Inovações tecnológicas no monitoramento florestal de alta precisão

É evidente que as tecnologias de produção, manejo e planejamento florestal, já fazem parte do dia a dia dos gestores florestais. Os processos produtivos atuais e sua operacionalização são realizados de maneira demasiado diferentes quando comparadas às práticas de algumas décadas atrás.

O avanço do setor florestal deve-se, além das investigações científicas, a chegada das tecnologias ao segmento, dentre elas incluem-se os diversos tipos de sensores, imagens aéreas (drones), GPS e a utilização de máquinas potentes com sistemas integrados e, além disso a maior participação dos sistemas de inteligência computacional de alta precisão.

Aumento de produção e redução de custos

Todos estes avanços estão relacionados à Silvicultura e Manejo Florestal de Precisão, que permitem proteção, aumento de produção, redução de custos, elevação dos lucros e eficiência, além de garantirem maior segurança nas operações.

Para os próximos anos, o aumento da produção ocorrerá diretamente em conjunto com a preocupação com o meio ambiente, sendo o setor essencial para equilibrar o atendimento às demandas da população com capacidade de regeneração dos recursos do planeta. A expectativa é que a utilização das tecnologias mais avançadas de produção permita aproveitar o máximo possível da floresta, possibilitando sempre novos usos, frente as demandas atuais.

Alguns dos benefícios que as tecnologias florestais podem proporcionar aos produtores e gestores florestais, direta ou indiretamente, são:

Aumento da produção por ganho de produtividade

Redução dos riscos de incêndios (torres de monitoramento automatizadas)

Diminuição dos impactos ambientais nos ecossistemas

Aumento da segurança dos funcionários e dos processos através de tecnologias altamente confiáveis que reduzem a probabilidade falhas e erros

Aumento da eficiência sem a necessidade de maiores gastos para mantê-la

Câmeras que monitoram e protegem florestas

A empresa brasileira COALTECH Engenharia, desenvolveu o SYSFOREST, um sistema de monitoramento florestal de alta precisão, capaz de economizar em custos e reduzir esforços na propriedade florestal, proporcionando a não necessidade de pessoas em zonas de monitoramento, sobretudo de modo a reduzir riscos relacionados à segurança no trabalho.

 

Trata-se de um sistema de vídeo e transmissão de imagens e dados de alta tecnologia. A aplicação ainda é capaz de realizar o monitoramento florestal de uma extensa área. Isso tudo de maneira prática e extremamente segura.

Vantagens do SYSFOREST

Sistema baseado em modelos Europeu e da África do Sul, a COALTECH Engenharia consegue manter a qualidade de monitoramento com operação durante 24 horas por dia. Salas são montadas exclusivamente para acompanhamento diário por técnicos da propriedade.

Sala automatizada de monitoramento florestal do sistema SYSFOREST

Câmeras são instaladas em torres de comando a aproximadamente 45 metros de altura e distribuídas em pontos estratégicos dentro da floresta as mesmas são alimentadas utilizando painéis fotovoltaicos, possibilitando o controle remotamente através da comunicação via rádio diretamente da central de monitoramento. O alcance dessas câmeras pode chegar a 40 km, o que destaca o sistema.

Ao mesmo tempo, também é mantida comunicação com a base. Trata-se de uma estação de controle para o monitoramento florestal. Ao contrário dos modelos mais tradicionais, a eficácia é bem maior.
Vantagens técnicas, ambientais e econômicas do sistema SYSFOREST:

 Supervisão e inspeção de florestas plantadas e nativas 24 horas por dia

• Proteção de patrimônio florestal

• Economia e contenção de despesas com vigilantes e outros guardas constantes

• Estação de controle para o monitoramento florestal

• Possibilidade de redução de custos operacionais, que podem ser revertidos para outros investimentos

• Instalação de câmeras em torres de comando

• Comunicação contínua com a estação de monitoramento florestal

• Controle remoto em tempo real de cada uma das câmeras instaladas

• Inovador e instantâneo para um controle mais eficaz do patrimônio florestal ou agrícola

• Aplicação funciona com placas solares para caso de queda de energia

• Software totalmente brasileiro, desenvolvido pela COALTECH

• Projetos personalizados de acordo com a demanda de cada local e cliente

• Assistência técnica constante para o monitoramento florestal

• Dados criptografados e sigilosos, sem sobrecarga da rede de Internet

Fonte: Central Florestal

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…