Aeroporto de Natal: Segurança de alto nível

No final de 2018, a Senstar finalizou a implementação do Symphony 7.0 no Aeroporto de Natal, replicando a configuração (porém com diferente arquitetura) utilizada no Aeroporto de Brasília, ambos sob concessão da Inframérica, empresa do grupo Corporación América, o maior operador aeroportuário privado do mundo.

O Symphony é um software VMS (da sigla em inglês “Video Monitoring System” – Sistema de Gerenciamento de Vídeo) que, além de permitir visualizar e armazenar vídeos das câmeras de segurança, entrega inteligência nativa por meio de diversos analíticos, otimiza o uso de hardware e possibilita a integração de sistemas legado, tudo isso através de uma interface leve e amigável ao usuário.

Com os dois aeroportos da Inframérica no Brasil utilizando o Symphony e seus avançados analíticos, a empresa conseguiu otimizar recursos, centralizar a gestão e garantir confiabilidade e disponibilidade dos dados.

Segurança

A Inframérica utiliza o Symphony como único VMS dos aeroportos, monitorando em tempo real, armazenando e recuperando imagens de forma simultânea. Seja armazenando de forma distribuída ou centralizada na rede, NAS, por meio do Symphony a Inframérica disponibiliza acesso segmentado e auditado às câmeras e funções do sistema a clientes internos (segurança, área comercial, TI, etc.) e externos (Polícia Federal, Receita Federal, lojistas, entre outros).

Operação

O Symphony também é utilizado na gestão da operação dos aeroportos. Desde informações como tamanho de filas, identificação de aglomeração e até contagem de usuários nos lados terra e ar são disponibilizadas pelo sistema para a equipe de gestão. Além de otimizar a operação aeroportuária, tais informações ajudam no cumprimento de requisitos legais deste tipo de ambiente.

Inteligência de Negócios

Além disso, a Inframérica também utiliza os analíticos do Symphony para otimizar a gestão comercial dos Aeroportos. Com as informações de circulação de passageiros, mapa de calor e reconhecimento facial, a equipe comercial dos aeroportos pode trabalhar em conjunto com os locatários, traçar estratégias de negócios e otimizar os recursos de todos os envolvidos.

Inspeção de Raio-X

Uma das novidades que está sendo implantada nos aeroportos da Inframérica é o controle automatizado do tempo de fila na inspeção de raio-x. Através dos analíticos avançados do Symphony, configurados especificamente para esta aplicação em aeroportos, é possível gerar o relatório exigido pela ANAC na portaria Nº 4.305/SRA, de 26 de dezembro de 2017, automaticamente, sem a necessidade de iteração humana.

Para Alberto Lopez, Gestor de Tecnologia da Informação da Inframérica, a implantação do Symphony nos dois aeroportos da empresa no Brasil proporcionou a adição de inteligência tecnológica de fornecimento de dados de segurança em vídeo, bem como o aumento da eficiência na vigilância eletrônica do sítio aeroportuário. “A Inframérica tem planos de expandir suas operações no Brasil e gostaria de manter uma agenda de inovações tecnológicas com a Senstar na área de segurança e tê-la como parceira em projetos futuros”, ressaltou Alberto.

Além dos aeroportos da Inframérica, o Symphony ainda é utilizado no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e em diversos outros aeroportos ao redor do mundo, com destaque para o aeroporto de Munique, que tem mais de 3.200 câmeras IP rodando no software.

Notícias Relacionadas