Como a transformação digital potencializa a segurança do seu patrimônio

Por Cristiano Felicíssimo

A Transformação Digital já se instalou na rotina profissional e pessoal das empresas e essa realidade é irreversível. Um dos pilares dessa nova Era é a Inteligência Artificial, que tem auxiliado muito empresas ao redor no mundo na formatação de produtos e serviços úteis para a população, incluindo os relacionados à segurança de pessoas e patrimônios.

Cada vez mais, empresas, instituições e órgãos do Governo têm sentido a necessidade de proteger áreas e cidadãos, com soluções eficientes, ágeis e precisas. Em geral, a demanda dessas organizações é pelo auxílio no monitoramento de vias públicas, áreas particulares comuns e ambientes privativos. A ideia é que, com base nas informações geradas pelas soluções, seja possível a tomada de atitudes preventivas ou de ação com mais eficiência.

Considerando o uso de Inteligência Artificial, entre as funcionalidades de segurança mais eficientes estão:

Reconhecimento além do facial – Por meio de um mecanismo de busca avançada, a Inteligência Artificial permite que a análise de vídeos de monitoramento seja baseada no autoaprendizado da máquina. Na prática funciona da seguinte forma: caso não seja possível escanear a face de alguém, em segundos, o software identifica a pessoa pelas características físicas ou comportamentais armazenadas em um arquivo.

Detecção de movimento – Neste caso, a Inteligência Artificial identifica as atividades habituais realizadas em uma determinada área, como uma loja de departamento, por exemplo, e acompanha os processos diários. Caso detecte algum movimento incomum, dispara um aviso. Aqui, a ideia não é distinguir as ações certas das erradas, mas sim sinalizar o que está diferente.

Segurança integrada de videomonitoramento – Com exclusiva tecnologia High Definition Stream Management, esse monitoramento é realizado por meio de um conjunto de câmeras, permitindo que seja transmitido apenas o conteúdo necessário da imagem, enquanto garante-se um gerenciamento inteligente de armazenamento de imagens com baixo consumo de discos rígidos e banda de comunicação de dados.

A Transformação Digital está revolucionando também à segurança dos ambientes. E, isso é ótimo! Enquanto alguns ainda acham que a tecnologia evolui para complicar nossa vida, há soluções que nos provam sua eficiência quando o assunto é nos proteger.

Por Cristiano Felicíssimo, gerente de pré-vendas da Seal Telecom.

Notícias Relacionadas

Destaque

CentralSquare e Genetec fazem parceria para levar vídeo em tempo real aos socorristas

O CentralSquare, desenvolvedora de software de segurança pública, anuncia que firmou uma parceria com a Genetec. A parceria combina as…

Destaque

Segurança eletrônica é mais do que apenas equipamentos

O mercado da segurança eletrônica é um dos que mais cresce e um dos que gera mais emprego e renda…

Destaque

Policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos nas ruas usando câmera do celular

Ainda neste mês de outubro, policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos sem identificação em abordagem nas ruas com nova…