Inteligência Artificial na prevenção e combate à COVID-19

O Catuaí Shopping Londrina está utilizando inteligência artificial para garantir a segurança e bem-estar de seus clientes, funcionários e parceiros através dos controladores de acesso por leitura facial da Intelbras, indústria brasileira desenvolvedora de tecnologias. Os produtos foram colocados em todas as entradas do shopping para realizar o controle de acesso sem contato físico entre as pessoas e evitar aglomerações, como forma de prevenir o contágio do novo coronavírus.

A solução também mede a temperatura corporal e identifica se as pessoas estão utilizando a máscara da forma correta, além de gerar alertas automáticos se alguém estiver com febre, podendo acionar avisos na tela do operador ou mesmo sinal sonoro e visual no próprio equipamento, caso essa função seja habilitada. Os controladores de acesso da Intelbras, que são os mais rápidos do mercado brasileiro, realizam a leitura de rostos em até 0,2 segundo. Com isso, tornam a entrada de pessoas no shopping mais ágil e segura.  

“Os controladores de acesso estão em uso por aqui desde o segundo semestre de 2020; no início usávamos apenas para o controle de entrada dos nossos funcionários, mas pela praticidade e precisão, adquirimos outros, que agora estão sendo usados em cinco acessos do shopping”, afirma o superintendente do Catuaí Shopping, Diego Peralta.

“Devido à pandemia, os setores da economia brasileira, incluindo o varejo, tiveram que se adaptar rapidamente para continuar seus negócios. Dessa forma, desenvolvemos em um curto período de tempo produtos ideais para promover maior segurança e contribuir com a continuidade das atividades de empresas como o Catuaí”, comenta Paulo Daniel Correa, Diretor da unidade de Controle de Acesso da Intelbras.  

Monitoramento na prática

Descrição gerada automaticamenteAs imagens geradas pelos controladores de acesso são enviadas para a central de monitoramento do shopping, onde é feito o acompanhamento dos acessos em tempo real. Caso algum cliente esteja com febre ou usando a máscara de forma incorreta, por exemplo, é gerado um alarme pop-up na central e o funcionário pode acionar o segurança mais próximo para lidar com a situação de forma rápida, eficiente e discreta.

“Antes do uso das soluções, nós tínhamos um funcionário alocado em cada acesso para aferir a temperatura; com as soluções térmicas isso não é mais necessário, pois tudo é acompanhado a distância. Dessa forma conseguimos realocar aqueles colaboradores que ficavam nas entradas do shopping para realizar tarefas mais estratégicas, otimizando recursos e tornando o trabalho mais assertivo e seguro”, complementa Peralta.

As imagens estão sendo gerenciadas de forma unificada pelo Software Defense IA. A solução controla as permissões de acesso de usuários de forma simples e prepara relatórios de contagem de pessoas, mapa de calor, tempo médio em fila entre outros dados extremamente importantes para o departamento de segurança do shopping.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…