Cresça em mercados com muitos concorrentes

A concorrência em mercados como o nosso, muitas vezes é levada como perigosa ou até mesmo negativa por alguns gestores, mas será que isso é verdade? Tudo depende de uma vantagem competitiva chamada criatividade que após um tratamento se torna inovação. Segundo pesquisas da Universidade de Harvard, 40% das empresas estão pautadas em análises competitivas que observam inteiramente os seus concorrentes de uma maneira “mecânica”, cabendo-lhes realizar um “CTRL+C e V” melhorado em seu negócio. Essa é uma maneira muito simples que acaba sendo a mais fácil, porém talvez a que tenha o pior retorno.

Em um mundo cheio de estereótipos predefinidos com base em matrizes mágicas que prometem trazer o “cliente amado” em dias, observamos uma certa estagnação por parte da criatividade. Muitas vezes isso isto é gerado pelo foco abusivo em vendas que está condicionando ao número, e que deixa cego todos os envolvidos no processo. Nesse momento eu pergunto: Você já parou e analisou a quantidade de startups que foram criadas nesses últimos 2 anos? Sim, muitas ideias nascem em uma conversa de boteco e com muita dedicação se tornam revolucionárias, se tornando uma grande vantagem competitiva. Talvez você leitor se pergunte o porque da citação startup. Simples, empresas com esse perfil querem mudar a vida humana de alguma forma, oferecendo um conceito que transforme o mundo.

Gostaria de citar um exemplo bem diferente que uma startup oferece a salões de beleza no Brasil, uma solução para marcar horários de serviços. Eu lembro quando eu era adolescente e ficava 3 horas na fila esperando a bendita hora de cortar o cabelo. Hoje algumas barbearias oferecem um serviço que você consegue escolher o horário, o profissional e até mesmo pagar no próprio aplicativo. Tudo isso na ponta dos dedos, sem fila, sem espera e tudo já preparado pra você.

Agora para quem trabalha no mercado de segurança deve se perguntar: Este artigo está comemorando a entrada de muitos concorrentes em meu mercado e o autor acredita que isto é positivo? Exatamente! Quantas vezes você parou uma vez por ano para ouvir os seus clientes de maneira focada? E a sua equipe? Ideias criativas devem ser lapidadas como um diamante e assim transformadas em inovações. Quando você encontra um concorrente oferecendo o mesmo que você oferece, pense e analise, faça diferente e busque uma forma de gerar mais vendas inovadoras.

Outra coisa, cuide bem da marca da sua empresa e faça o mapeamento dos “pontos de contatos”, ou seja, onde os seus clientes terão contato com sua marca. Imagine um cliente potencial chegar em sua empresa e encontrar uma equipe de funcionários com um uniforme feio e um estabelecimento com uma temperatura similar a de Dubai, sem ar condicionado ou ventilador? Ele logo gerará comparações, e dessa maneira posicionará a sua marca como algo de baixa qualidade. Pense em cada detalhe, se diferencie a cada ano, a cada mês e se coloque como a marca diferente de todas do segmento.

O mercado de segurança, se tratando de distribuição, revendas e instaladores, ainda apresenta muitas oportunidades. Portanto, em um mercado com muitos concorrentes a chance da sua vantagem competitiva ter uma percepção de valor otimizada, é muito alta, afinal não é melhor você ser a escolha certa de 10 concorrentes do que 3 concorrentes? Mesma coisa se comparado ao futebol, é melhor você ganhar um grande campeonato internacional com 4 times ou 32 times? Pense e repense. Até a próxima.

Edson Santos

Edson Santos

Coach, Palestrante e Especialista de Branding com Pos-graduação em Gestão Estratégica de Marca pela FIA/USP e graduado em Propaganda e Marketing pela UNIP. Possui mais de 15 anos de experiência na área de marketing e vendas, e atua no mercado de tecnologia há mais de 10 anos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Hikvision investe em soluções inovadoras para eficiência energética

Empresa que faturou mais de 12 bilhões de dólares em 2022 usa 11% de sua receita em pesquisa para desenvolver…

Destaque

Hikvision fecha parceria com uma das maiores empresas de monitoramento do Nordeste

Pensando em oferecer o melhor serviço disponível no mercado aos seus consumidores, o GrupoSEG, com matriz na cidade de Recife…

Artigos

Safe Cities: 5 estratégias para transformar a segurança urbana no Brasil

Por Hilton Carvalho, gerente de pré-vendas da Hikvision Safe City ou Cidade Segura vem ganhando espaço no mundo e no…