Cipher: Guardas Virtuais
Por Fernanda Ferreira
Batemos um papo com o CTO da Cipher, Wolmer Godoi, que participou da Exposec em conjunto com a SegurPro, empresa do Grupo Prosegur. O executivo falou sobre as soluções e serviços de cibersegurança da empresa.
O que a Cipher faz?
A Cipher é uma empresa brasileira especializada em segurança cibernética e que foi adquirida pelo Grupo Prosegur. O Grupo, que atua majoritariamente com segurança física, entendeu que esse segmento vai mudar no futuro, e a Cipher se juntou a empresa para guiá-los nesta transformação digital em direção a cibersegurança.
Qual a participação da Cipher em um projeto da SegurPro, por exemplo?
Digamos que a SegurPro vai fazer a segurança de um grande banco. Nós olhamos para as câmeras da agência que estão fazendo o monitoramento e checamos a segurança dessas imagens, se há algum hacker tentando invadir. O nosso papel é olhar para o digital e somarmos do ponto de vista de segurança cibernética.
Como a Cipher é dividida?
Nós temos seis unidades de negócio: Detecção e Resposta Gerenciada, Serviços de Segurança Gerenciados, Serviço de Inteligência Cibernética, Red Team, Governança, Risco e Compliance e Integração de Tecnologia Cibernética. Essas unidades cobrem a segurança cibernética do começo ao fim, com equipes especializadas em detectar ataques, responder e conter incidentes e proteger ativos. O nosso Red Team, por exemplo, são hacker éticos, que invadem os sistemas para encontrar vulnerabilidades que podem ser exploradas por agentes maliciosos. Além disso, também selecionamos os maiores e mais bem avaliados fabricantes de cada tipo de solução, revendemos e aplicamos isso nas empresas. Somos o braço de serviço para a segurança da informação, nós revendemos e implementamos. Basicamente metade da Cipher trabalha com consultoria a outra com operação. Nós temos um Centro de Operação de Segurança que funciona em um regime de 24/7 e o time fica monitoramento os clientes e avaliando se há algum risco, se houve tentativa de ataque e geramos as contramedidas para proteger os clientes.
Como você vê o mercado de cibersegurança nos próximos anos?
Estamos caminhando para o digital, a lâmpada está na internet, a televisão está na internet e isso provavelmente tem vulnerabilidade. O negócio de cibersegurança só tende a crescer, porque cada dia mais as coisas estão se tornando mais digitais, cada dia mais encontramos mais problemas de segurança para serem corrigidos, por isso é um mercado de franca ascensão. Uma das maiores preocupações dos gestores hoje é com a cibersegurança, porque tem custo de marca. Quando uma empresa é comprometida, o custo é incalculável.
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