ACURA passa a fazer parte do portfólio da multinacional HID Global

CEO da ACURA explica o que muda nas operações da empresa brasileira e os planos para o futuro

Por Fernanda Ferreira

Fundada no final da década de 1990, a ACURA tornou-se rapidamente uma das principais fabricantes e revendedoras de produtos de hardware RFID no Brasil, focando principalmente em aplicações empresariais, industriais, logísticas, de transporte e varejo para clientes de grande porte.

Em 2022, buscando aumentar o seu portfólio de RFID, a HID Global – líder mundial em soluções de identidade confiáveis – adquiriu a fabricante brasileira, expandindo a presença e relevância da empresa na América Latina. Para saber mais sobre essa transação e o que muda para os parceiros e clientes, conversamos com Marcos Honda, fundador e CEO da ACURA.

Revista Segurança Eletrônica: Como você analisa o crescimento da tecnologia RFID no Brasil e na América Latina?

Marcos Honda: A adoção da RFID na América Latina tem avançado muito nos últimos anos. Antes restrita a alguns segmentos, como automação industrial, transporte público e gado – em pequena proporção –, hoje a tecnologia é uma realidade presente no dia a dia em praticamente todos os países da região, mas naturalmente em maior escala no Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia e Peru. Setores como varejo, petróleo e gás, mineração e siderurgia usam a RFID em larga escala, além dos setores acima mencionados. Há um destaque também para o aumento da demanda no setor de saúde, serviços em geral e sobretudo o agronegócio.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as razões pelas quais a HID Global decidiu incorporar empresas como Vizinex e ACURA ao seu portfólio?

Marcos Honda: Creio que foram razões distintas. Sobre a ACURA, hoje somos a maior fabricante de leitores e antenas RFID da América Latina e sua aquisição é fundamental para a liderança da HID Global no continente em um mercado com amplo potencial de crescimento. Além disso, a base de clientes da ACURA é inigualável, com milhares de empresas usuárias de seus produtos em todos os segmentos de mercado e com destaque no varejo, pedágio eletrônico, lavanderias industriais e agronegócio.

Sobre a Vizinex, a empresa norte-americana complementa o portifólio da HID em tags para uso em segmentos como médico e hospitalar, indústria em geral, controle de ativos, etc. Trata-se de uma empresa muito admirada e com capacidade fabril nos Estados Unidos, trazendo grande vantagem logística para atender clientes da região.

Revista Segurança Eletrônica: Como surgiu o convite da ACURA fazer parte da HID Global e como foi o processo de aquisição?

Marcos Honda: A ACURA, com mais de 20 anos de mercado e uma grande base de clientes, sempre foi alvo de investidores ao longo dos últimos anos, e a HID antecipou-se e ofereceu as melhores condições para o próximo estágio de crescimento da ACURA, no sentido de acelerar as vendas em outros países e o desenvolvimento de novos produtos de RFID. O processo de aquisição durou cerca de nove meses com a due diligence e a assinatura do contrato, sendo que o fato da HID ter uma equipe interna especializada em M&A contribuiu muito para que a operação tenha transcorrido da melhor maneira possível.

Revista Segurança Eletrônica: Agora que a ACURA faz parte da HID Global, o que muda em relação ao desenvolvimento de soluções, operacional e relacionamento com parceiros?

Marcos Honda: A ACURA é parte integral da HID Global, mas continuará operando como sempre tem operado, já que é uma empresa que já vinha em crescimento acelerado e isso precisa continuar. Ao mesmo tempo, tendo toda a estrutura de uma empresa com presença mundial e grandes recursos financeiros e de tecnologia, agora ampliamos nossa capacidade de atender projetos globais e sobretudo devemos acelerar o desenvolvimento de novos produtos. O relacionamento com nossa rede de integradores e revendedores continua igual e sempre foi um ponto forte da ACURA. Portanto, desse ponto de vista, “business as usual” com todos os nossos clientes, mas buscando ampliar o escopo com os produtos HID.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as soluções que compõe o portfólio da HID Global com a aquisição da ACURA?

Marcos Honda: No caso da ACURA, de cara, a HID Global assume a liderança imediata no mercado de RFID em geral em toda a América Latina, mas sobretudo em soluções de varejo, pedágio eletrônico e meios de pagamento móvel. As soluções propiciadas pela adoção da RFID são inúmeras e apenas para mencionar alguns, cobrem rastreabilidade automática, controle de ativos, identificação automática de veículos, indivíduos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, proteção de marcas, dentre várias outras.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as possibilidades de aplicação dessas soluções em projetos de segurança?

Marcos Honda: A ACURA tem grande tradição no segmento de segurança eletrônica e a RFID é a tecnologia mais usada no controle de acesso de pessoas e veículos. Fabricamos produtos para esse mercado há mais de 15 anos e continuaremos ainda mais relevantes com o suporte da HID.

Revista Segurança Eletrônica: O que podemos esperar de novidades e lançamentos para o futuro?

Marcos Honda: Uma nova linha de leitores RFID voltados para o segmento industrial, adequados, por exemplo, para uso em empilhadeiras e caminhões. Além disso, estamos trabalhando em novas antenas RFID para o mercado em geral e mais produtos voltados ao varejo.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar um recado final para os nossos leitores?

Marcos Honda: A América Latina acelerou a adoção da RFID nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia, e a ACURA contribuiu muito para esse crescimento, com a mais completa linha de produtos e soluções de RFID do mercado mundial. Nossa presença na região, com fábricas, engenharia, suporte e assistência técnica, nos torna a escolha ideal para qualquer necessidade de revendedores e integradores de RFID. Grandes empresas, dos mais diversos segmentos, sabem que tem na HID Global/ACURA a garantia de qualidade e retorno rápido sobre o capital investido.

Notícias Relacionadas

Destaque

Sensormatic Solutions aponta cinco tendências em tecnologia de varejo para o segundo semestre

A tecnologia está constantemente remodelando a dinâmica do varejo, e no centro dessa transformação encontra-se um consumidor que busca experiências…

Destaque

AXIS Object Analytics executa vários cenários simultaneamente para o monitoramento mais eficaz

Conjunto de análises baseadas em IA que transforma vídeo em insights acionáveis A Axis Communications anuncia o lançamento do AXIS…

Artigos

Proteção Ativa 24h: o novo time da Colgate Palmolive revoluciona a segurança corporativa

Prezados leitores, É com imensa satisfação que apresento as lideranças do novo time de Segurança Corporativa do Brasil da Colgate-Palmolive….