiável e de alta capacidade que se conectam perfeitamente com as interfaces entre as câmeras e o sistema de armazenamento, como gravadores de vídeo digital (DVRs) e gravadores de vídeo em rede (NVRs). Desta maneira, é possível abrigar os dados de forma econômica e com a capacidade e especificações corretas, sempre tendo a mão a localização de uma gravação de um período pré-determinado.

Para ajudar na escolha e explicar um pouco mais sobre como HDs podem beneficiar nos sistemas de segurança patrimonial, industrial e residencial, listadas abaixo estão algumas das principais características dos HDDs desenvolvidos especialmente para a vigilância de dados:

• Funcionamento contínuo: Os HDs de vigilância por vídeo inteligente são projetados para funcionar continuamente, ajudando a garantir que os vídeos sejam gravados consistentemente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Com esses HDs, é possível detectar problemas em tempo real e, no caso de qualquer anomalia por mau funcionamento ou desvio dos procedimentos operacionais padrão, o responsável recebe imediatamente alertas e notificações.

• Durabilidade: HDs que foram projetados especificamente para vigilância ajudam a resistir a extremas flutuações de calor e a vibrações do equipamento que ocorrem em ambientes de NVR. Uma unidade de desktop padrão é projetada para operar apenas em intervalos curtos, não no ambiente severo e de operação contínua de um sistema de vigilância de alta definição. Algumas marcas contam com HDs já desenvolvidos para esse fim, atendendo às novas gerações de gravadores habilitados para Inteligência Artificial e dispositivos de análise de vídeo, como é o caso da linha de produtos WD Purple™ da Western Digital.

• Alta capacidade de armazenamento: Você pode encontrar HDs com diversas capacidades, iniciando em 1TB3. HDs WD Purple variam em capacidades de 1TB 8TB3 e são recomendados para uso domiciliar e em pequenas empresas. HDs WD Purple Pro variam de 8TB a 22TB de capacidade e são indicados para uso profissional (médias e grandes empresas).

• Alta capacidade de processamento de alto fluxo de dados: Os HDs podem processar cargas de trabalho pesadas, utilizando a proporção 90-10: 90% da capacidade de processamento para o armazenamento e 10% de dados de revisão e reprodução. Além disso, os HDs de vigilância por vídeo inteligente são otimizados para escalabilidade, permitindo incluir mais câmeras ao sistema. As unidades da marca WD Purple Pro permitem incluir até 64 câmeras HD de stream único4 e muitas câmeras mais recentes que enviam vários fluxos para fornecer recursos básicos de Inteligência Artificial.

A lista de fatores a serem considerados ao selecionar uma solução de armazenamento para vídeo inteligente é longa. No entanto, os benefícios de usar uma solução de segurança integrada a HDs projetados para vídeo inteligente são numerosos. De qualquer maneira, antes de implementar essas soluções, é indicado definir os resultados desejados e criar um sistema que atenda a esses requisitos e que possa escalar no futuro. Ter esse olhar atento e planejamento podem garantir resultados e ganhos enormes.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…