O que esperar de sistemas de controle de acesso em ambientes escolares?

Por Silvano Barbosa

Não é novidade a utilização de sistemas de controle de acesso em ambientes escolares. Muitos podem até torcer o nariz, pois algumas instituições usam esse recurso para barrar inadimplentes. Não cabe aqui julgar se isso é correto ou não, mas veja só, funciona!

Ou seja, trazer sistemas de controle de acesso a ambientes estudantis gera um maior fator de segurança, mas também gera muito mais que isso.

A grande verdade é que esse recurso, assim como em ambientes corporativos, industriais, ainda é mal aproveitado. E pode ser muito melhor dimensionado e prover benefícios que hoje estão perdidos.

Quais são os principais pontos hoje na utilização de controle de acesso em ambientes escolares?

1. IMPEDIR A ENTRADA DE PESSOAS NÃO AUTORIZADAS

As pessoas que torcem o nariz para o “bloqueio” de pessoas não autorizadas, barram nesse item porque se preocupam com os que estão com dificuldades financeiras, entre outros fatores. Entretanto, se esquecem que as instituições podem até usar esse recurso para impedir a entrada direta para a sala de aula, mas não podem negar acesso às dependências como secretarias, onde o cidadão pode buscar regularizar sua situação de alguma forma.

E assim como o aluno inadimplente “pode” ser barrado, o traficante, vendedor irregular ou um aluno que foi expulso e busca entrar na escola para um “acerto de contas” também podem. O fato é que isso traz maior segurança a quem está fazendo uso da instituição.

2. RASTREIO E FREQUÊNCIA

É possível saber a localização de qualquer indivíduo que está dentro da instituição, baseado em seu último check-in, presumindo que dentro da escola existam outros acessos controlados. A partir disso, ocorrências em salas específicas como auditórios e laboratórios, passam a contar com recurso adicional de verificação, muito eficaz.

Também é possível analisar a frequência do aluno, principalmente se ele de fato está na escola e não entrou nas aulas, por exemplo.

3. SEGURANÇA AOS PAIS

Principalmente em instituições de ensino para menores, os pais podem receber informações de entrada e de saída de seus filhos, trazendo maior tranquilidade. Através do bom uso de agenda de acesso, uma criança que não pode sair da escola antes do horário definido, vai ser barrada ou não poderá sair para comprar coisas na rua. Ela acaba sendo protegida das próprias escapadas indevidas que a juventude nos incita a fazer.

Maior segurança aos jovens, mais tranquilidade aos pais.

Estas são hoje as maiores finalidades para as quais o sistema de controle de acesso é utilizado hoje em linhas gerais, mas podemos explorar muito mais esse recurso, e na maioria das vezes com pequenos ajustes sem grandes custos.

O que podemos incorporar:

• Controle de População: a escola passará a contar com um recurso para saber com maior exatidão quantas pessoas estão nas dependências da escola, e onde. Em caso de qualquer ocorrência, será muito mais fácil resguardar a todos e planejar evacuações ou atendimentos médicos emergenciais;

• Controle de Ativos: desde que seja aproveitado o sistema para controlar os ativos, esses passam também a serem rastreados dentro da instituição, diminuindo assim as perdas e mal usos de recursos, inclusive com controle de horários de funcionamento;

• Controle de Eventos Externos: utilizando adequadamente, podemos controlar não só o dia a dia regular, mas as saídas externas, visitas onde as crianças têm seu fluxo de ir e vir alterado;

• Controle de Eventos Internos: usando inclusive ferramentas como emissão de QRCodes por e-mail ou smartphones, as pessoas credenciadas a fazer parte de qualquer evento dentro da escola passam a portar um convite previamente emitido a ela. A escola optaria por fazer apenas a conferência de documentos ou não;

• Controle de Agenda e Entrada para Reuniões: reuniões de pais, reuniões com fornecedores da escola, outras instituições, poderiam fazer uso da tecnologia acima para não serem barradas nas catracas iniciais, sendo assim mais rapidamente direcionadas ao seu destino final e evitando maior acúmulo de pessoas na entrada;

• Controle de Fluxo de Entrada e Saída: a partir do momento em que eu posso determinar os horários, podemos redimensionar os horários de entrada e saída, alterando positivamente o fluxo de pessoas, alunos e pais, melhorando assim inclusive o trânsito que muitas vezes acaba com a paz na vizinhança;

• Controle de Horas: disponibilizadas para profissionais que prestam serviços, saberemos o tempo que eles de fato estiveram presentes dentro da instituição;

• Controle de Estacionamento: quem pode ou não, ou controle do fluxo de vagas disponíveis;

• Automação: podemos, desde que o sistema possa integrar essa vertente, automatizar inúmeras situações, como:

Horário de Acendimento de Luzes: podemos controlar o horário de funcionamento, ou que só acendam quando a primeira pessoa entrar, ou apaguem quando a última sair;

Desligamento de Sistemas: desativação de dispositivos como o ar condicionado quando o ambiente estiver vazio;

Controle de Rotinas Extra: como limpezas fora do horário e serviços prediais;

Controle de Uso e Acionamento: de uma infinidade de recursos prediais, portões, geradores, reservatórios de fluídos, auditórios, etc.

E a lista pode ficar ainda muito maior, tudo depende do perfil de cada instituição e os recursos, físicos, pessoais ou lógicos com os quais operam.

O fato é que qualquer escola terá benefícios se optar por adotar um sistema de controle de acesso bem dimensionado e configurado.

Mas é imperativo que pensemos nesse tipo de aplicação com maior atenção. A grande maioria dos projetos de controle de acesso ainda usam um percentual pequeno dos recursos que podem ser adotados, e isso ocorre por diversos fatores, como falta de pessoal especializado (me refiro a entender controle de acesso e clientes, não em instalar componentes eletrônicos, ok?), busca apenas por menores custos, falta de conhecimento do que é ou não possível, enfim, é uma área que ainda precisamos explorar melhor.

Mas quando olhamos para o atual cenário e percebemos a revolução que adotar sistemas de controle de acesso estão provocando, muito positivamente, tanto em instituições estudantis como em condomínios residenciais, percebemos que é inegável a melhor qualidade de segurança, fluxo e atendimento onde isso é razoavelmente bem aplicado.

Convido a todos a darmos o próximo passo e passarmos a aplicar com excelência os sistemas de controle de acesso. O integrador venderá mais e reterá mais os clientes. O distribuidor vai na mesma linha. O cliente final estará muito melhor atendido, e os frequentadores da instituição, muito mais seguros.

E questões como economia gerada pelos controles, velocidade das informações e diminuição no atendimento e no entendimento das ocorrências atingirão um patamar muito superior ao atual. Todos ganham!

Silvano Barbosa atua como pré-vendas e treinador Brasil da CDVI.

Notícias Relacionadas

Destaque

Nice destaca linha de controle de acesso em palestra na Arena Segurança Eletrônica

Na última semana, a Nice, líder global em soluções de gestão doméstica, participou da Arena Segurança Eletrônica, evento que reuniu…

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…