Amazon inaugura supermercado controlado por câmeras de segurança e inteligência artificial; veja o vídeo

Nesta semana, a Amazon inaugurou a sua primeira loja de conveniência totalmente automatizada. O Amazon Go é um mini-mercado de 540m² que não tem filas e nem caixas, toda a loja é controlada por câmeras de segurança e um impressionante sistema de Inteligência Artificial.

O seu funcionamento é quase uma versão física do sistema de “compre com um clique”, já disponível nos sites da Amazon, em que o consumidor deixa gravado seus dados de pagamento e apenas seleciona os itens para compra rápida. Na loja, é preciso ter apenas o aplicativo da Amazon Go instalado no smartphone e validar o código QR em uma catraca para entrar. O código identifica o cliente e todos os seus dados, incluindo o cartão de crédito já registrado. Depois disso, é só escolher os itens para compra, e na hora de sair, não é mais preciso qualquer tipo de identificação.

Dentro da loja, a Amazon utiliza sensores, câmeras, tecnologia deep learning e algoritmos de inteligência artificial para rastrear o cliente e tudo que ele seleciona. A loja consegue reconhecer, também, quando o consumidor pega um produto e o coloca novamente na prateleira, evitando cobranças indevidas. Quando o cliente sai da loja, ele recebe um recebido da compra em apenas alguns minutos.

A Amazon não vai dizer muito mais sobre o funcionamento deste sistema de videovigilância, só que envolve sofisticados sistemas de visão computacional e deep learning. Isso significa que não há nenhum chip de rastreamento na mercadoria na loja. É a colocação de itens nas prateleiras e as câmeras no teto que acompanham quem pegou o que. O teto da loja é coberto de câmeras que observam cada movimento do cliente enquanto está no ambiente. Utilizando o código QR que validou na catraca, as câmeras conseguem registrar o que o usuário está comprando.

Alguns repórteres tentaram, com a permissão da Amazon, roubar na loja. Nick Wingfield, do New York Times, escreveu que tentou roubar um pacote de refrigerante de baunilha com uma bolsa de compras, enquanto ainda estava na prateleira e depois enfiava-o debaixo do braço enquanto saía da loja. Seu experimento falhou e, minutos depois, recebeu uma notificação de que ele havia sido cobrado pelo refrigerante.

A primeira loja está localizada em Seattle, nos Estados Unidos, e funciona de segunda a sexta-feira.

Veja o vídeo de apresentação da loja:

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…