Youtuber cria dispositivo com Inteligência Artificial capaz de identificar e elogiar cachorros

Desde o começo de 2020 nós estamos enfrentando uma pandemia global e passar pela quarentena tem sido um dos principais desafios. Para conseguir manter o equilíbrio, algumas pessoas começaram a cozinhar e outras aprenderam novos instrumentos, mas o YouTuber Ryder Damen, do canal do YouTube “Ryder Calm Down”, foi além e usou o aprendizado de máquina para criar um computador que identifica e elogia cachorros que estão passando na rua com seus donos.

Ryder conectou o seu computador a um módulo de câmera habilitado para IA e carregou um popular algoritmo de detecção de objetos para reconhecer quando um cachorro aparece. Assim, quando a câmera identifica o animal, uma voz automatizada fala: “Há um cachorro lá fora!”, por meio de um alto-falante.

O programa também pode ser invertido, para que os transeuntes que passem com seus cães possam ouvir a voz automática de Ryder falar: “Gosto do seu cachorro!”.

“Quarentena não é ótimo, mas olhar para cães me faz sentir melhor”, disse Ryder Damen. Ele começa seu último vídeo explicando que olhar para cães e gatos aumenta a quantidade de serotonina e dopamina em seu cérebro. “Construí uma máquina que olha pela janela e me avisa se algum cachorro estiver passando, para que eu possa dar uma olhada e me sentir melhor”, explicou.

O YouTuber relevou que a verdadeira inspiração para o dispositivo foi sua amiga Heather, que uma vez escalou uma cerca de quase dois metros para acariciar um cachorro.

Ele construiu seu detector de cachorro usando Raspberry Pi, um computador simples de placa única popular entre os aficionados, emparelhado com um módulo de câmera habilitado para IA usando o modelo de detecção de objetos YOLO, treinado para reconhecer dezenas de objetos, incluindo pessoas, carros, guarda-chuvas, cadeiras – e, sim, cachorros. Inserindo algum código personalizado e anexando um alto-falante, Ryder apontou a engenhoca para a rua e apenas esperou.

No vídeo abaixou você pode ver a tecnologia em ação:

“O experimento fez com que eu me sentisse melhor, mas não tenho certeza se foram os cães ou construir algo que realmente funciona”, declarou Ryder.

A criação de Ryder é apenas uma amostra de como a inteligência artificial pode ser utilizada. No mundo da segurança, a tecnologia pode identificar comportamentos de risco e emitir alertas sonoros e/ou visuais a partir de uma automação.

Ao aplicar IA em vídeos de monitoramento inteligente, por exemplo, é possível detectar qualquer ação dentro ou fora de algo já estabelecido, como invasão de perímetro, aglomeração de pessoas e a entrada de pessoas ou veículos não autorizados.

Na segurança pública, por exemplo, um procurado pela polícia pode andar disfarçado pelas ruas e não ser reconhecido pela patrulha da região, mas ao entrar em uma estação de ônibus que tenha câmeras com algoritmos de inteligência artificial, por exemplo, terá o rosto identificado em poucos segundos em meio a milhares de faces cadastradas no banco de dados de procurados do governo; a polícia é imediatamente avisada e viaturas são envidas ao local.

Muitas são as possíveis aplicações da inteligência artificial. Uma máquina baseada em machine learning pode executar desde a identificação de um simples objeto até o reconhecimento de uma ocorrência criminal com acionamento da polícia, tudo sem intervenção humana direta.

Quer saber mais sobre como serviços de monitoramento inteligente podem adicionar IA na sua residência, condomínio ou empresa? Converse com a C4i Inteligência em Segurança: www.c4i.com.br

Notícias Relacionadas

Destaque

LGPD precisa ser considerada pelas empresas em seus sistemas de segurança física e cibernética

Com a pandemia e intensificação da crise econômica, muitas rotinas mudaram no dia a dia de empresas e pessoas físicas….

Artigos

Terceirização da segurança privada: riscos e vulnerabilidades

Por Anderson Hoelbriegel A terceirização nada mais é do que a concessão de processos empresariais que não fazem parte da…

Destaque

Ministério do Interior da França escolheu a Motorola Solutions para modernizar a vigilância da linha de frente com 30 mil câmeras corporais

A Motorola Solutions anunciou que o Ministério do Interior da França utilizará 30 mil câmeras corporais  VB400 da Motorola Solutions…