Em Foco: Jose Garcia – Hikvision LATAM

Com presença forte no Brasil, a Hivision vem estabelecendo uma relação de confiança junto aos consumidores e disputando mercado com outros grandes players mundiais. Nesta entrevista, José Garcia, diretor de Marketing e Comunicação LATAM fala sobre as novidades da marca e como serão os novos passos dentro do Brasil.

Segurança Eletrônica: Recentemente a fabricante de software Genetec se posicionou em não mais garantir a segurança das câmeras da marca Hikvision. Qual a posição de vocês sobre esse assunto?
José Garcia: A partir de agora todos os clientes têm de pagar uma licença especial para os clientes que utilizam os dispositivos da Hikvision. Trata-se de uma decisão política e não podemos fazer nada a respeito disso. Apesar disso, temos o suporte de outros players de VMS como ISS, Seventh, Milestone. Dessa forma, respeitamos a decisão, mas não nos preocupamos com ela.

Segurança Eletrônica: Qual foi o objetivo dos eventos Hikvision Experience Pro e Hikvision Discovery 2017?
José Garcia: Eram dois eventos diferentes, para públicos distintos. O primeiro era voltado para integradores de alto nível enquanto que o Hikvision Discovery era voltado para distribuidores. No primeiro dia de evento, no Hikvision Pro, mostramos todas as nossas novidades tecnológicas e a linha Hikvision Pro, que engloba todos os conceitos da linha high-end da marca. O objetivo é separar um pouco esses produtos com maior tecnologia daqueles que vendemos em maior volume. Também apresentamos durante o evento toda a nova equipe comercial da marca. Foi a oportunidade ideal para mostrar a nossa força no mercado, pois tivemos a presença de integradores de todo o país.

Segurança Eletrônica: A ideia é transformar esses dois eventos em encontros anuais?
José Garcia: Nosso objetivo é realizar esses eventos uma vez por ano e, ao mesmo tempo, manter nossos road shows regionais porque sabemos que nem todo mundo pode vir a São Paulo. Os nossos road shows se chamarão Hikvision Tour.

Segurança Eletrônica: Como vocês planejam a política de canais com integradores e distribuidores?
José Garcia: Essa questão foi mudando com o tempo, e hoje contamos com uma quantidade de distribuidores muito maior do que antes. Basicamente, essa reestruturação de canais tem como objetivo cobrir todos os mercados possíveis. Temos distribuidores focamos em vendas em grande volume, outros voltados para a venda de projetos e também estamos trabalhando com parceiros de canais que tem forte presença em TI.

Segurança Eletrônica: Podem citar os principais distribuidores da Hikvision no Brasil atualmente?
José Garcia: Entre os masters temos a WDC Networkis, Global America, Anixter e All Nation. Com a Anixter firmamos um acordo regional e a parceria que temos com esses canais permite que a Hikvision cubra os mais diversos mercados e amplie sua atuação. Além disso, temos programas diferentes para ajudar no crescimento tanto canal do integrador como os distribuidores regionais. É importante que os distribuidores saibam que a Hikvision está presente no Brasil para fortalecer o mercado com profissionais preparados para ajudar os clientes.

Segurança Eletrônica: Quais as estratégias para aumentar sua participação no mercado de segurança?
José Garcia: A ideia da Hikvision, tanto no Brasil como na América Latina, é estabelecer times locais especialmente para ajudar os integradores. A maior parte de nossa equipe é composta por Gerentes de Desenvolvimento de Projetos e Pré-Vendas. Por outro lado, temos a equipe de Gerenciamento de Canais, compostos por profissionais de vendas e equipe técnica para fornecer treinamento.

Segurança Eletrônica: Quais as principais verticais com que a Hikvision trabalha?
José Garcia: Atuamos em praticamente todas as verticais. Nossas equipes têm abrangência para estar em 95% das verticais de mercado. No entanto, temos um foco específico para trabalhar canais, com soluções específicas para varejo e outros setores. Através da linha de produtos que oferecemos ao mercado podemos atuar em quaisquer verticais.

Segurança Eletrônica: Como você vê o mercado brasileiro de segurança e a participação da Hikvision nesse mercado?
José Garcia: A nossa experiência nos eventos brasileiros mostrou que muitas empresas de alto nível do setor deixaram de participar dos eventos – ao menos em 2016. Claro que muito do que se viu nos eventos apenas reflete o momento econômico pelo qual o Brasil está passando, com a desvalorização do Real. Hoje, mais do que nunca, o cliente busca por uma solução de qualidade aliada a um preço acessível. Claro que a Hikvision pode oferecer muito mais do que isso. No que depender de nós, vamos oferecer sempre produtos de qualidade, aliando preço e excepcional suporte ao cliente. Fizemos uma aposta grande no mercado brasileiro e também na América Latina, mas sempre com critérios muito bem definidos. Atualmente temos escritórios em países como Colômbia, México e Chile. Em breve estaremos no Peru e, quem sabe, Argentina.

Segurança Eletrônica: Quais outros eventos, além da ISC Brasil, vocês planejam participar em 2017?
José Garcia: Estaremos em todas as feiras de segurança e também naquelas em que nossos parceiros comerciais participam e levam nossa marca. Temos um sentido de parceria muito grande e consideramos importante que o cliente se sinta amparado em todos os aspectos.

Segurança Eletrônica: Recentemente a Hikvision recebeu um prêmio da Forbes. Pode falar sobre isso?
José Garcia: Estamos na lista da Forbes das empresas mais inovadoras do mundo. E, segundo a lista, acima de grupos como Coca-Cola. No entanto, para nós o mais importante é ser a única do mercado de segurança eletrônica a figurar nessa listagem.

Segurança Eletrônica: No mercado brasileiro, quais as empresas de segurança você considera como reais concorrentes da Hikvision?
José Garcia: Existem várias, mas aí estamos falando de grandes players. Aquelas que baseiam seus negócios unicamente em preços, francamente, não nos preocupam por conta da nossa experiência no mercado. Muitas delas, em nível mundial, deixaram de existir e isso tende a acontecer aqui também. O que nos preocupa são as empresas maiores e que têm uma filosofia parecida com a da Hikvision, focada no integrador e nos parceiros comerciais.

Segurança Eletrônica: Podemos falar sobre as novas tecnologias que a Hikvision está trabalhando e que serão apresentadas no próximo ano?
José Garcia: Temos produtos que lançamos na China e que utilizamos para projetos especiais. E isso pode ser trazido para o Brasil. Além disso há outras linhas de produtos em que estamos trabalhando como drones para uso militar, vigilância automatizada e de resgate. São equipamentos que vêm equipados com plataformas de software que automatizam esses equipamentos e que oferecem várias configurações.
Outro segmento em que a Hikvision vem apostando é o de Robótica Industrial, onde robôs são equipados com as câmeras da marca para trabalhar em armazéns. Além disso, a Hikvision aposta no uso de analíticos de vídeo para fazer contagem em ambientes de fábricas.
O mercado de segurança conhece apenas os equipamentos de videovigilância, mas é preciso lembrar que a Hikvision também comercializa toda a linha de transmissão com acessórios como switches. Além disso, nossa plataforma de software e hardware oferece suporte para alarmes e controles de acesso. Por fim, é importante salientar que somos uma empresa de alta tecnologia, inovação, sofisticação e democratização, portanto, queremos entregar ao mercado brasileiro soluções completas “tudo-em-um” mirando projetos que demandam especificações avançadas como também dar acesso a produtos com real tecnologia para consumidores que até então comprovam produtos com baixa qualidade e limitadas características.

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