Havan investe mais de R$ 3 milhões em soluções de segurança

A Intelbras está no processo de implementação do novo e moderno sistema de monitoramento eletrônico e controle de acesso para a HAVAN, empresa catarinense com mais 110 lojas de departamento localizadas em todo o País. Com o objetivo de aumentar a segurança em todas os seus pontos de venda, o Security Center Intelbras Edition, sistema oferecido pela parceria exclusiva da brasileira Intelbras com a canadense Genetec, possibilita a integração das tecnologias de videovigilância, alarme de intrusão e controle de acesso sem complicações e funde, em uma única plataforma de fácil utilização, as funcionalidades avançadas destes sistemas.

Investimento

Até o momento, a HAVAN investiu mais de R$ 3 milhões nos equipamentos e soluções de CFTV (Circuito Fechado de TV), controle de acesso e alarme de intrusão da Intelbras: 39 lojas já foram atendidas e a previsão é que 100% delas tenham o sistema Security Center Intelbras Edition até o final de 2019.

O objetivo da HAVAN era minimizar os gastos com manutenção em sistemas de CFTV baseados em PC, além de obter um padrão de equipamentos de segurança (controle de acesso, alarme, CFTV e Software de gestão), já que a gestão de seu parque era inviável economicamente e estrategicamente pois não havia integração entre as soluções. Nesse contexto, o sistema Security Center Intelbras Edition se adequa perfeitamente as necessidades da empresa, devido a tecnologia utilizada nos equipamentos: IP (internet protocol) permitindo a integração entre os equipamentos e a criação de uma central de monitoramento.
Nos últimos anos, muitos produtos no setor de segurança e monitoramento foram lançados tendo a Tecnologia como um de seus principais recursos: esse tipo de tecnologia é responsável por trafegar os dados – voz, vídeo, etc. – em rede, diferentemente de equipamentos analógicos e de aparelhos digitais sem comunicação via network. O uso da Tecnologia IP cresce* em média 35% ao ano e, em breve, liderará o setor.


Os números

A parceria entre as duas empresas teve início em 2010, quando a HAVAN migrou o seu sistema de telefonia para tecnologia IP, por meio da customização da central telefônica CIP 850. Em 2017, adquiriu o sistema de controle de acesso Intelbras para todas as suas 110 lojas. A lista de soluções e produtos Intelbras implementados na lojas Havan impressionam: 2.500 aparelhos telefônicos IP e 20 centrais telefônicas, migrando o sistema para nuvem (cloud), 52 câmeras por loja, sendo mais de duas mil instaladas até o momento e com previsão de seis mil câmeras até o término do projeto, 1.800 sensores de presença, chegando a cinco mil quando instalados em todos os pontos de venda e 200 controle de acesso biométricos – modelos SS411E e LE 311E – alojados em áreas restritas, como estoques e salas de segurança.

“Investimos 6% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento, garantindo assim produtos e soluções de alta qualidade e ótimo custo benefício. A dimensão do projeto implementado na Havan reflete a confiança que o mercado possui na nossa marca. Somos a única indústria que integra soluções de segurança eletrônica, controle de acesso, incêndio, telecom, redes e energia numa única marca e estamos presentes em 98% dos municípios brasileiros, o que atende ao projeto de expansão da Havan. Onde a empresa decidir abrir uma loja, vai encontrar um parceiro Intelbras, pois temos mais de 120 revendedores no país. Além disso, nossa rede de assistência técnica conta com 330 postos de atendimento e 20 laboratórios avançados”, afirmou Márcio Ferreira, Diretor Comercial da Intelbras.

Os benefícios

O solução implantada trouxe vários benefícios para a HAVAN, como a redução de custos operacionais de segurança, avanço na qualidade de produto e imagens, melhor gestão de pós-venda com a padronização de equipamentos, mais agilidade e controle com a centralização do monitoramento e utilização das imagens por outros setores para melhoria de processo e gestão de loja. Também houve uma reestruturação no setor de prevenção, perdas e a economia com manutenção de maquinário desnecessário já que o sistema atual dispensa a utilização dos mesmos.

A parceria

“A relação da Intelbras com a HAVAN está muito bem estabilizada. Além dela revender nossos produtos, como aparelhos telefônicos, conversores digitais e roteadores, em suas lojas, agora também fornecemos soluções para o consumo próprio da empresa”, afirma Ferreira. Além disso, a Havan, por meio do Security Center Intelbras Edition, está oferecendo um sistema de segurança de confiança e qualidade aos seus clientes, contribuindo assim para o bem estar dos mesmos”, complementou o executivo.

A Havan está em plena expansão. Depois de superar a marca de 100 lojas em 2017, encerrando o ano com 107 unidades, a rede de departamentos vai investir R$ 300 milhões para abrir, no mínimo, 13 lojas em 2018. Os pontos de venda que já foram anunciadas estão sendo construídos nos estados de Santa Catarina, Bahia e Rondônia e serão unidades de grande porte com praça de alimentação e, em alguns casos, salas de cinema e a tradicional estátua. O plano da rede é dobrar de tamanho até 2022 e alcançar 200 lojas abertas em todo o país.

“Estamos muito satisfeitos com o Security Center Intelbras Edition, que virou a nossa ´menina dos olhos´. A solução de segmento, que envolve inteligência, câmeras de segurança, software, entre outros, é extremamente eficaz. Antes da parceria, tínhamos uma grande central de monitoramento, que era extremamente onerosa. Com o software de segurança, solucionamos esta dificuldade”, afirmou Diego Machado, analista de TI da HAVAN.

“Achávamos que com a adequação das lojas às novas soluções e a expansão da HAVAN pelo território nacional, a instalação dos novos equipamentos se tornaria um desafio. Porém, com o ótimo time de instaladores certificados da Intelbras, a transição e adequação está sendo bem tranquila”, comenta Ferreira. “A Intelbras possui um portfólio de soluções de segurança eletrônica, redes, comunicação, controle de acesso, Incêndio e Energia. Sendo assim, nossa operação com tecnologia avançada e técnicas de manufatura garantem alta produtividade e satisfação dos nosso clientes corporativos como a Havan”, complementou o executivo.

Security Center Intelbras Edition

O Security Center Intelbras Edition integra as tecnologias IP, HDCVI e analógica sem complicações. Ele é o único software do mercado que suporta todos os recursos dos hardwares Intelbras (DVRs e IPCs), incluindo configuração dos dispositivos e otimização do streaming de áudio e vídeo. Todas as funcionalidades do sistema, não somente gravação, podem ser movidas automaticamente entre servidores para que ele continue operando, mesmo em caso de falhas. O software é usado nas instalações de segurança mais críticas, sem comprometimento da performance, sendo que as funcionalidades avançadas de videovigilância e controle de acesso se fundem em uma única plataforma fácil de usar.

O software

O software utilizado no Security Center Intelbras Edition, é da GENETEC, empresa canadense de videomonitoramento de renome mundial, que melhora a performance das soluções, com controle da operação, velocidade nas buscas das imagens e centralização do sistema de todas as lojas em um único ponto, otimizando custos. A parceria da Intelbras com a Genetec teve início em 2015 e juntas as empresas desenvolvem soluções de gerenciamento de sistemas de CFTV (Sistema Fechado de TV) customizadas para o mercado brasileiro e a realidade do País.

Segundo Machado, com a utilização da plataforma GENETEC, houve um melhor custo benefícios entre as diversas soluções de segurança, pois estão totalmente integradas as centrais de alarme das diversas lojas. Além disso, inúmeros eventos que os colaboradores da Havan não tinham conhecimento passaram a ser observados depois da integração da central de segurança.

Neste ano, a Havan adquiriu da GENETEC o Retail Sense, uma ferramenta voltada para o varejo que apresenta dashboards interativos com diversas informações de interesse dos gestores em tempo real como, por exemplo, a média de pessoas em cada loja, o número de vendas mensais e taxa de conversão de compra permitindo, inclusive, a comparação entre diversas filiais. Com isso, o lojista pode extrair relatórios com números, dados e gráficos comparativos para o planejamento de ações de marketing e de vendas para a empresa.

“A solução tem funcionamento em nuvem, é alimentada através de coleta de dados entre os servidores e pode ser integrada aos serviços de segurança patrimonial e às câmeras já instaladas no local”, falou Michel Ricardo da Silva, Gerente de Contas.

Conclusão

“A Intelbras trabalha para oferecer preços justos e competitivos aos nossos clientes, sendo eles corporativos ou residenciais. Sendo assim, é extremamente satisfatório para nós contribuir com o crescimento da HAVAN, fornecendo tecnologia, produtos e soluções feitos no Brasil e com ótima relação custo benefício”, comentou Ferreira. “A missão da Intelbras é colocar o cliente acima dos lucros. Com isso em mente, desenvolvemos nossa parceria com a HAVAN, e o envolvimento da canadense Genetec, reconhecida mundialmente, só vem a agregar. Temos certeza que a parceria de sucesso entre as empresas durará muitos anos”, finalizou o executivo.

*segundo o site Olhar Digital.

Notícias Relacionadas