Em Foco: Branding + Capital Humano

Desde 2018 a Dahua Technology atua com um marketing totalmente focado em branding e inovação. Edson Santos, Gerente de Marketing, fala um pouco sobre as mudanças, conquistas e os desafios do marketing em meio ao COVID-19

Por Redação

Revista Segurança Eletrônica: Há dois anos, a Dahua Technology começou um reposicionamento no Brasil que mudou toda a estrutura. Como foi essa mudança na área de marketing?
Edson Santos: No segundo semestre de 2018, iniciamos um processo que tinha como objetivo entender como a marca era vista por clientes finais, integradores, distribuidores e colaboradores. Identificamos que a imagem de marca gerada não tinha alinhamento com aquilo que desenhávamos para o futuro da Dahua Technology no Brasil. Após pesquisas, entendemos que toda a nossa abordagem de comunicação era pautada em venda de produtos e não em venda de valor. Junto com o nosso Diretor de Canais, Fabio Lopes, Gerentes de Canais, Vânia Munaretto e o nosso Presidente, Neil Ni, criamos um plano de marketing pautado em reposicionamento e inovação, onde a marca seria posicionada pelo seu propósito no mundo.

Revista Segurança Eletrônica: Quais foram os principais desafios nesse período?
Edson Santos: A Dahua Technology é uma empresa global que possui uma matriz e uma fábrica inteligente extremamente organizada com uma das melhores estruturas da Ásia. Sua área de engenharia é composta por 50% do quadro de funcionários, então, nosso principal desafio era mostrar a grandeza de uma marca que estava distante de nossos olhos. Em 2016, por exemplo, muitos clientes imaginavam que a Dahua Technology poderia ser mais um player no mercado, porém mostramos que somos muito mais do que uma marca, e sim um sinônimo de alta tecnologia que respeita acima de tudo o canal e também seus colaboradores. Comparando a marca com outros segmentos, seríamos uma Tesla ou Apple de seus respectivos mercados.

Revista Segurança Eletrônica: Durante esses dois anos, a marca fez muitas atividades que se destacaram no mercado de videomonitoramento. Pode citar as principais?
Edson Santos: Acredito que o trabalho de branding conseguiu mostrar que temos a nossa personalidade e também uma comunicação clara, focada sempre em soluções inteligentes. A cor azul se tornou a nossa marca registrada, então muitos clientes já associam a cor as nossas soluções ou atividades. Nas nossas redes sociais destaco o trabalho realizado no LinkedIn, onde falamos com os principais CIOs e C-levels das principais empresas do mercado brasileiro. No YouTube, houve o investimento em content marketing visando levar conhecimento ao mercado de uma maneira simples e clara. Cabe ressaltar o excelente apoio do nosso gerente de produtos, Adriano Oliveira, que mostrou-se ser um apresentador ímpar de toda a curadoria feita pelo nosso time. Em capacitação dos colaboradores, transformamos treinamentos sazonais em um núcleo totalmente estruturado, o Dahua Academy, a partir da orientação do nosso coordenador de treinamento, Ricardo Rabelo. Na área de relacionamento, fechamos uma parceria com a Arena Allianz Parque, que possibilitou entregar, graças ao trabalho do nosso Gerente de Projetos, Leandro Quintas, uma solução que tornou o local a arena mais segura da América Latina, e somando isso, edificamos um camarote totalmente pensado para que o nosso cliente tivesse uma experiência única em shows e também em jogos. A ISC 2019, que foi um sucesso mundial, no qual o nosso stand estava repleto de soluções ao vivo, além de aspectos sensoriais ligados a neuromarketing que transferiram aos nossos clientes valores como sofisticação, inovação e alta tecnologia. Todo o trabalho em equipe neste evento foi reconhecido pela nosso Diretor de Marketing Regional, Martin Otazua, bem como pelo nosso Diretor de Marketing Global, Gao Jiaqi. Além disso, muitas outras atividades foram realizadas sempre em conjunto com nossos colaboradores.

Revista Segurança Eletrônica: Ser uma marca de videomonitoramento para projetos de alta performance exige um trabalho diferente diariamente?
Edson Santos: A Dahua Technology possui uma filosofia de qualidade totalmente pautada em processos e certificações internacionais que visam entregar um projeto único, totalmente customizado para empresas que buscam segurança eletrônica inteligente. Os nossos engenheiros passam por um fluxo intenso de treinamentos mensais com o objetivo de manter um alto índice de qualidade em nossos projetos. Por sua vez, os integradores e distribuidores são certificados anualmente com o intuito de verificar se possuem engenheiros qualificados, local de armazenamento, padrão de atendimento, metodologia de projeto e outros fatores essenciais. Aliado a tudo isso, os nossos produtos passam por testes que respeitam os padrões mais exigentes da Europa, sendo uma das 10 melhores tecnologias de reconhecimento facial do mundo segundo o reconhecido instituto NIST, National Institute of Standards and Technology em inglês, baseado nos Estados Unidos.

Revista Segurança Eletrônica: Em novembro de 2019, a Revista Segurança Eletrônica esteve presente na inauguração do 1º Dahua Experience Center da América Latina. Por que você considera esse espaço um marco para a empresa?
Edson Santos: Este novo espaço é um divisor de águas para nós, afinal agora podemos demonstrar ao vivo para os nossos clientes as soluções que podem ser aplicadas em diversas verticais. Muitas vezes, um grupo empresarial nos procura com uma demanda, mas ao olhar o nosso centro de experiência, acabam descobrindo que podem adquirir soluções para outras empresas do grupo. O espaço foi desenhado a partir de um estudo no qual observarmos os melhores shows rooms de marcas de luxo e tecnologia de Paris, Nova York e Shangai, e partir deles começamos a criar tudo pensando em elementos que pudessem se conectar com a nossa marca. A área de Marketing em conjunto com a nossa Gerente de Operações, Michele Min, formatou um projeto que atendeu as expectativas de todos os envolvidos.

Revista Segurança Eletrônica: Hoje vivemos a pior crise mundial deste século devido ao COVID-19. Na sua concepção como as marcas devem se comportar nesse momento?
Edson Santos: Em primeiro lugar, para entender o conceito de uma marca, basta imaginá-la como uma pessoa com alma, problemas, pontos fortes, personalidade e outras questões inerentes ao ser humano. Portanto, se uma pessoa tenta oferecer algo em um momento de dor devido a um problema no trabalho ou saúde, automaticamente reagiremos de forma rápida, afinal queremos ser compreendidos. Assim é o momento atual, as empresas com marcas fortes devem compreender que é o tempo de união, empatia e compreensão. Logicamente, os serviços podem continuar sendo divulgados, mas é tempo de mudar o apelo de comunicação, trabalhar o marketing de propósito focando no mundo, nas pessoas e na confiança de que tudo isso é uma fase.

Revista Segurança Eletrônica: Qual o principal fator que diferencia a Dahua Technology?
Edson Santos: Nossa equipe, sem sombra de dúvidas. Temos a melhor tecnologia, o melhor produto e também uma estrutura excelente em nossa empresa, porém nada disso Em Foco seria completo sem a presença de cada um de nossos colaboradores atendendo os nossos clientes externos e internos. Atualmente, temos um time de engenheiros com média de 15 anos de experiência somente no mercado de videomonitoramento. As nossas lideranças, como o nosso Presidente Neil Ni, o nosso Diretor de Canais Fabio Lopes e o Gerente de Engenharia Lucas Kubaski, nos conduzem a um crescimento contínuo onde todos são envolvidos em todas as atividades. Esse fator humano ajudou imensamente na transformação da nossa marca no Brasil. Somos muito mais do que profissionais, trabalhamos com um objetivo de proteger famílias, empresas, cidadãos e o mundo.

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