Conheça 5 cenários onde uma solução de CFTV se torna indispensável

Conheça 5 cenários onde uma solução de CFTV se torna indispensável   

Seja em residências, indústrias, comércios, espaços públicos, e até aplicações veiculares, sempre há espaço para bons motivos para a implementação de uma solução no segmento de CFTV. Iremos neste artigo te apresentar 5 cenários onde esta realidade se torna indispensável.

 

1 – CFTV para Qualidade de vida

Um dos nossos maiores bens certamente é nossa vida e de nossa família. Tenho a certeza de que você deseja segurança e bem estar para si e para eles.

Estamos vivendo um contexto triste de insegurança e criminalidade no Brasil, e com isso, todos os dias assistimos nos noticiários crimes e mais crimes que fazem de alvo estudantes, trabalhadores, mães e pais de família, filhos, amigos, enfim… Uma cena de entristecer.

Sabendo de toda esta circunstância não é prudente que estejamos desprevenidos, sem recursos que nos ajudem  a evitar passar por situações como estas em nosso cotidiano.

O CFTV (circuito fechado de televisão) é a solução mais acessível para quem deseja investir na segurança do seu lar e do seu negócio.

É verdade que o poder público tem investido em soluções de vídeo monitoramento em vias públicas, praças entre outros com o famoso projeto “olho vivo”. Mas, sabemos que segurança nunca é de mais, principalmente dos nossos muros para dentro. Invista, vale a pena!

 

2 – CFTV para Prevenção de perdas

Nenhum gestor de negócios se alegra ao receber o relatório de perdas de sua equipe. Grandes atacadistas, transportadoras, rodoviárias, aeroportos, indústrias e distribuidores são os que mais sofrem com este problema, chegando em alguns casos do prejuízo na casa dos milhões.

Investir em pessoal qualificado para o monitoramento humano do ambiente pode ajudar, mas já não é mais suficiente. Uma boa solução de CFTV certamente é indispensável para o controle eficaz dos produtos e serviços de uma organização.

Existem várias tecnologias inteligentes em CFTV que facilita o trabalho e processo humano, segue alguns:

Retirada de Objeto

Este recurso presente em alguns softwares de monitoramento e embarcado em certos modelos de câmeras permite que determinada área (ou áreas) do ambiente monitorado sejam demarcadas por um quadrante virtual que cobre determinado produto, pallet, porta, extintores e tudo quanto possível para que toda vez que aquele objeto demarcado for retirado do local imediatamente a solução de CFTV pode tomar diversas ações, como a notificação no celular de algum líder de segurança, o envio de e-mails com fotos, um pop-up na sala de monitoramento e até mesmo acionar alguma saída PGM para ligar uma sirene, um giroflex, um portão eletrônico e tudo quanto dentro da automação podemos agregar.

Outro cenário muito utilizado do CFTV com este intuito da prevenção de perdas é se utilizar câmeras para monitorar a operação de recebimento, contagem e fechamento de caixa (geralmente visto em comércios). É algo que realmente pode resolver grandes impasses em possíveis diferenças de valores em relatório financeiros.

Por último mas não menos importante, podemos contar com o recursos de contagem de objetos que, para um ambiente de conferência, expedição e produção se mostra extremamente necessário! Na medida que o objeto cruza uma linha virtual habilitada via configuração na cena que está sendo captada, então, é realizada a contagem.

 

3 – CFTV para Segurança Veicular

 

Segurança por vídeo monitoramento em veículos deixou de ser uma característica exclusiva das empresas de transporte de valores e viaturas policiais.

Já é possível encontrar soluções de CFTV veiculares para os mais diversos fins, até mesmo para quem queira gravar aquela viagem de final de ano!

Se tratando de segurança, imagina um carro que, sendo furtado e tendo CFTV veicular está enviando as imagens do trajeto feito direto para o celular do dono do automóvel?

Outro recurso muito utilizado para segurança veicular é a leitura e reconhecimento de placas para identificação de carros roubados e afins por parte do poder público.

 

4 – CFTV para Análise de negócio

Uma grande novidade encontrada nas soluções de CFTV são ferramentas que podem ser usadas para análise do negócio e dar aos gestores indicativos de seu público e o comportamento deste dentro de seu estabelecimento. Entenda o cenário:

Podemos utilizar o recurso de mapa de calor para monitorar dentro do ambiente quais espaços são mais frequentados pelos clientes, quais mesas são mas utilizadas, quais gôndolas são mais visitadas para que, utilizando este mapeamento, possamos reposicionar produtos, alterar disposição das mesas e afins.

 

Outra situação seria a utilização do recurso de contagem de pessoas para saber qual o fluxo de cliente diário, ou semanal ou mensal e até mesmo anual do seu estabelecimento, integrando ainda a inteligência de reconhecimento facial para identificação de clientes catalogados como suspeitos e afins.

 

5 – CFTV para Melhorar a efetividade da Segurança Pública

 

Cidade inteligente, cidade conectada, cidade digital… Vários são os nomes dados para projetos onde se busca trazer conectividade e segurança para nossos municípios. Há algum tempo existe a iniciativa do poder público em instalar câmeras para vigiar praças e rodovias, agora podemos ir muito além.

Imagine a possibilidade de integrarmos as instalações de CFTV das residências nos bairros para vinculá-las ao centro de monitoramento e base dados das forças policiais?

Pois bem, já é uma possibilidade com os recursos de federação em CFTV geralmente feito via software especialista.

Outra aplicação de CFTV para segurança pública são as instalações veiculares em ônibus de transporte público para identificação de crimes ocorridos nos carros, sendo que, esta mesma integração pode ser feita via federação também com as polícias.

 

Conclusão – Devemos usar a tecnologia como aliada, principalmente quando falamos de segurança. A prevenção sempre é o melhor caminho!

Jhean Almeida

Jhean Almeida

Especialista em CFTV certificado Furukawa, D-Link, Intelbras, Bosch, Microsoft e Genetec. Foi autor técnico dos cursos: "Instalação e Configuração de CFTV-IP" e "Profissional de Segurança Eletrônica", além de revisar e atualizar o conteúdo dos cursos "Tecnologia de Redes de Computadores" e "Redes Wireless" na Treinar Minas. Formado em Redes de Computadores e graduando em Defesa Cibernética.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia de São Paulo adotará reconhecimento facial em investigações

A tecnologia de reconhecimento facial será usada por mais um órgão público. Segundo o Mobile Time, a Polícia Civil de…

Segurança Eletrônica

TS Shara lança linha de nobreaks para proteção de aplicações críticas de TI

A TS Shara, fabricante nacional de nobreaks e estabilizadores de tensão, anuncia o lançamento da linha de nobreaks, o UPS…

Destaque

Nova ferramenta potencializa a qualidade das instalações dos sistemas de vídeo

Dispor de uma visão global das melhores práticas para a instalação e implantação de soluções de vídeo confiáveis e escaláveis…