Volvo quer instalar câmeras em seus carros para proteger motoristas bêbados

A Volvo quer habilitar carros para que eles consigam controlar a direção do veículo se o motorista estiver bêbado ou distraído. O primeiro passo da fabricante seria instalar câmeras capazes de monitorar o comportamento da pessoa dentro do carro.

As câmeras automotivas da Volvo poderiam observar o movimento dos olhos da pessoa ao volante, o que determinaria se um motorista está distraído ou bebâdo. A tecnologia também percebe quando o motorista fica muito tempo sem olhar para a estrada ou não consegue manter as mãos no volante.

Nestes casos, um representante de plantão da Volvo entraria em contato para fazer o check-in. Se o motorista não responder, o carro vai desacelerar sozinho e estacionar em uma área segura. A Volvo prevê que o sistema será lançado em todos os seus carros a partir de 2020.

A tecnologia foi divulgada após a Volvo anunciar que passará a limitar a velocidade máxima de seus veículos para até 180 km/h. As novas políticas da empresa fazem parte da meta de reduzir para zero as mortes e ferimentos graves envolvendo carros da Volvo até o ano que vem.

O uso de câmeras dentro de carros para monitorar motoristas não é novidade. A fabricante Cadillac instalou a tecnologia em seus carros para alimentar seu sistema de assistência, o Super Cruise. A câmera rastreia os movimentos dos olhos do motorista, permitindo uma experiência de condução “viva-voz”. Se a atenção do motorista vagar, o Super Cruise usa uma série de alertas sonoros e vibratórios para garantir que o motorista mantenha os olhos na estrada.

No Brasil, a 99 começou a testar em setembro do ano passado a instalação de câmeras de monitoramento dentro dos carros de seus motoristas. A proposta é dar aos passageiros uma maior sensação de segurança. Os veículos com a tecnologia estão identificados para que os usuários saibam que estão sendo filmados.

A cidade de São Paulo foi a primeira a receber os novos dispositivos de monitoramento. Na época, a empresa declarou que outras cidades brasileiras receberiam as câmeras ao longo dos próximos meses.

“Com as câmeras, a Volvo pretende coletar dados apenas na ambição de tornar seus carros mais seguros, e apenas os dados necessários para o sistema”, disse um porta-voz da Volvo em um e-mail para o The Verge. “Nenhum dado será coletado sem o consentimento do usuário. A configuração técnica exata ainda está por ser determinada”.

A tecnologia ainda deve levantar um debate sobre a privacidade dos motoristas, e a Volvo sabe disso. Quando anunciou a pretensão de instalar câmeras em seus veículos, a fabricante compartilhou uma série de críticas que recebeu em 1959, quando decidiu colocar cintos de segurança nos carros.

Fonte: Canaltech

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…