Em Foco Giga by Multilaser: Compromisso com a qualidade, preço justo e estoque garantido

A Giga completa um ano de operações “Giga by Multilaser” com resultados surpreendentes. A companhia registrou crescimento de 44% nas vendas dos produtos e almeja crescer mais 60% em 2018, triplicar de tamanho e conquistar mais parcerias. Nesta entrevista, conversamos com Bruno Gouvêa, diretor geral da Giga Security, que falou sobre as mudanças e os próximos passos da empresa

Revista Segurança Eletrônica: Há exatamente um ano, fizemos uma entrevista falando sobre a aquisição da Giga pela Multilaser. Como foi esse ano para você e para a Giga?

Bruno Gouvêa: Foi um ano muito muito bom e desafiador. Conseguir fazer a fusão e aquisição de uma empresa é como uma cirurgia delicada, mas mesmo assim conseguimos ir para dentro da Multilaser, aceleramos os processos e iniciativas de melhoria e a empresa logo no primeiro mês não interrompeu a operação. Esse ano já começamos em ritmo acelerado de novo, registrando crescimento de mais de 40% entre os meses de janeiro a abril.

Revista Segurança Eletrônica: E como foi trazer os colabores da cidade de Santa Rita do Sapucaí/MG para Extrema/MG?

Bruno Gouvêa: O ponto alto foi integrar a cultura das duas empresas. Na Giga já tínhamos uma cultura de inovação, mudança rápida, de ser ágil e flexível e na Multilaser encontramos uma cultura ainda mais dinâmica, e conseguimos acompanhar o ritmo deles. Nós costumamos brincar que a Multilaser é um porta aviões e as linhas de produtos são os aviões caças que saem para voar e caçar no mercado.

Revista Segurança Eletrônica: E qual é a história da Multilaser?

Bruno Gouvêa: É uma trajetória de empreendedorismo, superação, crescimento e de enfrentar desafios. A empresa foi fundada em 1987 pelo pai do Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser, que fundou a companhia com o objetivo de fazer reciclagem de cartuchos de impressora, ou seja, pegar o cartucho vazio, encher de tinta e vender. Já o Alê se juntou a empresa por volta dos anos 2000. Logo em seguida, aconteceu um evento traumático. O pai do Alexandre foi mergulhar e acabou falecendo. Ele então assumiu a empresa, chamou o Renato Feder, que é sócio até hoje da Multilaser – os dois são proprietários meio a meio da empresa – e transformaram uma companhia de reciclagem de cartucho que faturava R$ 30 milhões por ano, em uma gigante do setor de eletrônicos que fatura mais de 2 bilhões por ano. E isso está arraigado na cultura do time da Multilaser, que é uma equipe simples, que trabalha duro e com agilidade. Foi bem legal que conseguimos unir a história da Giga com a da Multilaser e ter esse sucesso todo que já está acontecendo.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os produtos que a Multilaser trabalha?

Bruno Gouvêa: A Multilaser tem uma linha de produtos muito diversificada, e em vários setores ela é líder. Temos celulares, tablets, notebooks, pendrive, rádio automotivo, fone de ouvido, acessórios de informática, som bluetooth, uma linha de brinquedos, de produtos baby, entre outros soluções.

Revista Segurança Eletrônica: O que vem de novidades de produtos Giga?

Bruno Gouvêa: Como falei, a Multilaser tem uma linha bem ampla de produtos e a ideia é trazer esse conceito de ter uma linha ampla de produtos de segurança eletrônica para a Giga. Estamos vindo com sensores de alarme, videoporteiro, cabeamento de rede, cabeamento coaxial para câmeras, microfone para CFTV, sensores de barreira para muros, travas elétricas e magnéticas e uma linha completa de controle de acesso. No segmento de CFTV, estamos evoluindo rápido e criando soluções robustas, com performance alta para concorrer em grandes projetos. Um exemplo disso é a linha que virá com tecnologia de compressão Ultra H265, câmera 4MP de entrada, WDR real, entre outros recursos, para trazer funcionalidade para os grandes projetos do Brasil com marca Giga.

Revista Segurança Eletrônica: E agora é entregar toda a solução de segurança completa para o distribuidor e o integrador?

Bruno Gouvêa: Exatamente, vamos estar dentro do distribuidor, em todas as prateleiras, em todos os produtos, em todas as categorias de segurança e também vamos entrar nos grandes projetos junto com os integradores.

Revista Segurança Eletrônica: Você é o empreendedor responsável por essa aquisição, ao que você dá esse sucesso?

Bruno Gouvêa: O mercado hoje está muito competitivo e para conseguirmos ter sucesso, crescer e ir para frente, primeiro precisamos ter um porte empresarial muito bem estruturado. Em uma das conversas que tive com o Alexandre e com o Renato, eles contaram que em diversos mercados que eles entraram existiam líderes, existiam outras empresas disputando aquele nicho, e baseado no conceito de um tripé, que é qualidade, preço justo e produto no estoque, e com trabalho duro e humildade, eles conseguiram a liderança em diversos mercados, como pen drives, tablets e som automotivo. E a Giga veio para conseguir trazer esse tripé para o mercado de segurança, baseada em parceria de longo prazo. Não viemos como aventureiros, viemos para ficar, essa é a nossa visão como empreendedores no mercado de segurança hoje.

Revista Segurança Eletrônica: O que mudou para o distribuidor a parceria da Giga com a Multilaser?

Bruno Gouvêa: Nós entendemos as necessidades e dificuldades dos empreendedores de distribuição atacadista do segmento de segurança eletrônica, do que eles precisam para conseguir crescer e desenvolver um bom negócio. E a nossa parceria trouxe uma série de benefícios, como o Troca Fácil (expressa), que se aplica para toda linha de produtos, tanto Giga quanto Multilaser, e funciona da seguinte forma: caso um dos nossos produtos chegue com defeito para o instalador, a loja do distribuidor dá um novo produto para o instalador e devolve o produto com defeito para nós, sem custo nenhum. A Giga então gera crédito do valor integral do produto para esse distribuidor utilizar em compras futuras. Além disso, temos uma política comercial cheia de benefícios. Nós protegemos o distribuidor para que esse profissional realmente consiga focar em ampliar o negócio, crescer e buscar cliente, e não precisar ficar preocupado com a relação dele com o fabricante. Colocamos todas as armas nas mãos dos distribuidores para que consigam lutar por mais espaço, por mais mercado, junto com a gente.

Revista Segurança Eletrônica: Quem estiver lendo essa matéria e tiver interesse em ser um distribuidor Giga Multilaser, como ele deve fazer?

Bruno Gouvêa: No nosso site temos um canal chamado “Onde Comprar” exclusivo para receber o contato dos distribuidores que querem ser parceiros. Também ampliamos o nosso time comercial para 3x mais colaboradores e aumentamos em 5x mais o investimento em marketing da marca Giga, e estamos pegando carona também no conhecimento dos clientes finais da marca Multilaser. Começamos a fazer marketing de massa nos canais de televisão, nos jornais, nas revistas e também investindo bastante na marca Giga nos canais de segurança, que é o canal que sempre protegemos e vamos continuar dessa forma.

Revista Segurança Eletrônica: Na unidade de Extrema, em Minas Gerais, há quantas pessoas trabalhando?

Bruno Gouvêa: São quase dois mil colaboradores, se contarmos grupo inteiro, com os representantes, são mais de três mil pessoas trabalhando junto com a Multilaser.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os planos da Giga para o futuro?

Bruno Gouvêa: Pretendemos triplicar o tamanho da Giga, alcançar muito mais distribuidores, revendedores e instaladores, e entrar no mercado de projetos alto nível. Para isso, estamos trazendo muita parceria, e quem colaborar conosco vai crescer junto e vai conquistar o mercado com a gente.

“Foi um ano de muito crescimento, em que as nossas vendas de produtos Giga cresceram 44%. É um resultado bastante agressivo e nos deixa muito animados para servir cada vez melhor o mercado de segurança brasileiro. Para 2018 a nossa meta é crescer 20% na marca Multilaser e crescer em 60% a nossa linha de segurança Giga. Sempre investindo em estoque abundante, muitos lançamentos e novidades. A partir do meio do ano nós vamos ter a novidade da marca Giga by Multilaser, associando as duas marcas e fazer com que o consumidor veja a Giga como uma marca cada vez mais conhecida. Isso tudo sem perder a tradicional política da Giga de qualidade, de respeito ao canal e de manter o foco totalmente no mercado de segurança. Vamos ter o melhor dos dois mundos e contamos muito com nossos parceiros para nos ajudar nesse crescimento.”

Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multilaser.

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