Avantia leva à Mac Jee inovação no monitoramento de área para defesa e aeroespacial

Projeto de alta performance instalado na gigante brasileira do setor de defesa integra câmeras inteligentes, biometria, automação e analytics

A Avantia acaba de instalar um sistema integrado de alta performance na área de monitoramento da Mac Jee, uma das principais empresas da Base Industrial de Defesa (BID) do Brasil. O objetivo é atuar com as tecnologias mais avançadas do mercado na área de segurança e garantir que todas as normas de proteção sejam devidamente seguidas.

Como parceira do Exército Brasileiro, a Mac Jee tem por compromisso registrar e entregar imagens dos últimos 30 dias da fase de desenvolvimento de seus produtos. Para atender a essa demanda, entre outras, o projeto une câmeras inteligentes, analytics, cartões de acesso, automação e biometria incorporados em um Circuito Fechado de Televisão (CFTV), posicionado em uma Central de Segurança Integrada (CSI). Trata-se de tecnologia de ponta de última geração.

Os alarmes ultrassensíveis de movimento conseguem identificar com precisão os ‘falsos positivos’. Em sistemas comuns, alarmes podem ser acionados por uma movimentação que não representa ameaça. “Nossa solução classifica com exatidão qualquer intercorrência, de forma que o profissional de segurança saiba com clareza quando deve agir”, explica Claudinei Morosso, Gerente de Negócios da Avantia responsável pelo projeto.

A inteligência embarcada na tecnologia permite também a automação de processos em áreas de impacto. Um setor que exemplifica bem essa funcionalidade é o espaço para fabricação de material energético. Nele, as máquinas são ligadas remotamente e só funcionam sem a presença humana. A detecção de pessoas na sala bloqueia imediatamente o funcionamento.

“Os sensores identificam e as câmeras comprovam que tem alguém no local. Trabalhamos com essa redundância de dados para sermos precisos nas notificações”, ressaltou Morosso.

A área militar é uma das que exige maior nível de segurança por atuar com equipamentos de artilharia, por isso os processos internos devem ser precisos e potencializados para prevenção de acidentes e furtos. A área externa também é monitorada: a Avantia analisou todo o perímetro e considerou as peculiaridades da Mac Jee para uma blindagem tecnológica sob medida.

Notícias Relacionadas

Destaque

23ª edição da EXPOSEC é adiada para 2022

Maior feira de segurança na América Latina, antes programada para junho deste ano, foi transferida para o período de 7…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…

Destaque

Como um Estado nos EUA conseguiu criar regras para reconhecimento facial

Legislação de Massachusetts alcançou um equilíbrio na regulação da tecnologia, permitindo às autoridades policiais colher os benefícios da ferramenta e…