Gerenciamento centralizado de senhas: uma solução estratégica para uma segurança robusta

Por Eduardo Menck, Key Account Manager da Milestone Systems para Brasil.

Uma prática preocupante, mas infelizmente comum, é o uso de senhas padrão em dispositivos de segurança. Muitas vezes, ao decidir alterar essas senhas, os administradores enfrentam a tediosa tarefa de primeiro atualizar a senha em cada câmera e dispositivo individual e, em seguida, fazer as alterações manualmente no software de gerenciamento de vídeo. Esse processo não apenas consome muito tempo, mas também cria janelas de vulnerabilidade de segurança durante o período de transição. Felizmente, o software de gerenciamento de vídeo de plataforma aberta oferece gerenciamento centralizado de senhas que supera esses desafios.

O gerenciamento centralizado de senhas (CPM) é um recurso incorporado do software de gerenciamento de vídeo de plataforma aberta. Ele permite que os administradores gerenciem de forma centralizada as senhas de usuários de todos os dispositivos e sistemas em seu ambiente VMS integrado. Isso simplifica e agiliza muito o gerenciamento de senhas e ajuda a aumentar a segurança, garantindo que senhas fortes sejam usadas e alteradas regularmente.

O gerenciamento centralizado de senhas do software de gerenciamento de vídeo de plataforma aberta permite que os administradores de sistema gerenciem senhas de dispositivos conectados diretamente de dentro do VMS para fabricantes de dispositivos selecionados. Esse recurso faz parte do VMS mais amplo, que oferece uma interface única, mapas de várias camadas e pesquisa avançada para simplificar e centralizar as operações.

Como funciona o gerenciamento centralizado de senhas?

Há um recurso em um VMS de plataforma aberta que pode ser usado para alterar as senhas em todos os dispositivos ou em dispositivos selecionados que foram adicionados ao sistema VMS. O gerenciamento centralizado de senhas armazena as senhas dos usuários em um banco de dados seguro e criptografado no servidor. Quando um usuário tenta fazer login em um dispositivo ou sistema na rede, sua senha é verificada no banco de dados do servidor. Se a senha estiver correta, o usuário terá acesso.

Os administradores podem usar o recurso de senha centralizada do VMS para criar e gerenciar contas de usuário, definir políticas de senha e exigir que os usuários alterem suas senhas regularmente. Os administradores também podem gerar relatórios para rastrear alterações de senhas e identificar usuários que tenham senhas fracas ou expiradas.

O gerenciamento centralizado de senhas oferece muitos benefícios:

Gerenciamento simplificado de senhas: Centraliza o gerenciamento de senhas para todos os dispositivos e sistemas da rede. Isso facilita o gerenciamento de senhas de usuários pelos administradores e garante que elas sejam armazenadas com segurança.

Segurança aprimorada: A centralização do gerenciamento de senhas ajuda a melhorar a segurança, garantindo que senhas fortes sejam usadas e alteradas regularmente. Isso reduz o risco de acesso não autorizado ao VMS, que pode acessar os dados.

Conformidade: O gerenciamento centralizado de senhas pode ajudar as organizações a cumprir as normas e os padrões do setor que exigem práticas sólidas de gerenciamento de senhas.

Flexibilidade: Os administradores podem permitir que o sistema gere senhas individuais para cada dispositivo com base nos requisitos do fabricante ou definir uma única senha para todos os dispositivos.

Eficiência: Ao alterar as senhas, os dispositivos podem perder momentaneamente a conexão com o servidor de gravação. Entretanto, com a atualização centralizada, esse processo é simplificado e otimizado.

Transparência: Depois de alterar as senhas, os resultados de cada dispositivo são exibidos claramente. Se houver falhas, o motivo é fornecido, facilitando a solução de problemas.

Relatórios integrados: O sistema pode gerar diretamente relatórios de alterações de senha bem-sucedidas e com falha a partir da plataforma, permitindo uma análise mais profunda e ações corretivas quando necessário.

Segurança aprimorada para ONVIF: Para dispositivos com drivers ONVIF e várias contas de usuário, somente um administrador com as permissões adequadas pode alterar as senhas, garantindo uma camada adicional de segurança.

A vantagem da plataforma aberta

No mundo digitalmente conectado de hoje, o gerenciamento de senhas fortes não é mais opcional; é um imperativo de segurança cibernética. A solução de gerenciamento centralizado de senhas da plataforma aberta VMS permite que as organizações simplifiquem o gerenciamento de credenciais. Ao consolidar as senhas, automatizar a aplicação da política de senhas e simplificar os processos de provisionamento e desprovisionamento de usuários, o gerenciamento centralizado de senhas aumenta a segurança e a eficiência.

Ao contrário dos sistemas de gerenciamento de vídeo fechados ou proprietários que suportam apenas alguns dispositivos com gerenciamento de senhas, um VMS de plataforma aberta suporta milhares de dispositivos, e o número de dispositivos de terceiros suportados continua a crescer. Com recursos para lidar com grandes volumes de dispositivos e suportar processos robustos de ciclo de vida de credenciais, um VMS de plataforma aberta oferece a flexibilidade e o dimensionamento de que as empresas em crescimento precisam.

Em última análise, para fortalecer as defesas no atual cenário de ameaças, as empresas não podem confiar em práticas manuais e descentralizadas de senhas. Soluções como um VMS de plataforma aberta oferecem um caminho estratégico para maior controle, visibilidade e automação. Com o gerenciamento robusto e integrado de senhas de dispositivos, um VMS de plataforma aberta ajuda as equipes de segurança a identificar e reduzir os riscos de forma proativa e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axon Body 4 renova linha de câmeras corporais com mais recursos

Lançamento da Axon oferece gravações de melhor qualidade com perspectivas adicionais, operações simplificadas e introduz suporte de comunicação bidirecional em…

Destaque

Genetec anuncia novas funcionalidades do Security Center SaaS

A solução SaaS oferece às empresas a liberdade de escolher os controladores de porta, câmeras e dispositivos que funcionam melhor…

Destaque

Escolas e creches da rede municipal passam a contar com detectores de metais

O governo municipal busca ampliar o sistema de segurança dos alunos e funcionários das escolas da rede, em Campos dos…