Condomínio Real Park adota solução para segurança patrimonial e controle de acesso com reconhecimento facial e aumenta proteção de moradores e funcionários

O Condomínio Real Park, uma infraestrutura de alta renda localizada em Mogi das Cruzes (SP), adotou um conjunto de soluções de acesso e monitoramento da Dahua Technology que conferem proteção para a segurança patrimonial e controle de acesso por reconhecimento facial tanto para funcionários como para os 1,4 mil moradores das 350 casas.

O investimento realizado é da ordem de R$1,7 milhão e o projeto foi finalizado há cerca de dois meses. A solução é segurada contra danos, incêndio, enchente, descarga elétrica, furto, entre outras avarias.

“Temos uma grande preocupação com a questão de segurança, pois quem compra um imóvel com estas características prioriza a segurança e o bem-estar da família”, explica Luis Tabelião, vice-presidente da Associação Real Park.

Os condôminos não estavam satisfeitos com as soluções anteriormente implementadas, pois ocorreram falhas que geraram invasões às dependências do condomínio. Antes, o controle de acesso era realizado com uso de tokens que os moradores muitas vezes esqueciam ou perdiam. Além disso, o sistema antigo demandava muito tempo para a identificação de visitantes, principalmente quando ocorriam com um grande número de convidados dos moradores.

As dificuldades de acesso eram inúmeras, o que tornava a entrada dos prestadores de serviços um processo moroso. A situação tornou-se recorrente e resultava em filas extensas no portão de visitantes. Os funcionários de segurança apontaram baixa qualidade das imagens das câmeras anteriores, o que dificultava a inspeção do perímetro, principalmente na área do bosque e no período noturno. Os equipamentos apresentavam ainda muitos defeitos.

Desta forma, a administração buscou no mercado uma nova solução para atender de maneira efetiva a necessidade por controle de acesso e segurança. A auditoria Olimpo realizou a análise do local para indicar as soluções necessárias, mapeando todas as áreas e procedimentos de risco.

Escolha de fornecedor

A Dahua Technology foi então, convidada a realizar uma prova de conceito e a diferença entre a qualidade das câmeras do novo projeto, nos critérios resolução e luminosidade, na comparação com a solução anterior foi decisiva para a contratação. A adoção da plataforma ocorreu graças aos diferenciais técnicos, a proteção que confere e facilidades que a plataforma de segurança e controle de acesso por reconhecimento facial oferecem.

A consultoria Celtigrid é a parceria da Dahua Technology nesse projeto do condomínio Real Park. A empresa foi responsável pela instalação das câmeras com alta resolução e tecnologia IP, entre outros equipamentos, em uma solução completa que inclui datacenter e dashboards de avaliação.

“Todo o trabalho foi realizado em parceria com a Dahua Technology, que ofereceu uma consultoria técnica acima das expectativas. O controle de reconhecimento facial apresentou alta aceitação tanto por moradores quanto por funcionários e descartou o uso do token, um diferencial em tempos de pandemia do COVID-19, já que elimina o contato físico”, explica Macário Roberto, diretor técnico da Celtigrid.

A plataforma é completa e permite que condôminos e visitantes acessem o empreendimento de maneira segura e ágil fornecendo ainda aos profissionais de segurança o conhecimento em tempo real de quem está no condomínio e o momento exato de saída, seja morador, visitante ou prestador de serviço.

Há uma sala de monitoramento blindada, onde estão funcionando todos os equipamentos, conferindo celeridade de acesso e oferecendo um banco de dados sobre esse fluxo, com inteligência e padronização de processos.

O projeto conta com 80 câmeras bullet e 12 câmeras PTZ, cinco equipamentos de intercomunicação (VTO), três baias grandes de controle de acessos, outras duas de menor porte sem troca de voz e cinco master stations instaladas.

“Todo o trabalho de entrega foi realizado de maneira ágil, para que o Real Park promovesse a segurança num perímetro de quatro quilómetros de maneira simples, ágil e inteligente”, afirma Francisco Tetzner Neto, coordenador de produto da Dimensional.

Foram instalados também sensores com comunicação por meio de fibra óptica em todo o entorno do condomínio e caso algum indivíduo encoste uma escada no muro, por exemplo, abrirá um pop-up na tela da segurança. A câmera inteligente vai buscar a zona indicada e irá disparar um alarme de luz e outro sonoro, apontando que naquele local há algo fora de padrão.

“Nós tivemos um feedback muito bacana de todo o público, sendo que os moradores aprovaram as novas soluções adotadas principalmente por abandonarem os tokens de acesso. Por outro lado, os colaboradores responsáveis pelo monitoramento têm muito mais controle, garantindo a segurança de todos no condomínio”, completa Fábio Lopes, diretor de canais da Dahua Technology.

Graças a efetividade do projeto haverá a segunda unidade do Real Park e os planos incluem replicar o sistema de segurança da Dahua Technology. A iniciativa de segurança do condomínio tornou-se um benchmark regional e gerou negócios com outros dois empreendimentos, sendo que um deles possui 1350 lotes e terá um showroom com todas as soluções da Dahua Technology que foram implementadas no Real Park.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology contrata nova gerente regional para o Rio de Janeiro

Elisabeth Cardoso é a nova gerente regional da Dahua Technology Brasil, responsável por aplicações para grandes projetos realizados no Rio…

Destaque

Quatro maneiras de aprimorar o seu sistema de segurança

Tornar um sistema de segurança mais inteligente é muito mais fácil do que se pode imaginar. O foco em elementos-chave…

Segurança Eletrônica

Intelbras lança Sistema de Automação Residencial Mibo Home

A Intelbras lança o Sistema de Automação Residencial Mibo Home, tecnologia que permite transformar o lar dos brasileiros em uma…