Visa atinge marco importante na luta contra a fraude: 1 bilhão de dólares salvo em apenas um ano

Com esse marco significativo, a nova prática de Interrupção de Fraude da Visa está revolucionando a batalha contra os golpistas


A Visa, líder global em pagamentos digitais, anunciou uma conquista notável em sua atual batalha contra a fraude. A prática de Interrupção de Fraude da Visa identificou com sucesso mais de 1 bilhão de dólares em tentativas de fraude desde seu início há apenas um ano, demonstrando o inabalável compromisso da Visa em reforçar a proteção e a segurança do consumidor nesse sistema de fraude em rápida evolução.

Com base nesses resultados, a Visa também trabalhou ativamente em colaboração com clientes e autoridades policiais para desmantelar mais de 25.000 comerciantes fraudulentos em todo o mundo, como parte de seus esforços abrangentes para proteger os consumidores e os pagamentos.

“Testemunhamos a evolução quase diária do cenário de ameaças nos pagamentos, com golpistas explorando indivíduos em grande escala, e por isso alcançar esse marco é um avanço significativo, mas é apenas o começo”, disse Oscar Marquez, Diretor de Risco, Visa América Latina e Caribe. “Esses resultados nos incentivam a continuar lutando sem parar — 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano — para deter os golpistas com antecedência, enquanto investimos em tecnologias avançadas e especialistas de classe mundial para tornar nossa rede mais segura e protegida para todos”.

Reforçar o programa de risco da visa para uma defesa completa contra golpes

Além desse marco, a Visa fortaleceu um de seus principais programas de proteção do sistema – o Programa de Risco à Integridade da Visa – para apoiar ainda mais seus bancos clientes em sua detecção de práticas enganosas de comerciantes. O combate a golpes requer colaboração em todo o ecossistema e uma abordagem 360º que coloque igual ênfase na prevenção e na mitigação, se não mais na prevenção.

O cenário de ameaça

Com o passar dos dias, os golpistas estão cada vez mais sofisticados e com maior alcance devido à proliferação de IA. A Interrupção da Fraude da Visa está avançando com o uso da IA – juntamente com uma profunda experiência humana – para identificar golpes complexos e maliciosos e impedi-los antes que afetem possíveis vítimas.

Aqui estão dois exemplos recentes de golpes particularmente prejudiciais enfrentados pelos consumidores, e que trabalhamos junto a nossos parceiros e autoridades policiais para deter:

1. Golpes de Viagem: a Visa observou um aumento no número de fraudadores criando imitações convincentes de sites de companhias aéreas e agências de viagem. Em seguida, usando uma combinação de smishing, phishing e malvertising, os criminosos enviavam “avisos de cancelamento” de voo ou hotel e coletavam detalhes de pagamento e informações pessoais nos sites falsos.

2. O Novo Golpe Empresarial: Nesse golpe, que visava futuros donos de pequenas empresas, os golpistas prometiam serviços comerciais abrangentes por tarifas relativamente modestas, então pressionavam as vítimas a abrir novas contas de crédito ou usavam informações pessoais roubadas para abrir contas antes de desaparecer totalmente.

Os golpes estão crescendo em frequência, impacto financeiro e sofisticação, com os golpes baseados em IA representando novas ameaças significativas. Na Visa, continuamos um passo à frente, trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros e clientes para identificar e derrotar eficazmente até mesmo os fraudadores mais desonestos, a fim de proteger os consumidores e o sistema financeiro global.

    Notícias Relacionadas