Colégios de Alphaville e região ampliam sistema de segurança
Medidas foram aplicadas de forma preventiva. Escolas também trabalham temas, como bullying e preconceito
Os ataques a escolas em diferentes partes do Brasil têm assustado pais e alunos. Um dos mais recentes foi um em uma creche em Blumenau, em que um homem matou quatro crianças com uma machadinha. Outro caso foi em uma escola estadual em Goiás, onde três alunos ficaram feridos após um estudante da unidade atacá-los com uma faca.
Diante desses acontecimentos, as escolas do bairro têm ampliado as medidas de segurança para tranquilizar os pais e como forma de prevenção. É o caso do Colégio Mackenzie Tamboré. À Folha de Alphaville, a instituição afirmou que está investindo na contratação de mais profissionais, além de novas e ainda mais rígidas formas de acesso ao campus.
“As rondas periódicas e o monitoramento por câmeras, internamente e externamente, foram reforçados diuturnamente. A gestão do Mackenzie tem combatido incessantemente a intolerância e o desrespeito, em suas mais variadas vertentes. O Colégio mantém o ‘Projeto Exercitando o Respeitar’ em todas as séries, que parte dos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU), mobilizando os estudantes a vivenciar na prática a empatia e solidariedade”, explicou.
Já o Colégio Objetivo Alphaville destacou, em nota, que também reforçou toda a segurança, em todos os campi da UNIP e em todas as unidades do Objetivo.
“Ao longo dos anos, nossa equipe de segurança tem se mantido atenta aos trabalhos de capacitação, avaliação, e reavaliação, física e psicológica dos integrantes. São equipes para trabalhos diurnos e noturnos, de domingo a domingo. Temos também câmeras por toda a instituição”.
O Anglo Leonardo da Vinci de Alphaville informou que aumentou a quantidade de funcionários durante os horários de entrada e saída, restringiu ainda mais o acesso de pessoas que não fazem parte da comunidade escolar e tomou outras medidas cautelares que foram repassadas apenas para às famílias dos alunos.
“Enviamos ofícios a todos os batalhões e delegacias dos entornos de nossas escolas. As rondas e presença policial aumentaram e estão todos atentos. Estamos adotando o protocolo de segurança recomendado pelas autoridades que prevê a comunicação de casos suspeitos aos órgãos de segurança pública e de proteção ao menor, bem como o uso do canal Escola Segura para a denúncia de qualquer publicação que faça apologia à violência, ameaça ou incitação ao crime”, destacou Letícia Smid, diretora da unidade.
Letícia enfatizou ainda que a parte do projeto socioemocional escola inclui a orientação, palestras e rodas de conversas sobre temas como bullying, racismo, intolerância e respeito. “Essas conversas e encontros são realizados durante todo o ano”.
Prefeituras
Barueri anunciou que tomou medidas de segurança, de forma preventiva, nas escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a gestão, viaturas e agentes ficam na porta das escolas para acompanhar a entrada dos estudantes.
Já Santana de Parnaíba montou um esquema operacional para todos os colégios, em que a Guarda Municipal está presente nas entradas e saídas dos alunos das unidades escolares, a cada 20 minutos.
E dia 11 de maio, será realizado em Alphaville, São Paulo, o evento emergencial sobre Soluções de Segurança para Escolas, com a participação de mais de 30 empresas de segurança. Se você quiser saber como tornar as escolas mais seguras, participe do evento. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site: https://revistasegurancaeletronica.com.br/escolasegura.
Notícias Relacionadas
Outsourcing de mobilidade expande no mercado de segurança
Solução conta com aparelhos de fabricação própria e sistema de gestão e controle de smartphones corporativos Por Fernanda Ferreira A…
Clube da Segurança proporciona uma imersão na cultura e experiência da Disney
Evento exclusivo contou com a palestra de um colaborador que atua há 7 anos na área de segurança de um…
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…