YDUQS implanta solução para unificar o controle de acesso de suas universidades

Solução da HID Global se integra com o sistema de controle de acesso existente e possibilita que professores e funcionários acessem os campi por meio de seus dispositivos móveis

O Grupo YDUQS é uma das maiores organizações de ensino superior do Brasil, dispõe de operações em mais de 700 cidades brasileiras e atende a mais de 700 mil alunos. Entre suas universidades no Brasil, duas estão situadas no Nordeste e uma no Centro Oeste: UniFanor | Wyden em Fortaleza (dois campi: Dunas e Bezerra de Menezes), Universidade ÁREA1 em Salvador e Ibmec em Brasília.

O sistema de controle de acesso físico nos quatro campi era difícil de administrar e não se integrava ou se comunicava com os sistemas e bancos de dados nas demais universidades do grupo. Isso limitava sua capacidade de gerenciamento da segurança nas edificações, assim como o acesso dos alunos, professores e colaboradores.

Esses desafios tornavam impossível identificar quem entrava e saía das edificações. Como consequência, o sistema de segurança precedente era ineficaz na prevenção dos frequentes furtos de computadores e equipamentos de laboratório, efetuados por pessoas não autorizadas para acessar ou permanecer nos campi ou em áreas específicas das universidades.

“Necessitávamos de um sistema de segurança para dispor do controle sobre quem entrava em nossos campi, assim como a habilidade de identificar com precisão, a qualquer momento, quem eram essas pessoas e onde estavam”, disse Erick Morais Dantas, Gerente de Operações do Centro Universitário UniFanor | Wyden.

A Holding do Grupo YDUQS propiciou o estabelecimento de uma parceria entre a HID Global e o integrador Imagem Segurança para o desenvolvimento de um sistema de controle de acesso unificado e simplificado que se integrou à infraestrutura existente nas universidades, reforçou a segurança em geral e proporcionou aos alunos, professores e colaboradores uma forma conveniente de acessar às edificações dos campi.

O software iControl Smart da Imagem Segurança foi definido como base para o novo sistema de controle de acesso, unificando os diversos bancos de dados em todas as universidades.

O Grupo YDUQS optou pela instalação de leitoras HID Global nas portas e catracas de três universidades. O HID Mobile Access, com tecnologia de credencial Seos, foi selecionado para emitir mais de 200 identidades móveis para professores e colaboradores, habilitando-os para acessar as edificações e estacionamentos dos campi universitários, utilizando seus smartphones sob os sistemas iOS ou Android. As identidades móveis da HID são emitidas, sem fios, pelo ar, diretamente à um aplicativo no smartphone dos usuários e se integram perfeitamente à plataforma iControlSmart. Além disso, a plataforma iControl foi utilizada para emitir 34 mil cartões inteligentes de alta frequência para os alunos.

O novo sistema de controle de acesso está totalmente implantado nos campi do Grupo YDUQS, onde os administradores emitem e gerenciam as credenciais dos alunos e colaboradores a partir de uma plataforma centralizada. O sistema gerencia 40 mil transações de acesso por dia, proporcionando acesso eficiente às salas de aula e instalações do campus, reduzindo significativamente os períodos de inatividade operacional.

“Já se foram os tempos das reclamações sobre anomalias no funcionamento do sistema ou das catracas. Graças ao nosso novo sistema de controle de acesso, alunos e colaboradores não precisam mais aguardar por longos períodos para conseguirem entrar na edificação, em virtude das limitações de um sistema desatualizado. Além disso, a nova solução de controle de acesso ao campus é de fácil gerenciamento para nossa equipe”, declarou Dantas.

Em uma das universidades observou-se também uma economia significativa no custo mensal, resultante da implementação das leitoras HID.

O novo sistema possibilita que o Grupo YDUQS gerencie localmente o banco de dados de alunos e professores em todos os campi da UniFanor | Wyden, Universidade ÁREA1 e Universidade Ibmec. Além disso, a nova solução de controle de acesso possibilitará que os administradores integrem mais campi YDUQS em todo o país sem necessidade de duplicação dos registros, o que não era possível com o precedente sistema.

Devido ao grande sucesso do projeto, a Holding do Grupo YDUQS está evoluindo com a implantação do novo sistema de controle de acesso em 20 campi adicionais, além de outras localizações distintas, com o objetivo de concluir as implantações até o final de 2021.

“No mundo atual, onde a mobilidade é uma questão prioritária, as universidades requerem uma solução flexível e de fácil utilização, com benefícios que vão além do acesso individual por uma porta”, falou Harm Radstaak, Vice-Presidente Sênior e Diretor das Soluções de Controle de Acesso Físico da HID Global. “A solução de Acesso Móvel da HID não disponibiliza apenas a conveniência nas mãos do corpo docente e das equipes dos campi do Grupo YDUQS, mas também possibilita recursos escalonáveis aos administradores da universidade, para que consigam atender às suas demandas em constante evolução”.

Notícias Relacionadas

Destaque

Grupo ASSA ABLOY Brasil reposiciona Vault para ASSA ABLOY Controle de Acesso

A mudança mira no fortalecimento da operação A Vault, empresa de tecnologia que atua há mais de vinte anos desenvolvendo barreiras…

Destaque

Volta às aulas: como a tecnologia pode minimizar os riscos de transmissão da covid-19 com o retorno das atividades presenciais

Com o aumento do número de vacinados contra a covid-19 no Brasil, volta a discussão sobre o retorno das aulas…

Destaque

Intelbras é ganhadora do Prêmio Lide SC 2021

Empresa recebeu o reconhecimento na categoria Tecnologia e Inovação A Intelbras foi a ganhadora do Prêmio Líderes de Santa Catarina 2021 na categoria Líder…