Com crescimento esperado de 30%, portaria remota deve alavancar segurança eletrônica em 2020
A portaria remota é uma solução feita sob medida para prédios residenciais e comerciais. Com a ajuda de uma central de monitoramento, ela permite o controle de acesso de moradores e visitantes à distância, e, assim, entrega mais segurança com menos gastos — um casamento perfeito. Há relatos de redução de custos de até 50% no valor da mensalidade do condomínio.
No Brasil, em torno de 300 mil condomínios já adotaram a tendência. Pode parecer muito, mas é importante reforçar que o número não representa nem 1% do total de prédios do País.
O potencial de crescimento, portanto, é enorme. Segundo estudo da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), a expectativa para 2020 é de alta de 30%. O mesmo estudo afirma ainda que, entre as empresas que proveem a solução, cerca de 10% trabalham exclusivamente com a instalação e o gerenciamento de portarias remotas.
Ainda assim, condôminos – com toda razão – temem que a tecnologia provoque a demissão de funcionários esforçados e queridos. Isso, porém, não ocorre necessariamente. De acordo com a Abese, um terço dessas empresas de segurança já realiza a requalificação profissional de porteiros. Eles passam, assim, a exercer outras funções no condomínio — ou mesmo fora dele.
“As portarias remotas têm gerado novas oportunidades de emprego e aprendizado aos profissionais dos condomínios”, afirmou Selma Migliori, presidente da associação. “Muitas empresas contratam porteiros para trabalharem em áreas como de atendimento, instalação, manutenção e operação. É comum, por exemplo, que eles passem a atuar em centrais de videomonitoramento”.
Soluções para todos os gastos e gostos
A portaria remota, e suas mais recentes novidades e inovações, será um dos destaques da Exposec, a maior feira de segurança da América Latina. Várias das 800 marcas expositores que já confirmaram presença deverão exibir soluções que não só se encaixam no conceito como o atualizam.
Afinal de contas, das cinco tendências de segurança eletrônica mencionadas pela Abese em relatório, quatro complementam ou compõem a portaria remota – a quinta tendência é a própria portaria. Há referências à fechadura digital, cerca virtual, tecnologia IP e sistema inteligente de reconhecimento de placas.
A ELSYS, uma das confirmadas, mostrará o Videoporteiro Wi-Fi. Ideal para uso residencial e em estabelecimentos comerciais, o dispositivo tem alerta de movimento e visão noturna com detector de calor. O destaque desse produto é a função visitante, com QR Code temporário, que permite a gestão do controle de acessos.
“O cliente tem ainda a possibilidade de controlar os acessos a sua residência à distância, por meio do smartphone, o que agrega ao conceito de casa conectada” comentou Claudio Blatt, diretor comercial da empresa.
Já a Nice Brasil colocará em evidência o sistema Nice Guarita. Ele tem como diferencial a modularidade, ou seja, pode ser utilizado tanto em pequenos empreendimentos como em grandes projetos. Conta com recursos para controle de acesso de veículos e pedestres, que funcionam mesmo em caso de queda da comunicação com a central. A nova geração do sistema, além dessas características, traz uma interface mais intuitiva, controlada através de tela LCD sensível ao toque.
A tecnologia da Came do Brasil, por sua vez, chamada de Came Connect, integra o proprietário, via aplicativo de celular, com o produto de segurança de sua empresa, condomínio ou casa. A flexibilidade da solução é um dos seus pontos fortes, pois pode ser adotada em cancelas, catracas, portões eletrônicos ou interfones, e serve tanto ao monitoramento como ao acompanhamento online.
Por fim, a MinhaPortaria.com apresentará nova versão do kit Plug and Play. Com ele, é possível agilizar o processo de instalação da portaria remota e customizá-la de acordo com as necessidades do estabelecimento, melhorando a eficiência e minimizando custos. “A Exposec tem grande importância no setor de segurança eletrônica. Por isso, é o melhor ambiente para demonstrarmos nosso crescimento, evolução e metodologia de atendimento” disse Walter Uvo, especialista em tecnologia da empresa.
A Exposec – Feira Internacional de Segurança 2020 acontece entre os dias 14 e 16 de abril de 2020 no São Paulo Expo, em São Paulo. Em sua 23ª edição, a feira chega focada em otimizar a experiência de seus 800 expositores e 45 mil visitantes, com novas ferramentas disponíveis para conectá-los face a face, fortalecer suas redes e ampliar suas experiências em últimas tendências nos segmentos de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.
Notícias Relacionadas
Os custos crescentes das violações de dados e o papel da IA na mitigação de riscos
Por Marcos Tabajara, country manager da Appgate no Brasil À medida que o cenário da segurança cibernética continua a evoluir,…
Sudeste concentra 85% dos roubos de carga no Brasil no 1º semestre
O Sudeste foi o local de 85% dos roubos de carga no Brasil no 1º semestre deste ano, mostra uma…
Solução de segurança da VIVOTEK ajudou concessionária a reduzir 90% dos falsos alarmes
A American Veterans Security (AVS), empresa especializada em monitoramento de segurança, tem a missão de oferecer soluções de segurança confiáveis,…