Diante da demanda cada vez maior por processamento de dados por inteligência artificial, uso de nuvem e computação de borda, entre outras aplicações, a WDC Networks – empresa de TI e Telecom que importa, fabrica e distribui soluções no Brasil e na Colômbia – e a Huawei – apostam no segmento de Datacenter para 2025, com a oferta de uma solução completa no modelo turnkey, por meio do TaaS- Tecnologia as a Service.
Tendência: novos datacenters e retrofits
Em todo o planeta cresce o uso das tecnologias dependentes de dados, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing e streaming. Apenas o mercado de usuários finais de nuvem pública possui um gasto estimado de US$ 723,4 bilhões em 2025, segundo a consultoria Gartner. Tudo isso aumenta a pressão sobre o cenário de processamento de dados e torna o momento mais que oportuno para investir na expansão e retrofit (modernização) de datacenters.
“Este é o momento ideal para o ISP trabalhar melhor sua base B2B, as empresas têm demandado cada vez mais por capacidade de processamento e infraestrutura, principalmente com uma baixa latência para algumas aplicações, o ISP tem o cenário perfeito com a fibra chegando até o cliente e também por estar posicionado na maioria das vezes muito próximo do cliente”, diz Paul Raad, diretor de produtos da WDC, que completa afirmando que o ano de 2025 já começou promissor, com dois novos datacenters em implantação e ambos já têm empresas aguardando para começar a usar a infraestrutura desses ISPs”, comemora.
Como distribuidor oficial de Huawei Digital Power Data Center no Brasil e seu posicionamento enquanto distribuidor de valor agregado, com soluções completas de ponta a ponta, a WDC Networks oferta em seu portfólio todos os subsistemas que compõem a infraestrutura necessária para o funcionamento correto do datacenter, incluindo alimentação e backup de energia, sistema de monitoramento, gestão de todos os equipamentos de facilites, controle de acesso, refrigeração, entre outros. Além disso a WDC apoia o ISP desde o desenho da melhor solução até de fato a instalação do datacenter. “Estamos desenhando e entregando a solução completa ao ISP, contamos um time de engenharia que apoia no dimensionamento correto, com tecnologia de ponta da Huawei e cuidamos de toda parte de instalação e serviços dentro de casa para entregar o turnkey ao ISP. Além disso, temos nosso NOC em funcionamento e iremos entregar ao ISP o monitoramento do datacenter 24×7, isso tranquiliza o ISP e da a ele uma ferramenta importante para conversar com seu cliente”, destaca Paul Raad.