ACURA passa a fazer parte do portfólio da multinacional HID Global

CEO da ACURA explica o que muda nas operações da empresa brasileira e os planos para o futuro

Por Fernanda Ferreira

Fundada no final da década de 1990, a ACURA tornou-se rapidamente uma das principais fabricantes e revendedoras de produtos de hardware RFID no Brasil, focando principalmente em aplicações empresariais, industriais, logísticas, de transporte e varejo para clientes de grande porte.

Em 2022, buscando aumentar o seu portfólio de RFID, a HID Global – líder mundial em soluções de identidade confiáveis – adquiriu a fabricante brasileira, expandindo a presença e relevância da empresa na América Latina. Para saber mais sobre essa transação e o que muda para os parceiros e clientes, conversamos com Marcos Honda, fundador e CEO da ACURA.

Revista Segurança Eletrônica: Como você analisa o crescimento da tecnologia RFID no Brasil e na América Latina?

Marcos Honda: A adoção da RFID na América Latina tem avançado muito nos últimos anos. Antes restrita a alguns segmentos, como automação industrial, transporte público e gado – em pequena proporção –, hoje a tecnologia é uma realidade presente no dia a dia em praticamente todos os países da região, mas naturalmente em maior escala no Brasil, México, Chile, Argentina, Colômbia e Peru. Setores como varejo, petróleo e gás, mineração e siderurgia usam a RFID em larga escala, além dos setores acima mencionados. Há um destaque também para o aumento da demanda no setor de saúde, serviços em geral e sobretudo o agronegócio.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as razões pelas quais a HID Global decidiu incorporar empresas como Vizinex e ACURA ao seu portfólio?

Marcos Honda: Creio que foram razões distintas. Sobre a ACURA, hoje somos a maior fabricante de leitores e antenas RFID da América Latina e sua aquisição é fundamental para a liderança da HID Global no continente em um mercado com amplo potencial de crescimento. Além disso, a base de clientes da ACURA é inigualável, com milhares de empresas usuárias de seus produtos em todos os segmentos de mercado e com destaque no varejo, pedágio eletrônico, lavanderias industriais e agronegócio.

Sobre a Vizinex, a empresa norte-americana complementa o portifólio da HID em tags para uso em segmentos como médico e hospitalar, indústria em geral, controle de ativos, etc. Trata-se de uma empresa muito admirada e com capacidade fabril nos Estados Unidos, trazendo grande vantagem logística para atender clientes da região.

Revista Segurança Eletrônica: Como surgiu o convite da ACURA fazer parte da HID Global e como foi o processo de aquisição?

Marcos Honda: A ACURA, com mais de 20 anos de mercado e uma grande base de clientes, sempre foi alvo de investidores ao longo dos últimos anos, e a HID antecipou-se e ofereceu as melhores condições para o próximo estágio de crescimento da ACURA, no sentido de acelerar as vendas em outros países e o desenvolvimento de novos produtos de RFID. O processo de aquisição durou cerca de nove meses com a due diligence e a assinatura do contrato, sendo que o fato da HID ter uma equipe interna especializada em M&A contribuiu muito para que a operação tenha transcorrido da melhor maneira possível.

Revista Segurança Eletrônica: Agora que a ACURA faz parte da HID Global, o que muda em relação ao desenvolvimento de soluções, operacional e relacionamento com parceiros?

Marcos Honda: A ACURA é parte integral da HID Global, mas continuará operando como sempre tem operado, já que é uma empresa que já vinha em crescimento acelerado e isso precisa continuar. Ao mesmo tempo, tendo toda a estrutura de uma empresa com presença mundial e grandes recursos financeiros e de tecnologia, agora ampliamos nossa capacidade de atender projetos globais e sobretudo devemos acelerar o desenvolvimento de novos produtos. O relacionamento com nossa rede de integradores e revendedores continua igual e sempre foi um ponto forte da ACURA. Portanto, desse ponto de vista, “business as usual” com todos os nossos clientes, mas buscando ampliar o escopo com os produtos HID.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as soluções que compõe o portfólio da HID Global com a aquisição da ACURA?

Marcos Honda: No caso da ACURA, de cara, a HID Global assume a liderança imediata no mercado de RFID em geral em toda a América Latina, mas sobretudo em soluções de varejo, pedágio eletrônico e meios de pagamento móvel. As soluções propiciadas pela adoção da RFID são inúmeras e apenas para mencionar alguns, cobrem rastreabilidade automática, controle de ativos, identificação automática de veículos, indivíduos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, proteção de marcas, dentre várias outras.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as possibilidades de aplicação dessas soluções em projetos de segurança?

Marcos Honda: A ACURA tem grande tradição no segmento de segurança eletrônica e a RFID é a tecnologia mais usada no controle de acesso de pessoas e veículos. Fabricamos produtos para esse mercado há mais de 15 anos e continuaremos ainda mais relevantes com o suporte da HID.

Revista Segurança Eletrônica: O que podemos esperar de novidades e lançamentos para o futuro?

Marcos Honda: Uma nova linha de leitores RFID voltados para o segmento industrial, adequados, por exemplo, para uso em empilhadeiras e caminhões. Além disso, estamos trabalhando em novas antenas RFID para o mercado em geral e mais produtos voltados ao varejo.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar um recado final para os nossos leitores?

Marcos Honda: A América Latina acelerou a adoção da RFID nos últimos anos, sobretudo durante a pandemia, e a ACURA contribuiu muito para esse crescimento, com a mais completa linha de produtos e soluções de RFID do mercado mundial. Nossa presença na região, com fábricas, engenharia, suporte e assistência técnica, nos torna a escolha ideal para qualquer necessidade de revendedores e integradores de RFID. Grandes empresas, dos mais diversos segmentos, sabem que tem na HID Global/ACURA a garantia de qualidade e retorno rápido sobre o capital investido.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…

Destaque

WDC Networks anuncia novo posicionamento estratégico voltado para verticais de mercado

O novo modelo de operação visa otimizar o foco em resolver os problemas dos clientes integrando as diversas linhas de…