Como escolher o seu software de monitoramento de alarmes

Por Fernando Silveira 

Certamente você sabe que para alavancar o seu negócio e torná-lo ainda mais rentável é necessário escolher muito bem o software de monitoramento que a sua central irá utilizar, não é mesmo?

Neste artigo, separei alguns dos aspectos essenciais para você avaliar na hora de escolher o melhor software de monitoramento de alarmes para sua central:

1. Acompanhamento de desempenho da equipe

Softwares de monitoramento que possibilitam acompanhar o desempenho da sua equipe de operação, certamente irão te ajudar na geração de um negócio mais rentável. Essa funcionalidade aparece na forma de aplicações para celulares, que possibilitam, por exemplo, o acompanhamento em tempo real das tarefas existentes para cada colaborador, auxiliam na localização dos veículos da empresa, acompanhamento de deslocamentos, dentre outras possibilidades.

O benefício dessas aplicações é facilitar e agilizar a comunicação entre técnico e central, diminuindo os gastos com SMS e telefonemas. Além disso, a localização do técnico em tempo real possibilita otimizar rotas, reduzindo as perdas com percursos mais longos e até mesmo evitar ordens de serviço com processos burocráticos.

2. Boa avaliação no mercado

Vale a pena considerar a opinião de quem já usa o software na hora de fazer a sua escolha. O benefício de fazer esse tipo de pesquisa é saber o que realmente funciona e traz resultado entre as funcionalidades oferecidas, além é claro de possibilitar a escolha do software mais completo.

3. Aplicativo para o usuário final

Oferecer um aplicativo que possibilite aos clientes acompanhar tudo o que ocorre no patrimônio deles é um diferencial do serviço de monitoramento. Afinal, nem todos os negócios desse segmento têm essa funcionalidade. Isso dá mais transparência ao trabalho e agiliza a comunicação entre cliente e a empresa de monitoramento.

É importante que o aplicativo tenha integração com o sistema principal e permita o acesso a gravações e a imagens ao vivo de todas as câmeras, arme e desarme remoto da central de alarme, possibilidade de automações residenciais, solicitação de serviços adicionais, solicitação de urgência e emergência, uma aplicação que permita a abertura de uma ordem de serviço ou solicitação de deslocamento de viatura, dentre outras inúmeras funcionalidades.

O objetivo é que a aplicação ofereça dados claros sobre o monitoramento do patrimônio e funcione como um canal de comunicação simples com a empresa. Essa é uma maneira de atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, pois eles passam a valorizar a transparência da empresa e a praticidade do serviço.

4. Dashboard intuitivo e simples

O dashboard ou painel de controle que permite a visualização dos dados é essencial para o bom desempenho da equipe de monitoramento. É importante que ele seja simples, intuitivo e claro. Quanto mais fácil de usar, mais rápidas serão as tomada de decisão das operações.

5. Desempenho e segurança

O software de monitoramento escolhido precisa ser capaz de armazenar um enorme volume de dados de modo seguro. Isso é fundamental para administrar as informações e imagens de diferentes áreas monitoradas de um jeito fácil e rápido.

6. Facilidade de integração

Esse é um dos aspectos mais importantes da implementação de um software de monitoramento de alarmes. Certifique-se que exista integração com serviços de telefonia, aplicativos, dashboard, com serviços de faturamento, vídeo monitoramento, dentre outros. Pois um bom software de monitoramento, conta com uma grande rede de integrações.

7. Facilidade de personalização

Cada empresa de monitoramento tem suas particularidades de fluxos e processos e de clientes. Assim, ao selecionar um software para o seu negócio, tenha em mente que a melhor alternativa é aquela que possibilita uma configuração de acordo com as necessidades do seu negócio e que seja possível automatizar a grande maioria dos seus processos internos.

8. Integrações com hardwares

Para que um software de monitoramento atenda às necessidades de operação, será necessário que ele possua integração com os principais hardwares do mercado. Já pensou você contratar um software de monitoramento que por alguma questão não possui compatibilidade com inúmeros painéis e centrais de alarme? Um problema, não é mesmo? Por isso, atente-se às integrações suportadas pelo software de monitoramento.

9. Sistema Cloud

É fundamental que o software escolhido possibilite acessar de qualquer lugar, isso irá facilitar que sua equipe tenha acesso a partir de qualquer estação de trabalho, ainda mais com a disseminação do home office. Isso evitará a necessidade de instalação do software em cada estação de trabalho, simplificando o uso e compartilhamento dos dados, não esquecendo da importância do controle de acesso ao software bem como, o controle de desempenho da sua equipe técnica e operacional.

10. Suporte

Uma das prioridades do seu serviço deve ser o atendimento ao cliente. Assim, para que ele tenha uma boa experiência, é essencial um suporte de qualidade. Por isso, busque um software de monitoramento que conte com um time de suporte dedicado, com alto conhecimento técnico e que funcione 24/7.

Quais funcionalidades um software de monitoramento deve ter?

É claro que as funcionalidades de uma plataforma de monitoramento de alarmes também dependem dos serviços que você pode e está disposto a oferecer para seus clientes. Ou seja: isso vai variar conforme o seu modelo de negócio e como você organiza sua solução na hora de fornecê-la ao consumidor.

Contudo, é importante que um bom software possa, no mínimo, oferecer algumas funcionalidades como as citadas a seguir:

• Cadastro completo de clientes e contas;

• Comunicação com painéis GPRS e receptores seriais;

• Controle de OS;

• Fechamento de ocorrências em grupo;

• Gerenciamento da equipe através de VTR Mobile;

• Gerenciamento de ordens de serviço a partir do smartphone do técnico;

• Integração com os grandes hardwares do mercado;

• Integração com serviços de videomonitoramento, controle de acesso, rastreamento;

• Integrações: rastreamento e monitoramento de viaturas, discagem automática e URA, SMS, GPRS e ERP;

• Monitoramento eletrônico e alarmes na nuvem;

• Monitoramento pessoal e opções de prestação de serviços adicionais;

• Número ilimitado de usuários, para todas as mobilidades;

• Parecer, fotos e assinatura do cliente com o OS Mobile;

• Portal customizável que possibilita ao cliente final a visualização de todas as atividades de seu sistema de segurança;

• Visualização de eventos e câmeras via smartphone por parte do cliente final.

Conclusão

Investir em produtos e serviços de monitoramento eletrônico de qualidade é muito importante para a saúde financeira e da operação da sua central de monitoramento, e um software de monitoramento de alarmes aparece como uma dessas possíveis soluções. Afinal de contas, os alarmes estão entre os equipamentos mais usados em casas e organizações, o que os torna um ótimo produto de fácil comercialização.

E o Segware Sigma foi pensando em você, pois somos mais que um simples software de monitoramento, somos um software de gestão de segurança online que oferece serviços de alarme, videomonitoramento, controle de acesso e muito mais, e tudo em uma única tela de monitoramento. Ágil e intuitiva, a plataforma ajuda você a aprimorar a gestão do seu negócio, oferecendo um serviço muito mais seguro e eficaz para os seus clientes.

Este artigo foi originalmente postado no blog da Segware, se você quiser essas e outras dicas sobre software de monitoramento de alarmes e sobre centrais de monitoramento, confira os nossos conteúdos.

Fernando Silveira Coordenador de Comunicação e Marketing da Segware.

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