Você sabe o tempo ideal para deixar imagens de videomonitoramento armazenadas?

É uma pergunta muito comum: por quanto tempo as imagens do circuito de videomonitoramento (CFTV) devem ficar armazenadas? Não existe uma resposta definitiva. Muitos especialistas da área de segurança eletrônica podem dizer, apenas, que… depende.

O primeiro detalhe a ser considerado é a forma de armazenamento, se essas imagens vão ficar em um disco rígido (HD) ou em nuvem (externo); depois, entender o tamanho desse espaço, se é grande ou limitado; e, por fim, determinar a qualidade de gravação, porque quanto mais ricos os detalhes das imagens, mais espaço deve ser ocupado.

Aí sim dá para começar a pensar no tempo de armazenamento. No vídeo abaixo, o gerente do setor de projetos da Seventh, Ricardo Reibnitz Jr., traz alguns pontos de vista a respeito do assunto e fala sobre a Calculadora de Projetos da Seventh, ferramenta que pode dar um auxílio a quem tem esse tipo de dúvida. 

Depois de conferir o vídeo, saiba como utilizar a calculadora. A ferramenta é simples e, além disso, deixamos alguns exemplos para facilitar o entendimento.

Calculadora de Projetos

Suponhamos que você tenha um armazenamento de 500 Gb para deixar as imagens de videomonitoramento salvas. Com esse espaço, os vídeos gravados pelas câmeras podem ficar por quanto tempo no sistema?

Outra possibilidade: você definiu que as imagens do circuito de videomonitoramento devem ser mantidas por sete dias. Quanto de armazenamento é necessário? As respostas podem ser encontradas na Calculadora de Projetos da Seventh.

Com a ferramenta, é possível fazer uma estimativa da quantidade de espaço necessária para manter imagens armazenadas de acordo com o tempo que o usuário ou operador achar necessário. Lembrando que a qualidade de gravação tem grande influência.

Na calculadora há três linhas: modelo e quantidade de dispositivos, qualidade da imagem e a configuração de tempo de gravação (horas e dias). Depois de tudo preenchido, a solução traz o tamanho de armazenamento necessário. Veja abaixo:

Neste exemplo, a calculadora mostrou que um ambiente com três câmeras da Hikvision (DS-2CD1001-I), com qualidade mínima de imagem e gravação ininterrupta, precisa de, pelo menos, 10 Gb de espaço para manter as imagens salvas por 7 dias.

Neste outro exemplo, as configurações foram refinadas. O modelo de câmera é o mesmo, mas a qualidade de imagem foi configurada para alta (30 FPS e resolução Full HD). A exigência de espaço é de quase 60 vezes maior: 578 Gb para manter as imagens no sistema por 7 dias.

Lembrando que a ferramenta faz um cálculo aproximado para guiar o usuário do sistema de videomonitoramento. A quantidade exata de armazenamento necessária pode variar de acordo com os modelos de dispositivos e da qualidade configurada.

Notícias Relacionadas

Cases

VIVOTEK implanta solução aprimorada de vigilância para uma cervejaria japonesa centenária

Uma conhecida cervejaria japonesa centenária, reverenciada localmente por seu saquê, shochu, vinho de ameixa, cerveja e aromatizantes, opera cinco cervejarias…

Cibersegurança

Cibersegurança e o fator humano: muito além da tecnologia

Por Andréa Thomé e Leylah Macluf Quase todas as empresas médias e grandes já sofreram um ataque cibernético. As que…

Destaque

Aeroportos tendem a ter processos mais inteligentes e focados em oferecer melhores experiencias aos clientes

Com este objetivo, as empresas devem ampliar sua digitalização e adotar soluções de segurança e inteligência cada vez mais integradas…