Como as redes de minimercado podem se proteger contra saques?

Apenas as câmeras de segurança não são capazes de impedir invasões aos pequenos varejos 24h

Nas últimas semanas, as notícias de saques e assaltos a minimercados ganharam os noticiários. Em São Paulo, um estabelecimento foi invadido por cerca de 20 pessoas que realizaram um arrastão no local. Toda a ação foi registrada por câmeras de videomonitoramento, que apesar de úteis para a investigação, não assustam mais os criminosos.

Para Helcio Binelli, sócio-diretor na PGB Security, é urgente que o varejo alie as imagens com outros recursos. “Os geradores de névoa já são utilizados em agências bancárias, mas a tecnologia evoluiu para poderem fazer parte do sistema de segurança de outros tipos de estabelecimentos, como os minimercados, já que não são tóxicos. A vantagem da solução é que uma densa névoa surge em poucos segundos e impede o campo de visão dos criminosos, além de ser um elemento surpresa capaz de desarticular a ação”, explica o especialista.

Outro fator essencial é o treinamento da equipe para conseguirem agir de maneira segura nesses momentos. Sobretudo nos estabelecimentos 24 horas que operam com atendentes presenciais, o profissional explica que um protocolo de ação bem estruturado pode evitar riscos desnecessários. A efetividade ainda melhora quando o treinamento é acompanhado de tecnologia.

“A segurança é um ponto imprescindível no planejamento de qualquer negócio, principalmente nos que são mais suscetíveis a assaltos. Em termos de novidades, os novos modelos de geradores de neblina são aliados indispensáveis porque completam o sistema de segurança. As imagens permitem visualizar o que ocorre em tempo real, o treinamento possibilita agir de maneira rápida e a neblina cria uma barreira física para impedir o sucesso da ação”, aponta.

Antes restritos a bancos e joalherias, os geradores de neblina atuais contam com muito mais névoa e menor consumo de energia. Os modelos emitem 20% mais névoa e 50% menor o consumo de energia em comparação com os modelos anteriores. “Os geradores protegem desde grandes ambientes até ambientes mais compactos e podem combater a criminalidade de maneira eficaz”, finaliza Helcio Binelli.

Notícias Relacionadas

Destaque

Estatuto da Segurança Privada passa a vigorar no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos, na segunda-feira (9), a Lei 14.967, de 2024, que institui…

Em Foco

AutoDefesa Brasil utiliza IA para maximizar a proteção e oferecer soluções que realmente importam para seus clientes

Com uma visão diferente sobre como os gestores de segurança devem atuar, Nelson Santini compartilha como a empresa foca na…

Revista

Revista Segurança Eletrônica: Agosto de 2024

Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de agosto de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1Aii_5ERZZtHgQ3njb3lSkbHrKZomd4Ko