Genetec lança o plugin AutoVu ALPR Analysis Reports para acelerar investigações

As pesquisas forenses baseadas em ALPR aumentam a eficiência dos investigadores e fornecem insights acionáveis


A Genetec anunciou o plugin AutoVu ALPR Analysis Reports, uma ferramenta de investigação avançada que expande os recursos de pesquisa forense baseados em ALPR no Genetec Security Center.

O novo plugin permite que agentes da lei e investigadores filtrem rapidamente o grupo de suspeitos utilizando padrões de comportamento veicular — especificamente a velocidade de condução e os grupos de veículos que trafegam juntos. Ao eliminar a triagem manual de dados e permitir uma análise direcionada e eficiente, a ferramenta foi desenvolvida para economizar um tempo precioso dos investigadores.

“Este plugin oferece aos investigadores o que eles precisam para encerrar casos mais rapidamente”, disse Steve Hins, Gerente do Grupo de Produtos ALPR na Genetec Inc. “Com apenas alguns cliques, eles podem identificar padrões e comportamentos em dados de veículos que, de outra forma, levariam horas ou dias para serem encontrados manualmente”.


O plugin AutoVu ALPR Analysis Reports oferece duas funcionalidades principais:

Com o recurso de Análise de Coorte, os investigadores podem identificar veículos que costumam circular junto com um veículo de placa conhecida — revelando padrões que podem indicar ação coordenada, cumplicidade ou envolvimento em atividades criminosas organizadas. Em vez de analisar manualmente os relatórios de leitura, os oficiais podem inserir uma placa conhecida, selecionar as câmeras ALPR relevantes e definir com que frequência os veículos aparecem juntos (por exemplo, dentro de alguns segundos, em várias câmeras).

O sistema então identifica instantaneamente possíveis coortes de veículos. Em casos como furtos organizados no varejo, isso é especialmente valioso: um veículo suspeito conhecido pode estar ligado a vários incidentes, e a análise de coortes pode revelar se outro veículo, como um carro de fuga, está sempre por perto, ajudando os investigadores a reduzir rapidamente o seu grupo de suspeitos.

O recurso de Análise de Tempo e Velocidade permite que os investigadores identifiquem rapidamente veículos com comportamentos fora do padrão, como aqueles que estão fugindo de uma cena de crime, comparando a velocidade estimada dos veículos ao se deslocarem entre duas câmeras ALPR. Os policiais simplesmente selecionam câmeras localizadas dentro de uma zona de interesse e definem um período de tempo (por exemplo, de um a cinco minutos).

O sistema então gera um relatório listando todos os veículos que passaram por ambas as câmeras, juntamente com suas velocidades estimadas. Isso permite que os investigadores identifiquem imediatamente anomalias — como um veículo trafegando a 100 km/h em uma área onde a maioria circula a 50 km/h — sem precisar vasculhar milhares de leituras de placas. Em incidentes como atropelamentos seguidos de fuga, essa ferramenta ajuda a identificar suspeitos em segundos ao revelar quais veículos passaram em alta velocidade por determinada área logo após o evento.

Disponibilidade

O plugin AutoVu ALPR Analysis Reports está disponível globalmente como um complemento pago para o Security Center, por meio da rede de parceiros de canal credenciados Genetec. Para obter mais informações sobre o plugin, acesse: https://www.genetec.com/product-releases/autovu-alpr-analysis-reports-plugin.

Notícias Relacionadas