Inteligência artificial ajuda a monitorar mais de 80 mil câmeras de segurança

Imagine o desafio de garantir que mais de 80 mil câmeras de segurança, instaladas em mais de 15 mil sistemas de monitoramento espalhados pelo Brasil, estejam em pleno funcionamento e na posição ideal para visualizar a melhor imagem do ambiente. Esse é o desafio enfrentado pela Orsegups, empresa de segurança eletrônica que incorporou há anos a inteligência artificial (IA) como aliada estratégica em seus serviços.

Com histórico de mais de dez anos de uso de IA, a empresa desenvolveu ferramentas inteligentes capazes de analisar, em tempo real, as imagens captadas pelos equipamentos. A função principal é identificar invasões ou situações suspeitas. Mas a ação do monitoramento da Orsegups vai além. A tecnologia verifica se cada câmera está operando dentro da normalidade e detectam rapidamente eventuais falhas como interrupção no fornecimento de energia, defeitos técnicos ou até danos provocados de forma intencional. Quando algo anormal é identificado, o sistema emite um alerta.

A IA também mapeia objetos fixos no ambiente e analisa o posicionamento das câmeras. Qualquer alteração no ambiente ou no ângulo da câmera gera um alerta para que seja realizada a verificação humana do ambiente. Instaladas para garantir a melhor posição de vigilância, elas podem ter sua posição alterada de forma acidental ou proposital.

“Sem essa tecnologia, seria praticamente impossível fazer a verificação de volume tão grande de equipamentos diversas vezes ao dia”, diz o Alexandre Daniel Weber, Gerente Nacional de Operações – Segmento Eletrônica da empresa Orsegups. “A Inteligência Artificial permite ampliarmos muito nossa capacidade e o volume de verificações, identificação e correção de quaisquer problemas nos sistemas”.

Para a empresa, significa maior eficiência e eficácia sem aumento de custos com pessoas, mantendo o time de monitoramento focado e atento nas demandas mais importantes e não rotineiras.

Notícias Relacionadas