Gestão operacional de empresas públicas e privadas podem se beneficiar com a adoção de soluções analíticas de vídeo

Com a inclusão de tecnologias de inteligência artificial plataformas unificadas como o Genetec Security Center contribuem para eficiência na gestão de ocupação, geração de alertas e obtenção de insights para adequação e redimensionamento dos seus serviços

Os analíticos de vídeo percorreram um longo caminho no setor de segurança física somados aos recentes avanços das tecnologias de Inteligência Artificial (IA), como aprendizado de máquina e aprendizado profundo melhoraram ainda mais sua precisão. Outra vantagem é que hoje são mais acessíveis e se tornaram ferramentas ainda mais interessantes para empresas de diversos setores e portes.

“A demanda por analíticos de vídeo continua aumentando e agora as companhias não estão mais as considerando só aplicações de segurança. Muitas delas estão as utilizando para melhorar a gestão operacional dos negócios”, diz Alexandre Nastro, Gerente de Vendas para Verticais da Genetec, fornecedora líder em tecnologias de segurança unificada pública e privada, operações e inteligência de negócios.

No setor de transporte de massa, por exemplo, sabe-se que uma plataforma de embarque lotada é um sinal de que a demanda está alta. Embora isso seja bom para o negócio do ponto de vista da empresa, os usuários pensam, em geral, o contrário fornece uma experiencia negativa aos seus usuários mas que pode ser mitigado com a ultização dessas ferramentas.

“Neste caso, usando analíticos para contagem de pessoas e estimativa de público, as concessionárias podem monitorar quantas pessoas estão esperando por trens ou ônibus em horários diferentes e ajustar a frequência dos serviços, de acordo com a demanda real. É possível também identificar horários e locais com pico de trânsito de pedestres para alocar melhor os recursos e aliviar o congestionamento, aumentando potencialmente o entusiasmo do cliente”, explica Nastro.

Segundo ele, quando se combina intercomunicadores e analíticos de vídeo em uma plataforma de segurança também há uma oportunidade de pré-programar avisos para os passageiros. Dá, por exemplo, para acionar automaticamente um aviso que direcione os passageiros para outras áreas da plataforma se muitas pessoas estiverem agrupadas em um mesmo local. Se tiver analíticos de vídeo para contagem de pessoas a bordo dos trens, a solução de segurança também pode alertar os usuários sobre quais vagões do veículo que se aproxima têm mais espaço.

Nas ruas da cidade, estes mesmos analíticos de vídeo podem ajudar os gestores municipais e engenheiros de trânsito a coletar informações valiosas sobre os acontecimentos cotidianos. Eles podem revisar dados de tráfego de veículos, como quantos carros estão em uma determinada rua ou passando por um cruzamento específico. “Algumas cidades até aplicam as informações para redirecionar o trânsito por rotas alternativas durante o horário de pico para evitar congestionamentos e otimizar o fluxo de veículos nas ruas. Isso não apenas deixa os passageiros felizes, mas também reduz as emissões dos veículos, porque se movem a uma velocidade mais consistente”, detalha o executivo da Genetec.

No setor de varejo, conhecer os consumidores é vital, pois ajuda a adaptar todos os aspectos da experiência de compra as suas necessidades e preferências a fim de ampliar os resultados das empresas. É exatamente por isso que os varejistas on-line vêm tendo tanto sucesso. E, atualmente, embora as lojas físicas não tenham o mesmo nível de dados na ponta dos dedos, elas estão usando as soluções de analíticos de vídeo para ganhar competitividade.

“Ao usar analíticos de videomonitoramento, como contagem de pessoas, os varejistas conseguem descobrir quantas pessoas entram em suas lojas a qualquer momento. Além de entender horários e dias mais movimentados. Isto os ajuda a medir o sucesso das iniciativas de marketing, com o monitoramento do fluxo de pessoas nas lojas antes, durante e depois de suas campanhas promocionais”, avalia Nastro.

É possível também analisar os comportamentos de procura por produtos observando os mapas de calor ou calcular as taxas de conversão, vendo quantas pessoas simplesmente visitam seus pontos de vendas versus aquelas que de fato compram seus produtos. Todas essas informações podem ajudar sua equipe a tomar decisões informadas. Isso pode incluir mover produtos populares para mais perto da frente da loja ou colocar mais funcionários em determinados dias.

Para estabelecimentos de varejo maiores como shoppings, os analíticos de vídeo e a tecnologia ALPR podem ajudá-lo a monitorar o fluxo de veículos nos pontos de entrada e saída. “Assim, se houver lentidão ou acúmulo de tráfego, o sistema pode alertar sua equipe para despachar pessoal para melhor direcionar os clientes dentro dos estacionamentos. Outro benefício é a possibilidade de coletar dados de tráfego de veículos ao longo do tempo. Isso ajuda a identificar tendências importantes que podem informar sobre melhorias para suas instalações e na experiência do cliente. Essas características são maximizadas se os analíticos de videomonitoramento estão vinculados a plataformas unificadas como o Genetec Security Center.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Outsourcing de mobilidade expande no mercado de segurança 

Solução conta com aparelhos de fabricação própria e sistema de gestão e controle de smartphones corporativos  Por Fernanda Ferreira A…

Destaque

Clube da Segurança proporciona uma imersão na cultura e experiência da Disney

Evento exclusivo contou com a palestra de um colaborador que atua há 7 anos na área de segurança de um…

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…