Definindo uma solução de CFTV!
Indústria
A indústria vem se modernizando ao longo dos anos e hoje tem alcançado altos níveis de inovação, mas ainda com as facilidades tecnológicas, faz-se necessário o investimento em segurança tanto dos colaboradores quanto dos meios produtivos do parque fabril. É importante lembrar que a indústria geralmente conta com altos índices de interferências eletromagnéticas geradas pelo maquinário de produção, por isso precisamos construir uma solução de CFTV que tenha blindagem contra este problema.
Para isso, precisamos utilizar cabos blindados, com condutor 100% cobre e fazendo os devidos aterramentos. Estes cabos especialmente apresentam diferentes níveis de blindagem. Temos o FTP (Foiled Twisted Pair)que conta com um revestimento simples geralmente feito de liga de alumínio, o STP (Shielded Twisted Pair) que além deste revestimento geral conta com uma blindagem individual em cada par do cabo, por fim o SFTP (Screened Foiled Twisted Pair) que além de ter estes dois níveis de blindagem anteriores, conta com uma malha a mais para melhorar a resistência do cabo.
Contamos também com a solução de fibra óptica que atualmente concede o melhor aproveitamento de transmissão de dados sem sofrer perdas por interferências. Não podemos deixar de mencionar que, no uso da fibra, geralmente se faz necessário a aquisição de transceivers ópticos para conectividade nos switches ou conversores de mídia para conexão direta ao dispositivo da ponta.
Comércio
Nas aplicações de CFTV para o comércio é importante entender que o CFTV não existe somente para ser uma solução de segurança eletrônica mas também pode ser usado como ferramenta de marketing. Exatamente! Hoje existem recursos que permitem ao CFTV entregar ao gestor do negócio vários indicativos sobre seu público.
Temos o analítico de vídeo chamado mapa de calor que, monitora dentro de um estabelecimento comercial quais os espaços que existem mais fluxo de pessoas e com isso é possível reposicionar produtos em prateleiras para impulsionar as vendas. Existe também o contador de pessoas que possibilita sabermos quantas pessoas entram diariamente no estabelecimento e com isso mensurar o tamanho do seu público e comparar de repente com seu número de vendas, ticket médio e etc.
Por fim, como no comércio infelizmente o índice de furtos e assaltos é grande, é de extrema relevância que se invista em uma boa solução de nobreak, especialmente nobreaks inteligentes para garantir que em um corte de luz (criminoso ou não) a solução de vídeo-monitoramento continue em pleno funcionamento.
Residência
Apesar de geralmente acharmos que para residência não há segredo em solução de CFTV existem sim algumas observações a serem feitas.
Primeiramente quando estamos lidando com câmeras fixadas em muros para vigilância de portões de garagem e afins, é indispensável conhecer qual o índice de proteção destes equipamentos para que eles não te deixem na mão por conta de chuva ou intempéries.
Ainda em residência, podemos hoje monitorar o interior da nossa casa sem que seja necessário transformar o aspecto visual do nosso lar em um escritório. A Intelbras, por exemplo, fornece uma linha completa de CFTV para ambientes residenciais deixando inclusive com um tom de decoração de muito bom gosto!
Espaços Públicos
Olho vivo! Geralmente é nesta expressão que pensamos quando falamos de vídeo-monitoramento público. Apesar de ser a aplicação mais difundida ,não é a única. Hoje temos vários recursos para trazer inteligência nas investigações não só de crimes por vandalismo bem como trânsito, veículos roubados e afins. Tudo com uma grande base de dados que pode inclusive ser compartilhada entre municípios, estados e até países.
Além disso com a eclosão da ideia de cidades inteligentes (conectadas geralmente em parceria com provedores de internet e afins) nunca foi tão necessário apostar em monitoramento. Uma característica interessante deste tipo de cenário é a existência de determinados ambientes que não podem ter imagens expostas como áreas de piscinas, janelas de vestiários e etc. Para isso contamos com uma solução de mascaramento que coloca uma tarja preta na cena para que aquele ponto em específico não seja identificado na gravação ou se for o caso, o desfoque de imagem, dispensando o aspecto grosseiro das tarjas.
Soluções Unificadas
Este conceito de segurança eletrônica apresenta a possibilidade de integrarmos nossa solução de CFTV a outros recursos como centrais de alarmes, controles de acesso, cancelas e até mesmo intercomunicação.
Imagine que, numa tentativa de roubo a determinado estabelecimento, a central de alarme dispare a zona invadida que aciona a câmera mais próxima do local que lhe envia uma notificação de sinistro no seu celular e ao mesmo tempo encaminha vídeos ou fotos em tempo real no seu e-mail? Pois bem, isso já é perfeitamente possível e pode ser aplicado em qualquer cenário.
A segurança eletrônica deixou de ser privilégio de poucos para se tornar necessidade de muitos. Independente se estamos falando de residência, espaços públicos ou estabelecimentos privados, precisamos saber quais benefícios levar em conta na definição de uma solução de CFTV.
Notícias Relacionadas
Revista Segurança Eletrônica: Outubro de 2024
Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de setembro de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1-RgjE2zqeaDWpTYrKR45UeU2Pys11M-l
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…