Outsourcing de mobilidade expande no mercado de segurança
Solução conta com aparelhos de fabricação própria e sistema de gestão e controle de smartphones corporativos
Por Fernanda Ferreira
A ATM Outsourcing, empresa do Grupo ATM, é líder no segmento de mobilidade corporativa no Brasil. Com 17 anos de atuação no mercado, a companhia conta com mais de 70 mil smartphones gerenciados e grandes marcas como clientes, como L’Oréal, Bombril e Ambev.
Nesta entrevista, Manoel de Cesare Filho, CEO do Grupo ATM, conta sobre a trajetória da empresa, os desafios e as vantagens do outsourcing de mobilidade, além das inovações trazidas pela ATM Outsourcing. O executivo compartilha também as estratégias das outras divisões do grupo, no segmento de automação residencial e de carregamento de veículos elétricos.
Revista Segurança Eletrônica: Para começar, poderia nos contar um pouco sobre o Grupo ATM e os três segmentos que a companhia atua?
Manoel Filho: Claro! Nós somos um grupo empresarial brasileiro focado em tecnologia e inovação e desde 2007 desenvolvemos soluções especializadas para os mais variados segmentos do mercado. Atualmente, o Grupo ATM atua em três áreas principais: outsourcing de celulares corporativos, através da ATM Outsourcing; automação residencial, com a ATM Home; e carregadores de veículos elétricos, com a ATM EVs. Cada uma dessas frentes nos permite atender diferentes necessidades dos nossos clientes, sempre com foco em inovação e qualidade.
A ATM Outsourcing nasceu para solucionar os problemas de telecomunicação nas empresas e hoje somos líderes no segmento de outsourcing de mobilidade no Brasil. Há mais de 10 anos nós fabricamos os nossos próprios smartphones corporativos, todos homologados com a Anatel, então como fazemos a locação com celulares próprios, conseguimos alguns tipos de configurações personalizadas para as necessidades dos nossos clientes, além de condições especiais. Além disso, nós desenvolvemos o nosso próprio sistema de MDM (Mobile Device Management, que em português significa Gerenciamento de Dispositivos Móveis), para o controle e gestão desses dispositivos móveis. Já são mais de 70 mil smartphones gerenciados em todo o Brasil.
A ATM Home foi criada há 7 anos e já se tornou a maior empresa de automação residencial do país. Ao longo desse período, mais de 2 mil projetos foram entregues através das 30 franquias que fazem parte da marca.
Já a ATM EVs nasceu recentemente, em 2022, e temos como estratégia ser a maior rede de carregadores de veículos elétricos do Brasil. Temos 400 metros quadrados de estrutura de fábrica onde desenvolvemos as nossas soluções próprias e já implantamos mais de 120 estações de carregamento pelo país. Para se ter uma ideia, já são mais de 170 Mw de carregamentos em nossas estações.
Revista Segurança Eletrônica: Como surgiu essa ideia de fazer a locação de smartphones próprios para as empresas?
Manoel Filho: Antigamente, as empresas que precisavam de aparelhos de telefonia móvel para sua equipe comercial, de operação, iam até uma operadora de celular, como a Claro, por exemplo, compravam os aparelhos e contratavam pacote de dados. O problema dessa modalidade é que as operadores só forneciam os celulares, os planos de telefone e um faturamento com erros e cobranças indevidas, com muitas oscilações de valores todos os meses, o que se tornou uma das grandes dores das empresas que contratavam esse tipo de serviço.
Enxergamos ali uma oportunidade de oferecer uma solução completa e um serviço que as operadoras não conseguiam disponibilizar para os clientes B2B: aparelhos próprios, um sistema inteligente de gestão e controle e uma fatura enxuta e simplificada, com possibilidade de até 80% de redução de custos de gestão, dependendo do caso.
A ideia da fabricação própria de smartphone veio após muito estudo, pesquisa e visitas a diversas feiras de tecnologia nacionais e internacionais. Vimos que era possível desenvolver um hardware robusto, seguro e que nos daria mais flexibilidade de atuação. Por sermos os desenvolvedores dos aparelhos, conseguimos fornecer os dispositivos rapidamente aos clientes, e prestar todo o suporte e manutenção que ele precisa, sem dor de cabeça, tudo muito eficaz e ágil.
Revista Segurança Eletrônica: Quais são as vantagens do sistema de gestão da ATM Outsourcing?
Manoel Filho: Primeiro que a nossa plataforma é muito prática e intuitiva, temos um sistema com dashboards amigáveis que permite que a equipe responsável faça o gerenciamento de todos os dispositivos sem complicação.
A empresa também consegue monitorar e controlar o uso de cada celular em tempo real, podendo, por exemplo, bloquear aplicativos como Instagram e Tik Tok, para otimizar recursos e reduzir qualquer tipo de desperdício. É o caso de alguns dos nossos clientes, como a L’Oréal e o Bombril, que possuem mais de 3 mil equipamentos conosco; eles fazem a gestão dos seus equipamentos e possuem regras de uso em suas operações, como bloqueios de apps indesejados, evitando distrações e o consumo de dados de maneira desnecessária.
Nosso sistema também fornece a geolocalização de cada usuário, o que possibilita rastrear a equipe em tempo real, facilita a resposta rápida a incidentes e otimiza o gerenciamento das operações; realiza atualizações e backups de maneira automatizada e fornece relatórios detalhados com analíse de dados, tudo isso com segurança de nível corporativo, usamos criptografia avançada e ferramentas de gestão remota, garantindo que dados sensíveis sejam protegidos e possam ser apagados à distância em caso de perda ou roubo.
Outras vantagens da ATM Outsourcing é que disponibilizamos planos que contemplam pacotes de dados e voz ilimitados, suporte técnico, manutenção e seguro inclusos. Se o aparelho for furtado ou roubado, oferecemos substituição rápida, garantindo que a operação continue sem interrupções.
Sabemos que estamos no caminho certo nesses últimos 17 anos porque nosso índice de renovação contratual, de fidelização, é alto, temos cliente que estão conosco há mais de 10 anos, sempre com feedbacks positivos.
Revista Segurança Eletrônica: Quais clientes vocês atendem na área de segurança?
Manoel Filho: As empresas Verzani & Sandrini, Grupo GR e o Grupo Albatroz estão com a gente. Somente a Albatroz tem mais de 600 dos nossos equipamentos. Um fato interessante, é que recentemente houve uma mudança na área de segurança patrimonial, voltada para bancos, que exige que eles tenham um smartphone com MDM e nós conseguimos atender essa exigência do cliente e realizamos a expansão.
Revista Segurança Eletrônica: Falando agora sobre a ATM EVs, por que vocês decidiram investir nesse segmento?
Manoel Filho: Eu sempre gostei muito de carro, fui um dos primeiros a ter um Tesla aqui no Brasil, já trouxe quatro carros elétricos para o país, e senti na pele a dificuldade em realizar o carregamento dos carros fora de casa, ter que ficar na mão por não ter pontos pelo caminho. Enxergando essa dor e entendendo o potencial de crescimento desse mercado, começamos a desenvolver produtos exclusivos para carregamento de veículos elétricos. Foi assim que nasceu a nossa tecnologia própria de carregadores gerenciados com bilhetagem para o mercado corporativo, no sistema White Label.
Revista Segurança Eletrônica: Vocês também fazem a instalação dos pontos de carregamento?
Manoel Filho: Sim, fazemos a instalação e o cliente escolhe pelo modelo de comodato ou compra. A empresa pode pagar um aluguel mensal para ter essa vaga no seu estabelecimento ou condomínio e ela gera receita através do carregamento de outros motoristas, que pagam e por tempo de uso ou por quilowatt/hora para carregar nessa vaga. Como mencionei anteriormente, já estamos com 120 pontos de carregamento dentro de condomínios e estabelecimentos comerciais.
A solução tem sido utilizada também por transportadoras que começaram a mudar a frota de veículos de combustão para elétricos. As empresas instalam os carregadores na casa dos funcionários para fazerem o carregamento e pagam pelo consumo de energia. Para conseguirmos viabilizar isso, nós desenvolvemos uma tecnologia que faz a leitura de energia, assim a transportadora consegue monitorar, fazer toda a gestão do consumo e ter a visão do quanto tem que reembolsar o funcionário.
Revista Segurança Eletrônica: Os integradores que atuam no mercado de segurança podem trabalhar com essa solução?
Manoel Filho: Com certeza, a maior parte dos nossos integradores parceiros são eletricistas ou do segmento de segurança e placa solar. Eles acabam sendo um canal de vendas de indicação muito forte para a ATM EVs.
Revista Segurança Eletrônica: Muito interessante ver todo esse crescimento do Grupo ATM. Gostaria de compartilhar com nossos leitores como começou a sua trajetória no empreendedorismo?
Manoel Filho: Eu comecei a minha carreira profissional entregando gás de cozinha, era um negócio da minha família e foi onde comecei a desenvolver minhas habilidades em vendas. Logo depois fui fazer faculdade de administração, casei, tive filhos e comecei a trabalhar na Antártica, onde fiquei por muitos anos. Quando ocorreu a fusão da Antártica com a Ambev (que ainda não tinha esse nome), continuei na companhia por um tempo e depois fui para a Vivo, e foi lá que comecei a ter a expertise na área de telecomunicações, atuando na área de Windows Mobile. Vendo toda a burocracia e a dor desse mercado, foi quando decidi empreender e fundar a ATM Outsourcing.
E um dos nossos diferenciais, é que desde que iniciamos a empresa colocamos Deus no centro de tudo, e ao longo dos anos passamos por uma estruturação de propósito, construimos a nossa missão, visão e valores novamente, tudo baseado em projetos mundiais com a proposta que estávamos buscando, e assim nasceu a Gestão com Amor, que é uma gestão baseada no cuidado, onde colocamos o Senhor como prioridade, não como uma teoria de prosperidade ou obrigação, mas como uma forma das pessoas se sentirem acolhidas e experimentarem o amor de Deus.
Como parte desse projeto, construímos na nossa sede em São José do Rio Preto, em São Paulo, uma capela que funciona 24h por dia e é aberta ao público. Nela realizamos missas mensais e é um amnbiente podem fazer suas preces, ter o seu momento de reflexão, tudo pensando nessa gestão de cuidado e amor.
Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar uma mensagem final?
Manoel Filho: Só gostaria de ressaltar que as solução da ATM Outsourcing são um ótimo caminho para quem precisa ter aparelhos mobiles para a sua operação com gerenciamento inteligente e de ponta. Oferecemos a modalidade de locação, porque é uma ótima alternativa para evitar grandes investimentos em aquisição de dispositivos e ao mesmo tempo ter produtos de ótima qualidade, com suporte, manutenção e um sistema robusto embarcado, podendo ser totalmente personalizável para as demandas específicas de cada operação. Para quem quiser conhecer mais, basta acessar: www.atmoutsourcing.com.br.
Notícias Relacionadas
Clube da Segurança proporciona uma imersão na cultura e experiência da Disney
Evento exclusivo contou com a palestra de um colaborador que atua há 7 anos na área de segurança de um…
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…