Empresa apresenta modelo de negócio que viabiliza financeiramente projetos de segurança em condomínios residenciais e comerciais

Seja para atualizar o parque de câmeras para digitais ou ainda implementar uma portaria remota, qualquer projeto de segurança conta com uma coisa em comum: precisa de verba para se tornar realidade. Pensando nisso, Igor Rascovsky, CEO da CondCred, criou um modelo de negócio que viabiliza a parte financeira de um projeto para condomínios residenciais e comerciais. Na entrevista abaixo, Igor explica como a empresa funciona, quais condomínios são elegíveis, entre outros assuntos.

Por Fernanda Ferreira

Revista Segurança Eletrônica: Poderia explicar como conheceu o mercado de condomínios?
Igor Rascovsky: Eu sempre atuei no mercado financeiro e da área de tecnologia. Fiz ciências da computação na IME-USP, me casei e fui morar em um prédio com 11 unidades, sendo um apartamento por andar; era um edifício antigo, próximo a região da Avenida Paulista, em São Paulo. Como havia poucos moradores, o valor do condomínio era muito caro e isso incomodava todos os condôminos, por isso começaram a surgir ideias do que fazer para reduzir os custos do prédio, e a questão do autoatendimento começou a ser discutida – na época não existia o conceito de portaria remota. Percebemos que esse era o melhor caminho para reduzir as despesas do prédio, ao mesmo tempo que ganharíamos mais segurança, pois teríamos um atendimento realizado por câmeras, biometria e controle de acesso. Entretanto nos deparamos com um grande desafio: o alto custo para rescisão dos funcionários e a compra dos equipamentos de segurança para realizar o projeto. Lembro que não tínhamos dinheiro para fazer esses investimentos, nós tivemos que parcelar todos os valores, aplicar recursos do caixa do condomínio, etc. Após dois meses, o síndico comunicou que estava saindo do prédio e que eu assumiria a sua posição. Isso foi há 8 anos, eu era recém-casado, o mais jovem dos moradores, e nunca poderia imaginar que esse seria o meu ponto de partida para começar a atuar no mercado condominial.

Como eu havia passado por essa experiência, comecei a enxergar os desafios dos complexos residenciais para fazer um projeto, como a necessidade de realizar rateios entre os moradores, ou seja, aumentar o valor do condomínio, o que afeta diretamente o crescimento da inadimplência; a falta de aprovação dos bancos para fornecer um financiamento, entre outros.

Eu segui a vida, mas essas ideias continuaram na minha cabeça, foi quando eu e um colega decidimos há dois anos criarmos a CondCred, uma empresa que financia condomínios que precisam de recursos financeiros para realizarem qualquer tipo de investimento.

Revista Segurança Eletrônica: E como funcionar a CondCred?
Igor Rascovsky: A CondCred ajuda o condomínio a viabilizar a parte financeira do projeto. Nós buscamos ser a solução financeiro do condomínio, para qualquer necessidade. Parcelamos qualquer necessidade, normalmente em até 60 meses, isso direto com o condomínio. O condomínio faz o projeto que ele achar que precisa ou que deve ser feito e nós entramos com os recursos financeiros. Se o condomínio precisa fazer uma reforma na fachada, por exemplo, e a empresa de engenharia não tem o capital de giro para absorver 24, 36 ou 48 meses de parcelamento, nós colocamos os recursos financeiros no caixa do condomínio, e ele pode usar esse crédito até para negociar com a empresa um valor melhor, fazer contratos menores, e conseguir bons descontos. Dessa forma, o integrador pode oferecer uma proposta de portaria remota, por exemplo, e caso o condomínio não tenha o recurso, ele apresenta a CondCred para viabilizar o projeto.

Esse ano me tornei CEO da companhia para expandir o negócio nacionalmente e em outras frentes. Já ajudamos condomínios no Brasil inteiro que precisavam implantar o modelo de portaria remota ou ainda comprar as placas para inserir o sistema de energia solar, mas não tinham o recurso necessário em caixa e então decidiram usar o nosso crédito para tornar o projeto realidade e, com a diminuição das despesas mensais que esses projetos proporcionaram, realizar o pagamento das parcelas para a CondCred.

Revista Segurança Eletrônica: O que um condomínio precisa ter para ser aprovado nesse financiamento?
Igor Rascovsky: Hoje fazemos uma análise de crédito bastante simples e rápida. Normalmente trabalhamos com um prédio que tem pelo menos 12 meses de vida para analisarmos o histórico e do ponto de vista financeiro o condomínio tem que ter a capacidade financeira de honrar as parcelas das quais ele está contratando. Queremos que o condomínio tenha uma vida financeira saudável, que ele faça o que precisa ser feito, mas por outro lado que as parcelas caibam no bolso do prédio.

Revista Segurança Eletrônica: Quem tem interesse em conhecer as condições da CondCred, onde deve buscar mais informações?
Igor Rascovsky: Nós temos o nosso site (www.condcred.com.br), que tem informações sobre a empresa, também estamos em todas as redes sociais e contamos com alguns representantes no Brasil que levam a CondCred para outros estados e cidades.

Revista Segurança Eletrônica: O financiamento pode ser feito em até quantas parcelas?
Igor Rascovsky: Hoje nós trabalhamos em até 60 meses com o pagamento da primeira parcela podendo ser para 90 dias.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona a taxa de juros?
Igor Rascovsky: Trabalhamos com modelo flexível de taxa, depende do perfil do condomínio, do valor que está sendo solicitado, do número de parcelas, etc.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de acrescentar mais alguma coisa para os nossos leitores?
Igor Rascovsky: É muito importante que os condomínios e os síndicos profissionais coloquem a CondCred como uma opção para a concretização do seu projeto, é uma forma de financiar o que precisa sem fazer o que se fazia há alguns anos, que em qualquer necessidade era necessário fazer um rateio extra, esperar o recebimento desse rateio, para depois viabilizar o projeto. O nosso modelo é: faça agora. Você que está como síndico, como conselheiro, como integrador, dá para fazer agora. Eles precisam saber que existe uma opção.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology anuncia Regional Sales Manager para fortalecer a região Sudeste

Multinacional contrata executivo de alto escalão com mais de 20 anos de experiência em TI a fim de alcançar novas…

Destaque

Intelbras lança novos rádios profissionais de alta performance

Ampliação do portfólio visa atender as mais variadas necessidades de cenários que vão desde rádios para veículos e frotas até…

Destaque

Segurança e eficiência operacional melhorada: o sucesso da Orsegups na emissão de identificações com a tecnologia FARGO da HID

Ao longo dos últimos 51 anos, a Orsegups consolidou-se como uma empresa líder no campo da segurança eletrônica no Brasil….