Condomínio Real Park adota solução para segurança patrimonial e controle de acesso com reconhecimento facial e aumenta proteção de moradores e funcionários

O Condomínio Real Park, uma infraestrutura de alta renda localizada em Mogi das Cruzes (SP), adotou um conjunto de soluções de acesso e monitoramento da Dahua Technology que conferem proteção para a segurança patrimonial e controle de acesso por reconhecimento facial tanto para funcionários como para os 1,4 mil moradores das 350 casas.

O investimento realizado é da ordem de R$1,7 milhão e o projeto foi finalizado há cerca de dois meses. A solução é segurada contra danos, incêndio, enchente, descarga elétrica, furto, entre outras avarias.

“Temos uma grande preocupação com a questão de segurança, pois quem compra um imóvel com estas características prioriza a segurança e o bem-estar da família”, explica Luis Tabelião, vice-presidente da Associação Real Park.

Os condôminos não estavam satisfeitos com as soluções anteriormente implementadas, pois ocorreram falhas que geraram invasões às dependências do condomínio. Antes, o controle de acesso era realizado com uso de tokens que os moradores muitas vezes esqueciam ou perdiam. Além disso, o sistema antigo demandava muito tempo para a identificação de visitantes, principalmente quando ocorriam com um grande número de convidados dos moradores.

As dificuldades de acesso eram inúmeras, o que tornava a entrada dos prestadores de serviços um processo moroso. A situação tornou-se recorrente e resultava em filas extensas no portão de visitantes. Os funcionários de segurança apontaram baixa qualidade das imagens das câmeras anteriores, o que dificultava a inspeção do perímetro, principalmente na área do bosque e no período noturno. Os equipamentos apresentavam ainda muitos defeitos.

Desta forma, a administração buscou no mercado uma nova solução para atender de maneira efetiva a necessidade por controle de acesso e segurança. A auditoria Olimpo realizou a análise do local para indicar as soluções necessárias, mapeando todas as áreas e procedimentos de risco.

Escolha de fornecedor

A Dahua Technology foi então, convidada a realizar uma prova de conceito e a diferença entre a qualidade das câmeras do novo projeto, nos critérios resolução e luminosidade, na comparação com a solução anterior foi decisiva para a contratação. A adoção da plataforma ocorreu graças aos diferenciais técnicos, a proteção que confere e facilidades que a plataforma de segurança e controle de acesso por reconhecimento facial oferecem.

A consultoria Celtigrid é a parceria da Dahua Technology nesse projeto do condomínio Real Park. A empresa foi responsável pela instalação das câmeras com alta resolução e tecnologia IP, entre outros equipamentos, em uma solução completa que inclui datacenter e dashboards de avaliação.

“Todo o trabalho foi realizado em parceria com a Dahua Technology, que ofereceu uma consultoria técnica acima das expectativas. O controle de reconhecimento facial apresentou alta aceitação tanto por moradores quanto por funcionários e descartou o uso do token, um diferencial em tempos de pandemia do COVID-19, já que elimina o contato físico”, explica Macário Roberto, diretor técnico da Celtigrid.

A plataforma é completa e permite que condôminos e visitantes acessem o empreendimento de maneira segura e ágil fornecendo ainda aos profissionais de segurança o conhecimento em tempo real de quem está no condomínio e o momento exato de saída, seja morador, visitante ou prestador de serviço.

Há uma sala de monitoramento blindada, onde estão funcionando todos os equipamentos, conferindo celeridade de acesso e oferecendo um banco de dados sobre esse fluxo, com inteligência e padronização de processos.

O projeto conta com 80 câmeras bullet e 12 câmeras PTZ, cinco equipamentos de intercomunicação (VTO), três baias grandes de controle de acessos, outras duas de menor porte sem troca de voz e cinco master stations instaladas.

“Todo o trabalho de entrega foi realizado de maneira ágil, para que o Real Park promovesse a segurança num perímetro de quatro quilómetros de maneira simples, ágil e inteligente”, afirma Francisco Tetzner Neto, coordenador de produto da Dimensional.

Foram instalados também sensores com comunicação por meio de fibra óptica em todo o entorno do condomínio e caso algum indivíduo encoste uma escada no muro, por exemplo, abrirá um pop-up na tela da segurança. A câmera inteligente vai buscar a zona indicada e irá disparar um alarme de luz e outro sonoro, apontando que naquele local há algo fora de padrão.

“Nós tivemos um feedback muito bacana de todo o público, sendo que os moradores aprovaram as novas soluções adotadas principalmente por abandonarem os tokens de acesso. Por outro lado, os colaboradores responsáveis pelo monitoramento têm muito mais controle, garantindo a segurança de todos no condomínio”, completa Fábio Lopes, diretor de canais da Dahua Technology.

Graças a efetividade do projeto haverá a segunda unidade do Real Park e os planos incluem replicar o sistema de segurança da Dahua Technology. A iniciativa de segurança do condomínio tornou-se um benchmark regional e gerou negócios com outros dois empreendimentos, sendo que um deles possui 1350 lotes e terá um showroom com todas as soluções da Dahua Technology que foram implementadas no Real Park.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…