Controle de Acesso monitorado ou não monitorado?

Dentro do contexto de controle de acesso, não é comum nos referirmos a essa solução como monitoramento. Esses termos são mais comuns no mercado de segurança eletrônica quando nos referimos a proteção patrimonial, segurança perimetral, entre outros. O entendimento básico é que podemos ou não manter um monitoramento ostensivo acerca do controle de acesso.

Analisemos duas situações distintas:

A) Um pequeno comércio: nesse local, há o planejamento de abertura e fechamento, horários e dias de funcionamento, e também salas mais protegidas, como acesso à sala gerencial ou ao almoxarifado, que devem obedecer critérios de quem pode entrar em cada um desses ambientes.

B) Um prédio comercial de alto fluxo: Nesse empreendimento, além de haver um fluxo muito alto de pessoas, há também maior assédio de entrada de pessoas não autorizadas, ou pessoas que não são mais bem vindas por quaisquer motivos, ou simplesmente que precisam respeitar uma agenda específica de acesso. Bem como pessoas que não podem acessar com seus veículos nos estacionamentos, ou devem respeitar setores específicos para esse acesso. Além de áreas de segurança, como sala de supervisão, salas de geradores, bombas, etc.

Analisando essas duas situações, é fácil perceber que, na primeira, não é necessário um monitoramento ostensivo, basta que os acessos, permissões, cartões, estejam devidamente configurados e preparados, e manter a instituição operando. Já no segundo caso, é necessário um monitoramento ostensivo, que seja acompanhado o dia a dia, pronto atendimento em casos de ocorrências, sejam de intrusões, fraudes de acesso ou simplesmente manutenção.

É fundamental entendermos essas diferenças, pois no mercado podemos encontrar produtos que nos direcionem para esse ou aquele mercado, com diferenças de preços, funcionamentos, etc. E aproveitar as diferenças desses produtos também é muito importante. Um sistemas mais enxuto pode ser a medida exata para o cliente A, e um produto mais complexo poderia gerar custos maiores ou maior manutenção para esse mesmo cliente, como também um cenário mais adequado para o cliente B.

É necessário sempre estar antenado e atualizado com relação ao que o mercado oferece, em termos de escalabilidade, recursos e continuidade.

Para ajudar nessas questões, a CDVI oferece duas linhas de produto,  a Atrium e a Centaur.

A Atrium atende plenamente situações como a A, e é amplamente difundida em mercados como os Estados Unidos, onde a utilização desse modelo de negócio é amplo e corriqueiro.

A Centaur já oferece uma gama altíssima de recursos, monitoramento, personalizações, que visa atender as demandas mais complexas e estruturas mais detalhadas.

Por Silvano Barbosa – CDVI Regional Sales Manager Brasil

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